Logo
Imprimir esta página

Empreendedorismo social ajuda moradores e donos de pequenos negócios em comunidades carentes de Curitiba

A empresa Youngers arrecada doações e fornece vouchers de R$100 para que moradores consumam em mercadinhos, estimulando a economia local

A empresa social Youngers tem como um de seus compromissos ajudar os moradores de diversas comunidades carentes de Curitiba e região metropolitana por meio do empreendedorismo e da inserção no mercado de trabalho. Com a pandemia do coronavírus, muitas famílias precisaram de auxílio com urgência para comprar itens essenciais. Mas, os moradores não eram os únicos com necessidades. Os empreendedores locais também sofriam com a queda de faturamento de seus negócios. Foi aí que, para ajudar ambos os públicos, a empresa criou o projeto Vale Quarentena.

A empresa realizou o cadastro de moradores que precisariam do auxílio financeiro com base no trabalho de curadores em cada localidade. A partir de doações recebidas, a empresa distribui vouchers de R$100 para moradores cadastrados gastar o dinheiro em mercados locais também, previamente, registrados. Após a apresentação das notas fiscais para demonstrar as compras feitas através dos vouchers, o dinheiro é transferido. Dez por cento do valor arrecadado fica com a própria Youngers para subsidiar a operação.

Geovana Conti, CEO da Youngers, que tem proporcionado o auxílio a moradores e pequenos negócios durante a quarentena. Crédito: Divulgação

“Nesse período de pandemia, a fome é uma das maiores preocupações nas comunidades. Muitos moradores recebem algumas cestas básicas, mas elas não incluem todos os produtos necessários para as famílias. Então, o Vale Quarentena oportuniza que eles escolham e adquiram em mercados locais, o que ajuda no sustento dos empreendedores e trabalhadores desses negócios. Criamos uma cadeia de colaboração”, explica a CEO da Youngers, Geovana Conti.

Ao todo, em pouco mais de 60 dias, mais de mil pessoas de oito comunidades da capital paranaense já foram beneficiadas. A primeira fase da campanha beneficiou pequenos empresários locais e a segunda ajudará artistas que estão sofrendo com a interrupção de suas atividades.

O Vale Quarentena é um dos projetos da Youngers que atua para estimular o empreendedorismo e a inserção de profissionais no mercado de trabalho. Crédito: Youngers/Divulgação

Além das doações vindas de pessoas físicas, a campanha também recebe valores de pessoas jurídicas. Entre os parceiros estão importantes startups locais, como Ebanx, Pipefy, Olist, Madeira Madeira, BCredi, Contabilizei, RentCars, entre outros.

A consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni, ressalta a importância da ajuda às pessoas mais necessitadas e do estímulo ao crescimento dos pequenos negócios. “Ao promover o encontro de clientes com uma rede de empresas cadastradas a ação contribui de maneira efetiva para o fortalecimento do pequeno negócio. Ao incentivar o pequeno negócio, o cidadão colabora para a manutenção de empregos, além de fazer a economia girar localmente. Essa é a melhor maneira de enfrentarmos essa crise”, explica.

Uma das beneficiadas pela ação é Roberta Medeiros, dona do mercado Medeiros, no bairro Ganchinho, em Curitiba. Segundo ela, desde o início da ação no mês de abril, mais de 60 famílias já foram beneficiadas com os vouchers, o que contribuiu também para que o negócio permanecesse com as contas em dia.

Moradores do bairro Ganchinho aproveitaram o Vale Quarentena para comprar itens no mercado Medeiros. Crédito: Divulgação

“O Vale colabora não apenas para as pessoas mais carentes que conseguem colocar a comida na mesa, mas movimenta uma cadeia de colaboração. Temos cinco funcionários no mercado e o vale colaborou para que os empregos dessas cinco pessoas fossem mantidos e para que elas pudessem ajudar suas famílias. É um efeito dominó positivo. Esse é um trabalho sério e ficamos felizes de fazer parte dele”, explicou.

Os cadastros e a doações podem ser realizados por meio do site do Vale Quarentena.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto