Logo
Imprimir esta página

Cidade Pedra Branca inaugura empreendimento com foco na coletividade

Convívio entre pessoas, coletividade, integração com a natureza, vida ao ar livre, inovação e sustentabilidade. Esse é o conceito do empreendimento Pátio Civitas inaugurado na Cidade Criativa Pedra Branca, um bairro-cidade feito para as pessoas, referência internacional em planejamento urbano sustentável.

O Pátio Civitas (Palhoça/SC), cujo o VGV (valor geral de vendas) é de R$ 73, 5 milhões, está localizado no Passeio Pedra Branca, o “shopping a céu aberto” da Cidade Pedra Branca, com supermercado, lojas, diversas opções de serviços e mais de 20 operações gastronômicas. O empreendimento foi organizado em duas torres paralelas com 11 pavimentos tipos, térreo e subsolo, conforme projeto arquitetônico desenvolvido pela ARK7 Arquitetos, escritório comandado pelos arquitetos e urbanistas Adriano Kremer, Giovani Bonetti, Leandro Rotolo, Marcos Jobim, Silvana Carlevaro Jobim e Tais Marchetti Bonetti.

As torres foram implantadas no terreno de maneira a conformarem um pátio central, importante elemento integrador do projeto. Nele encontram-se espaços livres abertos de lazer, as piscinas adulto e infantil, playground, horta coletiva e bicicletário, projetados pela JA8 Arquitetura e Paisagem, dirigida pela arquiteta Juliana Castro e pela engenheira Clarice Wolowski.

A área comum ainda conta com salão de festas, brinquedoteca, espaço gourmet, além de espaços compartilhados de convivência, lavanderia e oficina. No total, são mais de 18 mil metros quadrados de área construída.

As plantas foram pensadas para proporcionar o aproveitamento funcional e inteligente dos espaços. A organização eficiente e a integração dos ambientes foram priorizadas no projeto dos apartamentos, de dois e três dormitórios, com unidades entre 65 metros quadrados e 140 metros quadrados.

A forte relação com a rua é outro importante diferencial do Pátio Civitas. Com gentileza urbana, o Pátio Civitas dá origem a uma qualificada alameda, com arborização, mobiliário urbano e outros equipamentos públicos disponíveis para moradores e frequentadores do bairro. Essa alameda vai estabelecer a conexão do empreendimento às demais estruturas do entorno.

Coletive-se

De caráter inovador, o empreendimento nasce sob o conceito “Coletive-se”, o qual incentiva o uso compartilhado de espaços e, também, de utensílios e equipamentos em benefício do conforto, da praticidade e da eficiência. Na área de serviços, por exemplo, o morador encontra lavanderia de uso comum, totalmente equipada.

Na oficina, além de bancadas de trabalho, estão disponibilizados, para uso compartilhado, escada, aspirador de pó, caixa de ferramentas, parafusadeira e outros utensílios de uso não frequente.

O bicicletário segue o mesmo conceito. Além de oferecer de diversas vagas para bicicletas, no subsolo das torres e no pátio interno, o Pátio Civitas ainda disponibiliza seis bikes elétricas para uso compartilhado pelos moradores.

Tecnologia e informação

Outra novidade do Pátio Civitas é a adoção de tecnologias inovadoras para a gestão das informações do empreendimento fornecidas por duas startups de Florianópolis: a Predialize e a Checklist Fácil.

Alto desempenho e sustentabilidade

O planejamento do empreendimento seguiu às determinações da NBR 15.575, a chamada Norma de Desempenho de Edificações, para garantia de qualidade e conforto e segurança. “Foram feitos estudos com o objetivo de determinar o desempenho térmico das paredes das fachadas e o desempenho acústico dos sistemas de vedações verticais externas (fachada), internas (paredes internas) e sistemas de pisos (lajes) das unidades habitacionais do empreendimento”, explica Juliana Dal Piva, arquiteta no Grupo Pedra Branca.

Segundo ela, foi feita, também, uma simulação para determinar o desempenho lumínico das unidades habitacionais, quanto ao critério de iluminação natural. Janelas com amplos vãos de abertura privilegiam a incidência de luz natural nos espaços internos.

A edificação apresenta sistema de captação de água da chuva para reuso em irrigação de jardim e nos vasos sanitários e aquecimento de água das unidades por um sistema integrado de aquecedor de passagem individual a gás e placas solares.

O Pátio Civitas é o sétimo empreendimento a ser entregue pela Cidade Pedra Branca na nova centralidade de bairro, planejada a partir dos conceitos do Novo Urbanismo e da sustentabilidade, com o objetivo de criar um bairro-cidade onde é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir “ao alcance de uma caminhada”.

O Plano Diretor da Cidade Pedra Branca foi desenvolvido por alguns dos maiores escritórios de arquitetura de Santa Catarina sob a consultoria de especialistas de renome internacional, como Jaime Lerner Arquitetura e Urbanismo, DPZ Latin America e Gehl Architects. De caráter inovador, a iniciativa rendeu premiações e reconhecimento internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto