Logo
Imprimir esta página

Decreto paulista estipula prazos, mas não revoga benefícios fiscais

Por Inácio Nogueirol

Por meio dos Convênios ICMS nº 133/2019 e 22/2020, celebrados no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), foram prorrogados para os dias 31 de outubro e 31 de dezembro ainda deste ano os prazos para a fruição de benefícios fiscais de isenção, redução na base de cálculo e crédito presumido do ICMS previstos em outros Convênios ICMS, que haviam sido aprovados com prazos determinados.

No que se refere aos convênios ICMS em que o Estado de São Paulo é signatário, o Poder Executivo editou o Decreto nº 65.156/2020 (DOE SP de 28.08.2020) para alterar as disposições do Decreto nº 45.490/2000 (RICMS/SP), notadamente a redação dos Anexos I, II, III, onde, respectivamente, estão relacionadas as operações e prestações isentas, com redução na base de cálculo e que permite o aproveitamento de crédito presumido do imposto.

Com o advento do Decreto nº 65.156/2020, foram acrescentados aos dispositivos RICMS/SP que disciplinam as concessões dos benefícios fiscais, os prazos de vigência para a fruição deles. A minuta que submeteu o texto do Decreto nº 65.156/2020 para a aprovação do Governador do Estado esclareceu que os prazos de vigência dos benefícios fiscais previstos no RICMS/SP estão vinculados àqueles previstos nos Convênios concessivos dos benefícios, ou seja, não estão descritos na redação do Regulamento.

Portanto, ao acrescentar os termos finais de vigência dos benefícios fiscais previstos na RICMS/SP, o Fisco paulista passa a utilizar a técnica de inserir os prazos para a usufruto dos benefícios fiscais estabelecidos em Convênios no texto do Regulamento, prática que também é utilizada em outras Unidades da Federação e que não desobedece quaisquer disposições previstas em Convênios.

Isso tudo significa que o Estado de São Paulo, unilateralmente, não revogou ou encerrou a concessão dos benefícios fiscais, apenas reproduziu no texto do Regulamento do ICMS os prazos de vigência previamente estabelecidos nos acordos firmados no âmbito o Confaz.

*Inácio Nogueirol é especialista tributário na Sovos Taxweb, pioneira em Digital Tax para o Compliance Fiscal das empresas.

Sobre a Taxweb

Pioneira em soluções de Digital Tax para o Compliance Fiscal das empresas, a Taxweb foi fundada em 2009, trazendo todo o conhecimento e experiência de seus profissionais na criação de tecnologias aplicados aos diversos processos da área fiscal. Por meio de produtos e serviços, a Taxweb é capaz de agregar inteligência e conhecimento aos seus clientes, de maneira eficiente, segura e fundamentada nas exigências legais e regulatórias. Através de um portfólio completo, seu objetivo é garantir compliance a todo processo fiscal para que as empresas possam dedicar tempo a atividades de maior valor para o seu negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto