Logo
Imprimir esta página

Dois negócios sociais de São Paulo voltados para a longevidade são selecionados para programa de aceleração da Neo Química

ISGAME e Mais Vívida estão entre os seis projetos participantes da Neo Acelera este ano

Dois projetos de São Paulo voltados para a longevidade foram selecionados pela Neo Acelera, aceleradora de impacto social da Neo Química: ISGAME e Mais Vívida Ao todo, seis negócios sociais, entre 441 inscritos, participarão da Neo Acelera. O programa, em sua segunda edição, tem a Longevidade Ativa como tema deste ano.

A segunda edição da iniciativa de aceleração reforça o posicionamento da marca - A saúde de todos é a nossa vocação - e o propósito de ajudar a garantir o direito à saúde de todo brasileiro, por meio da promoção de relações potentes que auxiliem, acelerem e potencializem a saúde no Brasil. O programa é realizado em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation, com apoio da Pipe.Social e da consultoria Hype60+.

Os empreendedores passarão por um programa de três meses de aceleração, com treinamentos imersivos e mentorias online, envolvendo especialistas do mercado e a equipe da Yunus Negócios Sociais. Toda a jornada da aceleração foi adaptada para a realidade virtual, explorando metodologias adequadas ao contexto atual. Ao final, um dos empreendimentos poderá receber um aporte de R﹩ 150 mil para se desenvolver, aumentando o impacto do negócio.

Conheça os projetos:

ISGAME

Desde jovem, o empreendedor Fabio Ota sempre gostou de conversar e ouvir histórias dos mais velhos. Fundou a International School of Game (ISGAME), em 2014, para ensinar o desenvolvimento de games para crianças e jovens, com uma metodologia focada em melhorar o raciocínio lógico, planejamento, criatividade e socialização. No ano seguinte, a companhia se aprofundou em estudos científicos sobre como os games estimulam a cognição e podem retardar a evolução do declínio cognitivo em idosos.

"Entendemos que, para que fosse aplicado esse tipo de ensino, seria necessário familiarizar o público sênior com os games. Nessa junção nasceu uma nova metodologia para desenvolvimento de jogos para pessoas com mais de 60 anos", conta Fabio. Em agosto de 2015, a ISGAME iniciou a primeira turma de idosos do curso de desenvolvimento de games.

Para conseguir atender os 60+ de todas as classes sociais e escalonar o projeto, a startup precisou utilizar, além de computadores portáteis, os smartphones - ferramentas mais acessíveis e que a maioria dos maduros já tinha. Em 2018, a ISGAME começou a desenvolver o aplicativo Cérebro Ativo, com o objetivo de expansão.

Este ano, com a pandemia de Covid-19, a startup iniciou uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo para apoio aos mais velhos em isolamento social. O projeto ensina e disponibiliza o Cérebro Ativo para atividades físicas, mentais e sociais. "Já são mais de 200 idosos praticando atividades online para a familiarização de tecnologias digitais, promovendo a autonomia na utilização de smartphones", explica o fundador.

Hoje, o negócio atua principalmente no estado de São Paulo - na capital, em Jundiaí, em Guarulhos e em Santos -, e no Rio de Janeiro, em Ipanema. Em breve, iniciará atendimento em Belo Horizonte (MG). O aplicativo da startup está disponível para download gratuito na App Store e Google Play.

Mais Vívida

Parte da população 60+ sofre com o problema da solidão e do abandono. À medida que as rotinas exigem muito de filhos e netos, e grande parte dos maduros não está incluída no universo digital, a Mais Vívida pensou em uma plataforma para promover encontros intergeracionais entre jovens que buscam trabalho com propósito e idosos que necessitam de companhia em atividades diversas.

A motivação dos três sócios Filipe Mori, Viviane Palladino e Lilian Glaisse para desenvolver a startup veio das histórias pessoais de cada um com seus avós, além da falta de soluções especializadas no mercado para o bem-estar, manutenção da qualidade de vida e autonomia dos idosos. Acreditando que os 65+ têm muito a compartilhar e a viver, a Mais Vívida foi lançada em junho de 2019.

A importância da relação intergeracional - ainda pouco explorada no Brasil - é o cerne do negócio. A solução da startup focada em longevidade oferece três tipos de serviços: a companhia de jovens, promovendo estímulo cognitivo e inclusão digital dos mais velhos; acompanhamento em atividades externas, como compras ou exames; aulas de tecnologia, para que o público sênior aprenda a se conectar com a família e os amigos. As propostas da empresa estimulam a socialização, participação e independência dos maduros em atividades da vida cotidiana.

"O nosso foco é a dor latente das famílias que têm seus pais e avós de idade em casa e que não podem estar o tempo todo com eles, mantendo sua rotina, vida e alegria", explica o cofundador e COO Filipe Mori.

O negócio iniciou seus serviços na cidade e região metropolitana de São Paulo, sendo a primeira seu maior polo de atendimentos. Durante o primeiro ano, já atendeu mais de 130 vividos e 280 anjos, como chamam os mais maduros e jovens, respectivamente.

Com a pandemia, ampliou o atendimento para o digital e expandiu o projeto para outros doze estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente, a Mais Vívida conta com jovens e idosos cadastrados em 99 cidades do Brasil.

A Neo Química como líder e pioneira nos segmentos em que atua, considera importante participar deste universo de inovação e contribuir para impulsionar negócios sociais. A marca teve experiências muito bem sucedidas com a aceleração do ano passado, que teve foco na saúde primária e resultou no fortalecimento da startup vencedora, a UP Saúde, e numa parceria de outra participante, a Oriente-me, com a plataforma Neo Pharma.

Sobre a Neo Química

Ao longo de 60 anos de história, a Neo Química se consolidou como uma das principais marcas do setor farmacêutico brasileiro. Em nosso portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, detemos alguns dos medicamentos mais vendidos do Brasil¹, estando presentes em mais de 96% das farmácias do país². Em 2019, apresentamos uma nova identidade e um novo posicionamento - "A saúde de todos é a nossa vocação". Desta forma, firmamos nosso propósito em ajudar a garantir o direito à saúde de todo o brasileiro. Entendemos que para isso, precisamos fazer mais do que medicamentos, precisamos ajudar a promover relações potentes, que auxiliem, acelerem e potencializem a saúde no Brasil.

Sobre a Yunus Negócios Sociais

A Yunus Negócios Sociais acredita no poder dos negócios para endereçar e resolver os problemas mais complexos da nossa sociedade e do nosso planeta. Através do mindset dos Negócios Sociais - um modelo iniciado pelo co-fundador e Nobel da Paz, Prof Muhammad Yunus - trabalha com modelos de negócios inovadores, em diferentes geografias do mundo. Através da unidade de Corporate Innovation, apoia grandes empresas a criarem estratégias de inovação social conectadas ao seu core business, ajudando a materializar sua visão de futuro e seu propósito através de impacto social. A Yunus Negócios Sociais é parte da rede Yunus Social Business Global Initiatives, com sede em Berlim e presença, além do Brasil, em países como Índia, Portugal, Uganda, Quênia e Colômbia. Foi fundada, em 2011.

Sobre a Hype60+

Consultoria de marketing especializada no consumidor sênior que ajuda empresas, marcas e organizações a criar melhores produtos, serviços e experiências, sempre pelo ponto de vista dos maduros. A trajetória da empresa começou com o Amo Minha Idade, uma comunidade digital com cerca de 9 mil seguidores seniores. Dessa vivência, nasceu o Hype60+, oferecendo serviços que vão da estratégia de comunicação, pesquisas de consumo ao desenvolvimento de produtos para empresas que desejam se relacionar melhor com o público sênior.

Sobre a Pipe.Social

Maior banco de dados e estudos de conceitos e leituras de tendências para o ecossistema de impacto do Brasil, a Pipe.Social conecta empreendedores de impacto socioambiental a investidores e parceiros estratégicos, além de gerar conhecimento sobre esta nova economia. Com mais de 5 mil cadastros na sua base, a empresa mapeia negócios alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), expõe oportunidades e benchmarks e promove experiências de inovação com marcas e empresas que desejam se aproximar deste mercado. Saiba mais: http://pipe.social/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto