Logo
Imprimir esta página

Centro de Memória Bunge comemora 26 anos de preservação e disseminação da história

Centro de Memória Bunge comemora 26 anos de preservação e disseminação da história

Iniciativa criada pela Fundação Bunge conta com mais de 1,5 milhão de itens históricos, entre documentos textuais e audiovisuais

O Centro de Memória Bunge (CMB) comemora, no dia 31 de agosto de 2020, 26 anos. Criado e coordenado pela Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, ele reúne e preserva mais de 1,5 milhão de itens históricos, entre documentos textuais, iconográficos, tridimensionais e audiovisuais preservados. O CMB narra por meio da trajetória da Bunge no País, a evolução dos costumes e modos de organização da sociedade brasileira, a história do agronegócio, da industrialização e urbanização do Brasil, bem como da propaganda, navegação etc.

Seu acervo já foi utilizado em diversas obras literárias, como no livro "Do Grão ao Pão", desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo, que destaca o ramo de panificação e inclui a história dos moinhos da Bunge no País, pioneiros no setor e responsáveis pela moagem de farinha no início do século XX. Além dele, outros livros como "Salas de Cinema e história urbana de São Paulo (1895-1930)", de José Inácio de Melo Souza, e "Avenida Industrial: um século de história em Santo André", da Prefeitura de Santo André, também recorreram ao Centro de Memória Bunge para suas produções.

Para manter viva esta história o Centro de Memória Bunge atua na guarda e preservação, mas também na disseminação de todo esse conhecimento e na utilização dele como ferramenta de gestão.

"Realizamos exposições temáticas, atendimentos a pesquisas, palestras e oficinas, visitas técnicas entre outras atividades totalmente gratuitas para o público, por que nosso objetivo é que todo
esse conhecimento do passado possa ser utilizado para a construção de novos aprendizados", conta Cláudia Buzzette Calais, diretora executiva da Fundação Bunge.

Sobre o Centro de Memória Bunge

O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 e desde então é um dos projetos da Fundação Bunge. Referência na área de preservação da memória empresarial, o local tem como objetivo a guarda e preservação de documentação histórica, a disseminação do conhecimento e a utilização de seu acervo como um instrumento estratégico de gestão. Para facilitar o acesso ao público e compartilhar com a sociedade o aprendizado construído, conta com atividades gratuitas como Atendimento a Pesquisas, Exposições Temáticas, Visitas Técnicas e Benchmarking. Além disso, promove as Jornadas Culturais, série de palestras e oficinas gratuitas com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais.

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto