Logo
Imprimir esta página

A pandemia na História

O noticiário nacional e internacional tem dedicado grande parte do seu tempo a informar a população sobre a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Isso se deve ao grande número de pessoas que contraíram a doença. Desse modo, enquanto o mundo aguarda o desenvolvimento de uma vacina, nós enquanto seres humanos voltamos o nosso olhar para a História, afinal, somos sujeitos históricos e sabemos que ao longo da nossa trajetória no planeta a humanidade tem sofrido com enfermidades, doenças, pestes etc.

Para um maior entendimento é necessário apontar algumas doenças, pestes ou epidemias que assolaram a humanidade ao longo do tempo. Desse modo, o que veremos brevemente nesse texto são algumas considerações sobre a Varíola, Peste Negra e a Gripe Espanhola.

O nome varíola é originário do latim varius = mancha ou varus = pústula; sua origem é ainda muito discutida entre os pesquisadores, porém é possível encontrar relatos mais efetivos dessa doença a partir do século IV. Apesar disso, o ano de 1346 A.C merece uma observação, já que doença conhecida como praga dos hititas pode estar relacionada à varíola, mas até hoje não temos provas concretas sobre isso.

Esses primeiros relatos sobre a varíola apresentam uma característica importante, pois o seu surgimento está relacionado às grandes cidades antigas desenvolvidas nas margens dos rios Nilo (Egito), Eufrates (Mesopotâmia), Ganges (Índia), Amarelo e Vermelho (China). Uma questão importante a ser destacada é que a expansão dessa doença aconteceu devido ao grande número de pessoas aglomeradas nessas regiões. Isso será visto posteriormente na Europa entre os séculos XI e XV. Grande parte do continente europeu foi atingido pela varíola e nas cidades maiores a doença adquiriu um caráter endêmico, mas nas regiões com menor densidade demográfica ela se tornou epidêmica.

Uma curiosidade interessante em relação ao tratamento da varíola e que durou até o século XVI foi o tratamento vermelho. Ele se baseava no uso de roupas vermelhas pelo paciente e de forma gradativa fazer com que o ambiente ocupado por ele ficasse também vermelho. É claro que essa medida adotada pelos governos não provocou resultados na erradicação ou contenção da doença.

É importante lembrar que houve grande pressão da população em relação as autoridades para que fosse encontrado um remédio ou tratamento eficaz contra a varíola, pois estima-se que no século XVIII, cerca de 400.000 pessoas mil morriam por ano.

Foi somente em 1755 que o médico inglês Edward Jenner percebeu que muitas pessoas que ordenhavam vacas não contraíram a doença, pois já tinham adquirido a varíola bovina e, portanto, estavam imunes à doença. A partir dessa observação foi criada a vacina contra a varíola e seu nome está diretamente relacionada a palavra vaccinus, que em latim significa vaca.

Outra doença que pode ser vista realmente como uma pandemia foi a Peste Negra, também conhecida como Peste Bubônica, que atingiu a Europa nos séculos XIV e XV. Essa doença originária da Ásia chegou no continente europeu através das caravanas de comércio com o Oriente e sua propagação se deu especialmente pelos ratos, pulgas e dos cadáveres que morriam nas embarcações comerciais da época.

A Peste Negra encontrou um terreno propício para sua propagação, já que existia diversos problemas de higiene e saneamento nas cidades medievais. Além disso, o desenvolvimento da medicina não era satisfatório para o tratamento da doença. Outro problema que pode ser apontado é que a sociedade da época era fortemente influenciada pela religiosidade cristã, o que levou uma parcela significativa da população a acreditar que a doença era um castigo divino.

O nome Peste Negra está associado as grandes manchas negras que apareciam na pele, seguidas de inchaços nas virilhas e nas axilas, conhecidas como bubões. Daí também seu outro nome - Peste Bubônica.

A morte pela Peste Negra era dolorosa e muito rápida, geralmente de dois até cinco dias após a infecção. Os locais mais afetados eram aqueles de maior aglomeração de pessoas, portanto, as cidades. Acredita-se que a Peste Negra tenha matado entre 100 a 200 milhões de pessoas na Europa e Ásia.

Entre as medidas de combate a Peste Negra podemos citar a adoção da quarentena e mais intensidade de higiene nos espaços públicos e privados, além da cremação dos corpos, que evitava contato com a bactéria causadora da doença.

Outra pandemia que merece destaque foi a Gripe Espanhola, conhecida também como Gripe de 1918, que nas primeiras décadas do século XX levou a morte aproximadamente 50 milhões de pessoas.

Apesar de ter recebido o nome de Gripe Espanhola os primeiros casos foram registrados nos Estados Unidos, porém ainda não se sabe sua origem certa. O que foi descoberto é que ela foi uma mutação do vírus influenza que teria passado das aves aos seres humanos. O seu nome Gripe Espanhola está relacionado ao fato de a imprensa espanhola ter sido a principal responsável em divulgar as notícias dela ao mundo.

A ideia mais aceita para sua propagação está vinculada as tropas estadunidenses que teriam chegado na Europa para participar da Primeira Guerra Mundial. A sua expansão pelo mundo foi causada pelo deslocamento das pessoas através da modernização dos sistemas de transportes. Os sintomas dessa doença eram muitos parecidos com os do atual coronavírus.

A forma de combater a Gripe Espanhola não era eficiente, já que a medicina não tinha conhecimentos necessários e os remédios não eram eficazes. Uma das coisas que se sabia era que essa doença era contagiosa, sendo assim, uma das medidas tomadas foi o de isolamento social, onde escolas, igrejas e repartições públicas foram fechadas com objetivo de conter a doença. Em países como os Estados Unidos houve a adoção das máscaras para evitar o contágio.

Ao olharmos para algumas das doenças que afetaram as pessoas nas mais diversas épocas da nossa história e compararmos com a atual pandemia do coronavírus, precisamos lembrar que a humanidade sempre tem conseguido na maior parte dos casos ultrapassar as barreiras impostas a sua condição, seja através erradicação ou tratamento das doenças.

O grande aprendizado que ainda não ocorreu como deveria é que nós, seres humanos, apesar de estarmos entre os animais mais fracos da natureza, conseguimos chegar até aqui enfrentando sempre as adversidades da vida. Isso só foi possível devido aos cuidados que temos com a nossa espécie, ou seja, a solidariedade com nosso próximo é que precisa ser o novo normal. É isso que devemos e precisamos esperar do mundo pós pandemia.

Bibliografia
Watts S. Epidemics and history. New Haven: Yale University Press; 1997.
Chalhoub S. Cidade febril. São Paulo: Companhia das Letras; 1996.
Farrell J. A assustadora história das pestes e epidemias. Rio de Janeiro: Prestígio Editorial; 2002.
Garrett L. A próxima peste. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1994.

¹ Alexandre Claro Mendes

Mestre em História da Ciência com especialização em História, Sociedade e Cultura (e em Sociologia e Globalização. Licenciado em História. Atuou como professor e coordenador dos cursos de História e Geografia. Foi professor convidado no curso de Pós-Graduação de Gestão em Educação: coordenação pedagógica e supervisão educacional da Universidade Gama Filho onde ministrou a disciplina História e Filosofia da Ciência e Educação. Foi professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (UNI-FMU) no curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior e nos cursos de História, Artes Visuais e Pedagogia. Atualmente é coordenador pedagógico dos cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Sociais Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Pedagogia, e dos cursos semi-presenciais em Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

Sobre o Centro Universitário FMU

O Centro Universitário FMU é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos e, em 2018, completou 50 anos. A Instituição oferece mais de 70 cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica, mais de 100 cursos de Extensão, 100 opções de Pós-graduação lato sensu (Especialização e MBA) nas modalidades presencial e a distância, bem como cinco opções de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, Mestrado em Saúde Ambiental, Mestrado em Administração em Governança Corporativa, Mestrado Profissional em Jornalismo e Mestrado Profissional Em Projeto, Produção E Gestão Do Espaço Urbano).Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes uma formação diferenciada para lidar com as demandas do mundo do trabalho. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com 25 instituições de ensino e mais de 850 mil alunos pelo mundo. Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco na empregabilidade, sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população, tais como atendimentos nas áreas de saúde e direito, entre outros.

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, 309 mil alunos e polos em diversos locais do país na modalidade de educação digital. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD.br.

Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em 25 instituições presenciais e online, em mais de 150 campi, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: www.laureate.net


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto