Logo
Imprimir esta página

Conheça os exercícios ideais para crianças e adolescentes

Praticar atividades físicas durante a infância e adolescência é essencial para o desenvolvimento do corpo

Que a prática regular de atividades físicas é essencial em qualquer idade, todos sabem. Mas, durante a infância e adolescência, é ainda mais importante para aumentar a força e resistência, ajudando a construir músculos e ossos saudáveis, além de contribuir para controle do peso. De acordo com dados divulgados, em 2019, pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 16,3% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estavam com sobrepeso; entre os adolescentes, o número era 18%.

Com a pandemia provocada pelo coronavírus, crianças e adolescentes estão mais tempo em casa, já que as escolas ainda seguem fechadas. Com isso, muitos deixaram de praticar exercícios físicos, ficando mais horas sentados na frente do computador ou da televisão. Pensando nesse cenário, o YUp!, aplicativo que oferece mais de 350 videoaulas e 8 mil horas de atividades físicas, listou os exercícios ideais para crianças e adolescentes - e que podem ser feitos sem sair de casa.

Treino de condicionamento físico

Ter um bom condicionamento físico é essencial para que o corpo funcione de maneira eficaz, desde os músculos, vasos sanguíneos, pulmões e coração. Um treino de circuito, com diversas etapas, pode ser feito em casa e não requer nenhum material, basta combinar exercícios aeróbicos e musculares. Os circuitos são curtos - cerca de 30 minutos - e alternam entre agachamentos, flexões, abdominais e burpees.

Yoga

O yoga é uma prática milenar que pode trazer diversos benefícios para crianças e adolescentes, sendo um ótimo aliado na puberdade, período que afeta os hormônios, causando irritabilidade. A prática ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e a depressão. Na internet, há diversos vídeos que podem ser utilizados por quem quer iniciar a atividade, com posições mais simples.

Dança

É uma excelente opção, pois pode ser feita em família e se tornar um momento divertido para os pequenos durante a quarentena. Além de ser uma atividade física excelente, ajuda a corrigir a postura e a melhorar o condicionamento físico, o equilíbrio emocional, a coordenação motora e a flexibilidade.

Pilates

O pilates pode trazer diversos benefícios para crianças e adolescentes, como a melhora da consciência corporal e o aumento da coordenação motora. Para quem pretende começar a praticar em casa, é importante iniciar com posições mais simples e ir aumentando a dificuldade com o passar do tempo, sempre respeitando o limite do próprio corpo.

Alongamento

O alongamento é uma excelente opção em qualquer idade e não seria diferente para crianças e adolescentes. A prática estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo, reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares, melhora a postura e diminui a tensão muscular. Para as meninas, pode ser um grande aliado para amenizar, inclusive, cólicas menstruais. A atividade deve ser constante, de preferência, durante 30 minutos, todos os dias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto