Logo
Imprimir esta página

CPFL Piratininga alerta para riscos de acidentes domésticos com energia elétrica

Cuidados com as crianças, com aparelhos elétricos e ao mexer em antenas podem evitar choques, muitas vezes fatais

Com as pessoas mais tempo em casa devido à quarentena provocada pela Covid-19, aumenta a preocupação com a segurança, principalmente as crianças, em relação ao uso da energia e de aparelhos elétricos. Seguindo um de seus pilares, a segurança, a CPFL Piratininga mantém a campanha “Guardião da Vida”, com objetivo de disseminar conhecimento sobre como garantir uma manutenção adequada da rede elétrica residencial e, também, sobre os cuidados necessários para o uso da energia dentro de casa.

Estatísticas. Os dados mais recentes do anuário da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade, mostram um aumento de 8,7% no número total em decorrência de rede elétrica de qualquer natureza em 2019, na comparação com o ano anterior, em todo o Brasil. Foram 909 registros de choques elétricos contra 836 em 2018. Mas a boa notícia é que, em relação aos acidentes com morte, os casos tiveram redução quando comparados os dois últimos anos. Foram 10,7% menos choques fatais em 2019. Enquanto em 2018 foram registradas 622 ocorrências, o ano anterior teve 697.

No entanto, quando se faz um recorte pelo número de vítimas fatais por choques elétricos causados por acidentes domésticos, a redução das estatísticas não é uma realidade. O crescimento dos casos foi de 9%, um aumento de 209 ocorrências em 2018 para 228 no ano passado no país. Outra informação importante é que, embora os registros entrem em queda nos meses de junho, julho e agosto, a curva volta a ser fortemente ascendente a partir de setembro nos dois anos analisados.

Alertas e cuidados. Como forma de alertar seus clientes para o uso seguro da energia elétrica, a CPFL Piratininga, distribuidora que atende 1,7 milhões de consumidores em 27 municípios do interior do estado e Baixada Santista, destaca alguns cuidados que se deve ter, especialmente neste período em que todas as pessoas estão em casa e os equipamentos elétricos acabam sendo mais utilizados:

Água ou umidade: nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados e não leve rádios ou equipamentos elétricos para o banho;

Trocar lâmpada: ao trocar uma lâmpada, certifique-se de que o interruptor esteja desligado e nunca toque na parte interna do bocal (soquete), segure só pelo vidro;

Chuveiro: nunca mude a chave (verão/inverno – fria/morna/quente) do chuveiro enquanto estiver ligado;

Aterramento: Se você tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação;

Tomadas: Não use benjamim para ligar mais aparelhos nas tomadas;

Eletrodomésticos: Nunca deixe nenhum eletrodoméstico sobre a pia (liquidificadores, batedeiras, espremedores etc.), especialmente quando estiverem ligados na tomada, e procure não os usar durante tempestades;

Antenas: Tome muito cuidado ao subir em telhados e manusear antenas, verifique principalmente se não está próximo da rede elétrica;

Limpeza: Jamais use garfo, faca ou objeto metálico em aparelhos ligados e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada;

Árvores: Tenha muito cuidado ao subir em árvores para colher frutos, ou efetuar podas. Se ela estiver próxima à rede elétrica existe risco de acidente;

Crianças: Atenção com as crianças. Tome cuidado com os dedos em tomadas, coloque sempre protetores nas tomadas e não deixe fios desencapados pela casa. Não permita que as crianças manuseiem sozinhas os aparelhos elétricos.

A CPFL Piratininga alerta também em relação ao perigo de choque elétrico com fiação elétrica que eventualmente esteja rompida. Nesse caso, as pessoas devem ligar imediatamente para a distribuidora através do telefone gratuito 0800 010 2570 e isolar o local, impedindo a aproximação principalmente de crianças.

Mais informações sobre segurança com eletricidade podem ser acessadas no site da CPFL Energia, na página do programa Guardião da Vida https://guardiaodavida.com.br/.

Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia, há 107 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,8 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (99,94%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 4.304 MW, no final de setembro de 2019.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto