Logo
Imprimir esta página

"Futebol não vê gênero"

Olga de la Fuente explica como LaLiga trabalha pela igualdade no esporte

Depois do sucesso da Copa do Mundo feminina de 2019, disputada na França, e dos constantes recordes quebrados na Primera Iberdrola (a primeira divisão feminina da Espanha) - isso, sem falar na grande final da Liga dos Campeões, marcada para este domingo (30), que infelizmente não contará com a presença do forte time do FC Barcelona -, convidamos Olga de la Fuente para contar um pouco mais sobre seu trabalho na LaLiga .

Chefe da LaLiga FOUNDATION e membro do Comitê de Gestão da LaLiga, Olga é formada em Direito e tem uma longa história com vasta experiência na área social, onde trabalha há mais de 25 anos para que os valores do futebol cheguem a qualquer canto do mundo - e ajudem a melhorar a nossa sociedade.

Tradicionalmente, o futebol é considerado exclusivamente masculino e, embora ainda existam muitas barreiras a serem superadas, é verdade que algo está mudando a esse respeito e há motivos para esperança. A minha experiência de mais de 26 anos na LaLiga deu-me a oportunidade de conhecer diferentes perfis de conselheiros, diferentes métodos de trabalho e diferentes formas de comunicação, nomeadamente através de vários tipos de liderança.

Tenho visto claramente que a mudança está acontecendo e a lacuna está gradualmente se tornando cada vez menor. Um caminho se construiu na sociedade e também no futebol, onde o profissionalismo e o trabalho árduo prevalecem sobre o gênero. Embora ainda haja muito a fazer, estamos caminhando para a igualdade por meio de nosso trabalho árduo, empenho e profissionalismo, e a LaLiga é um bom exemplo disso.

Nos últimos seis anos, que coincidiram com a presidência de Javier Tebas, a LaLiga passou por mudanças e experimentou um crescimento exponencial em todos os campos, o que certamente se refletiu em um claro compromisso com a igualdade de gênero em nossa organização. A LaLiga tem atualmente 192 funcionárias, que representam 30% da força de trabalho. A participação feminina no Comitê de Gestão é atualmente de quase 30%, um percentual muito alto em comparação com outras empresas, e é muito mais do que em outras organizações esportivas. Também começamos a ter histórias de sucesso neste campo, como SD Eibar e CD Leganés, ambos com presidentes que conseguiram levar pequenos clubes à elite do futebol espanhol.

Como podemos constatar, os alicerces para que a presença das mulheres deixe de ser algo excepcional no jogo já se concretizaram neste longo percurso. O futuro bate à porta do nosso futebol. Na LaLiga FOUNDATION, trabalhamos muito para garantir que o caminho seja o mais tranquilo possível. Um exemplo disso é o projeto educacional Futura Afición, do qual já participaram mais de 24.000 crianças em idade escolar em toda a Espanha e que visa garantir que os jovens de hoje se tornem fãs de respeito no futuro - tendo aprendido sobre valores como a igualdade, diversidade e tolerância.

Além das nossas fronteiras, o projeto colaborativo com a Fundação Vicente Ferrer em Anantapur (Índia), do qual participaram mais de 900 meninas e 28 treinadores, é um programa que tem um impacto considerável na igualdade de gênero em uma região onde mulheres e meninas estão frequentemente sujeitas à discriminação e ao isolamento.

Merece destaque o projeto que desenvolvemos junto ao departamento de Projetos Esportivos de Za'atari (Jordânia), no segundo maior campo de refugiados do mundo. Dois treinadores da LaLiga desenvolveram um programa desportivo comunitário que visa melhorar a qualidade de vida das crianças através de coaching, treinos semanais e workshops de valores - bem como através de uma competição desportiva em que participam cerca de mil crianças, representando as cores da nossa liga.

Graças ao árduo trabalho dos nossos treinadores, vimos como as meninas e os técnicos formaram um grupo que foi extremamente receptivo ao projeto, e também demonstrou grande entusiasmo em aprender e participar. É por isso que prestamos homenagem a todos eles no dia 8 de março com uma série de atividades relacionadas ao futebol sob medida para eles. Devíamos isso a eles. Devemos isso ao futebol, na verdade, porque o jogo não vê gênero. Não pertence a homens ou mulheres, mas a todos.

Eu testemunhei essa transformação em primeira mão. Homens e mulheres devem continuar lutando pela igualdade de gênero em todas as esferas da vida - futebol incluído -, assim como fazemos na LaLiga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto