Logo
Imprimir esta página

Fôlego para os contribuintes

O parcelamento de débitos é um benefício disponibilizado pelos órgãos de arrecadação e fiscalização tributária com o objetivo de reduzir os índices de inadimplência. Essa solução visa ainda garantir a regularização dos contribuintes que se encontram em atraso com as suas obrigações fiscais e tributárias.

Por conta da pandemia e do isolamento social, a Receita Federal do Brasil – RFB criou medidas tributárias adotadas para minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus, com prorrogação da apresentação da Escrituração Contábil Fiscal, para o dia 30 de setembro, e redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre operações de crédito por mais 90 dias.

Para o alívio de muitos colaboradores, o órgão também considerou que é necessário suspender até dia 30, a exclusão dos contribuintes que possuem pendências com parcelamentos. Tal projeto está previsto na Portaria n° 4.287 de 2020. Segundo a Receita Federal, "a medida ainda é necessária para que as pessoas físicas e pequenas empresas possam manter seus parcelamentos em dia.”

A partir da primeira notificação, o contribuinte possui o prazo de 30 dias para efetuar o pagamento das parcelas em atraso ou apresentar impugnação; se a notificação foi postal, da data de recebimento da carta (data registrada no aviso de recebimento – AR); se a notificação foi por edital, 15 dias após a publicação do edital no sítio da PGFN na internet; se a notificação foi pela Caixa de Mensagens, 15 dias após a disponibilização da notificação na Caixa de Mensagens ou na data de sua visualização, caso ocorra antes de 15 dias.

Lembrando que o prazo de 30 dias é contínuo, excluindo-se na sua contagem o dia de início e incluindo-se o dia do vencimento.

No que tange a realização do Processo Administrativo de Exclusão de Parcelamento, o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) exclui as hipóteses em que o contribuinte incorrer na impossibilidade do parcelamento. Neste procedimento é observado o direito de defesa do contribuinte optante, portanto só aquele que possui procedimento administrativo de exclusão de parcelamento aberto em seu desfavor e devidamente notificado pode aderir ao Pert. Por isso, a medida possibilitará um maior fôlego para as empresas efetuarem o pagamento. É importante se atentar as datas dos vencimentos dos parcelamentos da empresa.

É importante ressaltar, que se trata de uma prorrogação, desse modo às pessoas físicas e pequenas empresas precisarão pagar os débitos no futuro, pois suas dívidas não foram excluídas.

A inadimplência de pagamento das parcelas traz consequências enormes para a empresa, uma vez que ela pode ser excluída do programa. Então a prorrogação das datas de vencimento possibilita maior tranquilidade para os contribuintes. Assim, é necessário verificar as pendências para concluir o planejamento e organização financeira da entidade.

A portaria traz um sopro ao caixa das empresas, a medida segue a estratégia que vem sendo adotada pelo governo em prorrogar pagamentos, apesar de não apresentar um efetivo benefício fiscal, uma vez que não determina a redução de alíquotas ou das bases de cálculo dos tributos federais.

Neste cenário, é de suma importância ter uma Assessoria Jurídica para prevenir e administrar as ações impostas nos tempos da pandemia. Fica o alerta!

Thayane Lima - Controller do escritório Bastos Freire Advocacia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto