Logo
Imprimir esta página

Marcação de ponto por aplicativo reduz custos e dá segurança jurídica às empresas

No momento em que cresce a demanda pelo home office, primeiro sistema brasileiro substituto do relógio de ponto funciona até mesmo sem conectividade

Reconhecimento facial, baixo custo, aumento de produtividade e georreferência são características do primeiro software brasileiro disponível em um aplicativo que funciona on e off-line para a marcação de pontos. Desenvolvido pela Dimastec, empresa situada no interior paulista, na cidade de Ribeirão Preto, o DT Faceum é uma tecnologia acessível e baseada em inteligência artificial, provável substituta dos relógios de ponto físicos.

A aposta é de Dimas Fausto, presidente da empresa de gestão de pontos e acesso que soma 25 anos de atuação. Segundo ele, o home office imposto pela necessidade de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, acelerou essa tendência de mercado. É uma alternativa que gera ainda economia para os negócios, independentemente do porte.

“Para uma grande empresa, por exemplo, o custo de aquisição de um único relógio de ponto pode superar os R$ 3 mil. E ela precisará de vários equipamentos. Além dos custos de instalação, todos precisam passar por manutenção preventiva anual, o que também não costuma sair por menos de R$ 1,5 mil. Dessa forma, aplicativos que funcionem em smartphones são alternativas econômicas e muito mais assertivas. Devem substituir integralmente o relógio de ponto em cerca de cinco anos”, comenta Fausto.

Para a Dimastec, que também vende, instala e mantém os relógios físicos, essa modernização é um caminho sem volta. A previsão é que, em dois anos, as novas tecnologias rendam o equivalente ao que a empresa levanta com os outros serviços. “Não é sustentável pensar em pontos físicos para registro de pontos. As empresas precisam acompanhar as tendências de mercado, que aceleraram muito neste ano devido aos desafios que a covid-19 trouxe para todos. Um deles é justamente comprovar legalmente o cumprimento da jornada de trabalho no home office.”

Nesse sentido, o DT Faceum também auxilia o controle de expediente. Primeiro, o sistema conta com o recurso de reconhecimento facial, eficaz até mesmo quando os colaboradores passam por mudanças físicas e estéticas. Além disso, empecilhos comuns ao registro de ponto, como expediente externo e falta de internet, são superados com o sistema, diminuindo até mesmo os riscos com passivos trabalhistas.

Gabriela Costa Fernandes, sócia-proprietária da Fernandes Construtora, conta que 95% dos profissionais da empresa atuam fora das dependências corporativas e que, por isso, usavam um sistema web para a marcação de ponto. Porém, com atividades exercidas até mesmo em rodovias, onde o sinal da internet costuma oscilar bastante, muitos pontos deixavam de ser inseridos no sistema. O resultado: dedicação de tempo extra na gestão de horas, o que diminui a produtividade e causa desconforto na equipe. “Até cerca de 30% das batidas não migravam para o sistema por problema de conectividade”, reforça ela. Agora, com o DT Faceum, esse é um problema superado.

Integração e novas funcionalidades na palma da mão

Só com o smartphone, o DT Faceum já opera de forma integrada com qualquer sistema de ponto usado nas empresas. “Integração é uma condição intrínseca hoje em dia”, afirma Fausto.

O sistema também é uma oportunidade para quem atua no agronegócio, setor em que os empregados têm mais dificuldade para registrar o ponto nos intervalos para lanches e almoço. “Justamente por funcionar off-line, a tecnologia resolve um problema comum do campo, dando mais segurança jurídica para ambos os públicos: empresa e funcionário”, reitera o presidente da Dimastec.

Como vantagem, o DT Faceum conta com atualizações constantes, que podem ajudar a resolver problemas antigos de categorias variadas. Um exemplo é o diário de bordo, que deve ser disponibilizado nos próximos 30 dias, atendendo especificamente à necessidade do segmento de transporte e logística.

Sobre a Dimastec – Gestão de ponto e acesso

Com pouco mais de 25 anos dedicados à gestão de pontos, acessos de entradas em prédios e condomínios, a Dimastec, sediada em Ribeirão Preto (SP), é hoje uma das referências nacionais no setor desenvolvendo produtos com tecnologia avançada, integrando soluções para mais de mil clientes empresariais. A empresa presta serviços em todo território nacional, com uma infraestrutura completa com mais de 2000 metros quadrados e 35 funcionários diretos.

O diferencial oferecido pela Dimastec está em ter um laboratório próprio de desenvolvimento tecnológico, para assim oferecer ferramentas digitais, softwares e hardwares de última geração que atendam às principais demandas dos clientes e do mercado atual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto