Logo
Imprimir esta página

A tecnologia como aliada nos processos de Recrutamento e Seleção de Supermercados e Atacadistas

*Wagner Santos

As empresas dos segmentos de Supermercado e Atacado, considerados essenciais para a sociedade, não pararam em nenhum momento da crise, gerada pelo coronavírus. Muito pelo contrário, foram essas organizações as primeiras a correrem para se adaptar ao isolamento social e ao risco de transmissão do vírus, que estão causando impactos gigantescos nos hábitos de consumo e de socialização da população.

Mas para não parar, essas companhias tiveram de considerar diversos processos, internos e externos, com o objetivo de assegurarem que os locais por onde dezenas, às vezes centenas, de pessoas passam todos os dias, estejam devidamente preparados para evitar o contágio da Covid-19, seja através do uso de máscaras faciais, horários especiais para grupos de risco, treinamentos para todo o staff etc.

Até mesmo procedimentos tradicionais, como as entrevistas de emprego presenciais, a entrega de currículos em mãos e as longas filas de candidatos se formando na frente dos estabelecimentos, estão tendo de ser adaptadas à essa nova realidade. Nesses casos, a tecnologia pode ser uma forte aliada das áreas de RH, ao permitir que seus profissionais possam receber dados dos candidatos e selecioná-los remotamente, sem nenhum contato e sem perder o toque humano.

Por meio de ferramentas tecnológicas, como softwares de recrutamento e seleção (R&S), plataformas de vídeo e Inteligência Artificial (IA), somadas a metodologias de gestão de pessoas, os setores de RH de supermercados e atacados, desde os pequenos até as grandes redes, podem se transformar de maneira rápida, a fim de não deixarem parados os processos de contratação e reposição de mão de obra.

Isso porque os softwares de R&S têm capacidade de organizar dados do candidatos com grande precisão, e ajudar a encontrar o profissional certo, na hora certa. Enquanto as plataformas de vídeo permitem realizar as entrevistas à distância, de maneira cômoda, ágil e o mais importante, segura. E com auxílio da IA é possível otimizar ainda mais os recursos dessas duas tecnologias, aumentando o processamento das informações e permitindo relatórios das entrevistas gravadas em vídeo, para ajudar os gestores de RH a terem insights das emoções dos candidatos (confuso, feliz, neutro calmo etc.), por meio de leitura de expressões faciais, a fim de avaliarem quem se encaixa melhor em cada vaga.

Essas mesmas ferramentas também podem ajudar supermercadistas e atacadistas a resolverem desafios vividos pelas suas áreas de RH, desde antes da pandemia, como excessos e desorganização de currículos, já que todas as informações dos candidatos podem ser migradas para o âmbito digital, eliminando o uso do papel.

A tecnologia é sem dúvida uma grande parceira dos negócios, ainda mais em tempos de adversidade, como a que estamos enfrentando, e sua aplicação nas áreas de RH veio para ficar. Por isso, você varejista, não perca mais tempo e comece a planejar a modernização da sua área de recursos humanos.

Procure já parceiros e soluções capazes de suportar as demandas de recrutamento e seleção da sua empresa, para que ela não corra o risco de parar por falta de colaboradores.

Faça sua parte nesse momento crítico para todo país, e boa sorte!

Wagner Santos é COO do Compleo

Sobre o Compleo

O Compleo é uma Plataforma de Recrutamento e Seleção que nasceu em 2014, com o propósito de ajudar profissionais de Recursos Humanos a automatizar e otimizar diversas tarefas do dia a dia, centralizar informações e encontrar os melhores profissionais do mercado no menor tempo possível.

Composto por dois softwares, o Compleo Vídeo, que realiza entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento, e o Compleo ATS, um sistema de Recrutamento e Seleção que ajuda a gerenciar todas as etapas do processo seletivo, a plataforma Compleo já realizou a triagem de mais de 700 mil candidatos em todo o Brasil, somando mais de 150 mil testes de recrutamento e mais de 50 mil entrevistas realizadas por vídeo, que auxiliaram empresas de todo o país a contratarem mais de 20 mil profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto