Logo
Imprimir esta página

MDR enviará profissionais para auxiliar ações de resposta à explosão em Beirute

Técnicos da Defesa Civil Nacional e bombeiros integrarão missão brasileira em ajuda à investigação das causas do desastre e prevenção de novas ocorrências

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é um dos órgãos federais que auxiliará na mitigação dos impactos da recente explosão de um tanque de nitrato de amônia no Porto de Beirute, no Líbano. A Pasta articulou, junto à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o envio, nos próximos dias, de técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e bombeiros militares para colaborar nas ações de resposta ao desastre.

Os profissionais integrarão a Missão Multidisciplinar Brasileira de Assistência Humanitária à República do Líbano, oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (10). Levantamentos feitos pelo governo libanês apontam que há ao menos 5 mil feridos e 300 mil desabrigados – também foram registradas 163 mortes até o momento.

“Essa é mais uma medida que reforça a preocupação do Brasil em apoiar países irmãos, como é o Líbano, diante de momentos de dificuldade. São profissionais experientes no combate a incêndios e em resposta a desastres, que certamente auxiliarão as autoridades locais nas ações necessárias”, destaca o ministro Rogério Marinho.

Segundo o diretor do Centro Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, o trabalho da equipe brasileira será focado na perícia das causas da explosão e incêndios, no apoio ao governo local para avaliação de danos e na prevenção a novas ocorrências.

“Nossas equipes avaliarão danos e trabalharão, também, no auxílio à prevenção de incêndios na região atingida. Será um trabalho feito em coordenação com as autoridades locais. Estamos mobilizando esforços para ajudar o Líbano, aproveitando a expertise do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em mobilizações para desastres no Brasil”, reforça o diretor do Cenad, Armin Braun.

Imagens de satélite

Outra modalidade de apoio do Brasil se dá por meio da cessão de imagens de satélites, obtidas no âmbito da Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres, para o mapeamento das áreas atingidas pela explosão. O Cenad está à frente dos trabalhos. A ajuda foi solicitada por meio da Agência Brasileira de Cooperação e o processamento das imagens será feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As fotografias estão sendo produzidas pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers-4A). “Estamos trabalhando junto às autoridades do Líbano para disponibilizar esse material, que auxiliará bastante na análise da extensão dos danos e na adoção de medidas de resposta à explosão”, acrescenta Armin Braun. Este é o primeiro produto construído a partir de imagens captadas pelo novo satélite.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto