Logo
Imprimir esta página

Busca por procedimentos estéticos durante a pandemia traz novas oportunidades para o setor de estética

Busca por procedimentos estéticos durante a pandemia traz novas oportunidades para o setor de estética

A farmacêutica especialista em estética avançada e coordenadora do curso de graduação em Estética e Cosmetologia da Faculdade IDE, Glória Cabral, explica como o setor tem se sobressaído e a importância do profissional qualificado

Com o objetivo de proporcionar saúde e bem-estar, o mercado de estética tem crescido a cada ano e a qualificação profissional nesta área tem trazido boas oportunidades. A última Pesquisa Estética Global, realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), revelou que o Brasil é o segundo maior país nos números de procura por procedimentos estéticos. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) divulgou que, nos últimos três anos, a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% só no país. A procura vai desde procedimentos simples de cuidados com a pele até os mais complexos, como aqueles para mudar um pouco algumas áreas do corpo.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, esse ramo acabou sofrendo um pouco por causa da necessidade de paralisação total, mas com as novas medidas de flexibilização social dos governos, os profissionais estão retornando com novas oportunidades. “O setor da estética, assim como muitos outros setores do ramo de serviços, foi prejudicado com a pandemia devido ao isolamento das pessoas. Esse mesmo isolamento trouxe consigo outro cenário que, de certa forma, está sendo bem aproveitado pelo setor da estética agora, com a retomada das atividades”, explica a farmacêutica especialista em estética avançada e coordenadora do curso de graduação em Estética e Cosmetologia da Faculdade IDE, Glória Cabral.

“A pandemia mexeu muito com as pessoas que se viram obrigadas a se isolar. Esse confinamento, em um primeiro momento, fez com que as pessoas ficassem mais ansiosas e deprimidas, muitas vezes comendo descontroladamente, abusando dos fast foods, por exemplo, e deixando a atividade física de lado, trazendo como consequência, o sobrepeso e as indesejadas gordurinhas localizadas. Em um segundo momento, as pessoas começaram a se olhar mais e iniciaram uma preocupação com a saúde e bem-estar físico e mental. Em outras palavras, foi o começo de uma busca por exercício físico, ajuda nutricional e controle da mente. Com a retomada das atividades no setor de serviços, a procura por procedimentos estéticos que reforçam os resultados obtidos, aumentou consideravelmente”, atenta a docente.

Mesmo com a pandemia e crise na economia, quem decidiu seguir esta área pode encontrar boas chances de crescer profissionalmente. “Com o aumento da procura por profissionais capacitados em procedimentos estéticos, em especial os corporais, o setor traz oportunidades. Como estratégia para atrair ainda mais clientes, os profissionais apostam nas associações de técnicas já consagradas para potencializar os resultados e utilizam as redes sociais para divulgar os efeitos alcançados, o que estimula ainda mais a curiosidade e o desejo por parte da população”, mostra a especialista e professora da Faculdade IDE sobre como o trabalho vem sendo feito.

Importância da qualificação profissional

É fundamental que ao sentir necessidade de fazer algum procedimento, o paciente procure por profissionais qualificados e que seja observado o tipo de método, pois existem alguns níveis na estética que precisa ser observado e uma interferência estética feita por uma pessoa não preparada pode trazer prejuízos sérios para a saúde do paciente. “A estética é escalonada em categorias que delimitam as práticas profissionais. O mercado é exigente e requer que os profissionais atuantes na área tenham uma formação adequada e trabalhem eticamente dentro do que é permitido para cada tipo de formação, evitando assim riscos tanto para o paciente quanto para o profissional”, esclarece a coordenadora da graduação em Estética e Cosmetologia, Glória Cabral, da Faculdade IDE.

“O técnico em estética, por exemplo, tem uma carga horária menor quando comparado a outras modalidades de ensino por se tratar de um curso de nível médio, e prepara o profissional para realizar procedimentos estéticos de menor complexidade como massagens, drenagens, operação de alguns equipamentos, procedimentos estéticos faciais e capilares não invasivos. Enquanto o tecnólogo em estética já é um pouco mais aprofundado do que o curso técnico. Ele possui duração mínima de dois anos e o aluno sai com um diploma de nível superior. Esses profissionais são autorizados a realizar procedimentos estéticos de menor complexidade e não invasivos, podendo inclusive se especializar em áreas de trabalho como eletroterapia, visagismo, dermatologia, cosmetologia, tricologia, entre outros”, conta Glória.

Já os especialistas em estética, são profissionais graduados na área da Saúde que fazem uma pós-graduação específica para obter a habilitação na área. Essa categoria, por possuir maior embasamento nas áreas de anatomia, fisiologia, bioquímica e outras, tem respaldo legal através de seus Conselhos para atuarem com procedimentos estéticos mais complexos, “como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, fios faciais, laser, entre outros”, atenta a docente da Faculdade IDE sobre quais procedimentos cada um pode fazer.

Glória explica ainda como estes profissionais encontram boas oportunidades e reforça a importante de se especializar e ter uma boa qualificação para poder atender os seus pacientes com maior segurança. “Mesmo durante a crise, a Saúde Estética é uma excelente área para se investir, pois o mercado se mostrou aquecido mesmo em tempos de economia fraca. Porém, é muito importante se manter sempre atualizado sobre as inovações do mercado e estar atento às legislações e procedimentos permitidos para cada profissional”.

Cuidados com a pandemia nas clínicas de estética

Muitos pacientes ainda se sentem receosos para procurar começar ou retomar os procedimentos estéticos necessários, mas a especialista explica como tem sido os atendimentos e que é possível receber o público com segurança. A pandemia obrigou todo o setor de Saúde & Bem-estar a se adaptar às novas exigências sanitárias, à fim de resguardar a segurança tanto dos clientes, quanto dos profissionais envolvidos. O uso de equipamentos de proteção individual específicos é condição obrigatória nos dias de hoje.

“Entre os já consagrados, como toucas e luvas, as máscaras com dupla filtragem, a proteção de acrílico e os jalecos descartáveis fazem parte do arsenal diário dos profissionais da estética que buscam por segurança. Além disso, a sanitização dos espaços de estética também precisa passar por rigorosos protocolos, além de respeitar um limite na quantidade de pacientes diários. Profissionais que seguem todas as exigências sanitárias,oferecem aos seus clientes segurança no atendimento, possibilitando aos usuários curtir as maravilhas da estética com mais tranquilidade”, relata a especialista estética avançada.

Café Web sobre novo mercado de estética

Glória Cabral comanda mais uma edição do “Café Web”, nesta terça-feira (15), às 19h para falar sobre estética com a palestra “Gordurinhas localizadas durante a pandemia? Descubra as maravilhas que a esteticista pode fazer por você!”. O encontro, promovido pela Faculdade IDE, acontece através da plataforma Google Meet e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link https://bit.ly/3huGzvK. O evento é uma edição especial do “Café com Especialistas”, que está totalmente online por causa da pandemia. Os inscritos recebem um link por e-mail para participar da sala de conversas e após o encontro ganham certificado de participação online.

O objetivo é falar sobre as oportunidades para o profissional de estética e como iniciar nessa área. A palestrante é farmacêutica especialista em estética avançada, P&D de formulações cosméticas, coordenadora da pós-graduação de saúde estética da Faculdade IDE e coordenadora da graduação de estética e cosmetologia da Faculdade IDE.

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhadas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Belém.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto