Logo
Imprimir esta página

Práticas de ESG chegam ao mercado da construção e incorporação

Práticas de ESG chegam ao mercado da construção e incorporação

Ações ambientais, sociais e de governança se tornaram imprescindíveis no ambiente dos empreendimentos imobiliários – e atraem olhares de fundos financeiros

As melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) estão se tornando balizadoras das ações e investimentos de empresas. No mercado da construção e incorporação, não é diferente. Apesar de abrangente, o assunto se refere à avaliação de como as companhias estão gerando (ou minimizando) impactos ao meio ambiente e à sociedade, em uma análise que indica os riscos de negócios e investimentos. As três letrinhas estão mudando o mercado e a forma como os investidores elegem seus projetos...

No segmento de empreendimentos populares com padrão de qualidade superior e boa relação custo-benefício, a Valor Real Empreendimentos, que atua na Região Metropolitana de Curitiba, tem dedicado os últimos dois anos a adequar seus lançamentos e canteiros de obras aos quesitos de sustentabilidade. As certificações começam a ser obtidas e a empresa está se credenciando para negociar com fundos investidores.

Certificações ambientais

O primeiro resultado veio em 2018, quando o Greenbuilding Brasil (GBC) certificou o residencial Pinhais Park como o primeiro condomínio popular do programa Minha Casa Minha Vida no país a receber a certificação de projetos do GBC Condomínio. Em agosto, o empreendimento recebeu o Selo Ouro do GBC, que atesta que todos os critérios avaliados pela certificação foram executados até a entrega do condomínio.

“Trabalhamos para cumprir todos os requisitos de sustentabilidade e responsabilidade social. O mundo e o mercado estão voltando os olhos para esses critérios ao definirem novos negócios e investimentos. As empresas do futuro são as que demonstrarem adequações não apenas no discurso, mas na prática”, afirma Antonio Lage, CEO da Valor Real Empreendimentos.

Entre os destaques sustentáveis do projeto do Pinhais Park estão ações de economia de água (com aproveitamento da água das chuvas), economia de energia (sistema automatizado), reciclagem e otimização dos resíduos e materiais, conforto térmico e acústico (com orientação solar e de circulação dos ventos).

Corrente do Bem

Lançado este ano pela construtora, o projeto Corrente do Bem passa a centralizar as iniciativas de responsabilidade social custeadas pela Valor Real, por meio do vountariado de seus colaboradores para reformar ou construir casas para famílias em situação de vulnerabilidade na Região Metropolitana de Curitiba. A primeira ação está sendo executada na Vila Israelense, em Araucária (PR).

"Contamos com um grupo de mais de 25 pessoas, entre empresas parceiras e voluntários da Valor Real, desde a área administrativa até os departamentos de execução de obras, unidos para atender o maior número possível de famílias. Temos também como foco a mobilização de universitários a prestarem horas complementares de voluntariado," explica Lage.

Nova mentalidade

Um estudo feito pela WRI, uma das principais entidades ambientalistas dos Estados Unidos, e publicado pela revista Exame no final de agosto, revela que a economia brasileira pode crescer 15% mais do que as projeções indicam, até 2030, caso governos e empresas invistam em tecnologias verdes.

Em entrevista recente, a vice-presidente sênior de estratégia de engajamento em ESG da Moody's Corporation, Martina Macpherson, ressaltou o empenho das empresas na aplicação de critérios ESG em seus empreendimentos. "Essas informações permitem uma melhor avaliação sobre o perfil de risco, de retorno e a resiliência de uma companhia, por exemplo, examinando fatores de valor mais qualitativo e ajudando a identificar empresas bem geridas, promovendo uma mentalidade de investimentos de longo prazo", afirma.

Além disso, já existe um público consumidor disposto a pagar mais caro por produtos e serviços oferecidos por empresas que têm projetos sociais e ambientais. “É a tendência que temos notado com mais força nos últimos dois anos, com nossos clientes e investidores. Isso começa nos grandes players do mundo e chega até os segmentos regionais. Só conseguiremos, de fato, transformar o mundo quando colocarmos em prática todas essas ações de ESG que ainda estão entrando no radar das companhias”, pontua o CEO da Valor Real.

Sobre a Valor Real

Fundada em 2010 com sede em São José dos Pinhais, a Valor Real Empreendimentos desenvolve projetos no mercado da construção civil. A empresa atua na construção de edifícios residenciais na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo soluções com ótimo padrão de qualidade e excelente relação custo-benefício.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto