Logo
Imprimir esta página

Blossom Consult impulsiona o uso da tecnologia BIM em projetos de mineração, metalurgia e de óleo e gás

Por meio do uso inovador de soluções Autodesk, empresa promove mudança cultural em indústrias tradicionais e assegura colaboração irrestrita entre escritórios e clientes

A empresa de engenharia Blossom Consult, fundada há quatro anos com proposta inicial de atuar com gestão de projetos industriais e sob demanda dos clientes, passou também a atuar com força no desenvolvimento de projetos de engenharia mais recentemente. Com um DNA inovador e fundamentado na computação em nuvem, a companhia soube aproveitar os recursos de colaboração disponíveis nos softwares desenvolvidos pela Autodesk desde os primeiros projetos. Isso foi fundamental para que ela crescesse de maneira estruturada, com presença em diferentes regiões do Brasil, ampliasse sua equipe e, mais do que isso, fosse protagonista de uma mudança cultural em setores tradicionais como os de mineração, metalurgia e óleo e gás, nos quais a contratação baseada na metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) ainda é pouco usual.

A partir dos primeiros contratos na área de gestão de projetos junto a empresas de grande porte da cadeia do alumínio – mineração de bauxita, refino da alumina e fundição de alumínio -, produtoras de ferro-níquel, minério de ferro e siderúrgicas, a Blossom Consult, com sede em Belo Horizonte, adotou a estratégia de abrir escritórios em outras regiões, incluindo Barcarena (PA) e Ipatinga (MG), além de sites em diferentes cidades.

Para atender à crescente demanda impulsionada por seus clientes a expandir os serviços para o desenvolvimento de engenharia multidisciplinar, desde o início a Blossom identificou a possibilidade de usar ferramentas Autodesk, como o AEC Collection, Revit e BIM 360 (BIM Docs, Design e Build) para automatizar e habilitar a colaboração em grande escala não só entre os seus escritórios e profissionais envolvidos nos projetos, mas também com participação ativa dos clientes.

“Fazemos o melhor uso de cada uma delas, ou da associação entre elas, conforme a demanda de cada projeto. E com o uso dessas ferramentas passamos da ideia de comunicação entre sites para um trabalho colaborativo em diferentes localidades”, explica Frederico Jannotti, sócio da Blossom Consult. “Os ganhos de transparência, colaboração e produtividade são inegáveis e hoje raramente iniciamos um projeto sem ser em BIM”. O executivo ainda acrescenta que “isso advém da força das premissas do BIM e que é necessário usar a melhor solução tecnológica para que os processos de engenharia caminhem sempre para modelos inovadores, eficientes e que tragam resultados de qualidade para os clientes da Blossom”.

Jannotti conta que os primeiros contratos foram firmados no modelo tradicional de medição por emissão de documentos 2D em A1 Equivalente (formato de documentação). Mas, determinados a desenvolver seus projetos em conformidade com a metodologia BIM, a Blossom começou a executar ordens de serviço para ir se adaptando, juntamente aos seus clientes, utilizando ferramentas como o Revit e BIM 360 Docs.

Segundo Jannotti, a utilização do BIM e de suas ferramentas não são comuns em projetos no meio industrial. “A Autodesk e sua parceira Buildtech nos apoiaram na trajetória de implantação e consolidação dos trabalhos. Desde os primeiros projetos, a metodologia se mostrou viável e capaz de aumentar exponencialmente a produtividade. O uso massivo das ferramentas se provou muito eficiente. Além disso, a equipe técnica, juntamente aos os clientes, pôde fazer contribuições em tempo real ao projeto."

Assim, os projetos da Blossom ganharam força e o BIM consolidou-se dentro da empresa, ajudando também na relação com os clientes. Essa expansão para desenvolvimento da atuação também para projetos de engenharia multidisciplinar, suportada pelo uso das ferramentas em nuvem e com a eficiência trazida pela metodologia, somou-se a uma boa dose de audácia, levando a empresa a liderar uma mudança cultural nas indústrias tradicionais em que vem atuando.

Quebra de paradigma e mudança cultural

Em um novo projeto siderúrgico de grande porte, a Blossom posicionou-se frente ao cliente demonstrando as vantagens da metodologia BIM e fomentando a evolução da forma de contrato aderente à essa tecnologia, deixando de apresentar o modelo A1 Equivalente. "Conseguimos mostrar para uma indústria tradicional que novas metodologias e a interação digital entre os times poderiam ser mais eficientes em um formato ‘ganha-ganha’", diz Jannotti. "Foi uma verdadeira mobilização, que demandou ajustes contratuais e uma mudança cultural nas companhias." O impacto foi tamanho que atualmente este cliente quer que os novos contratos de engenharia sejam feitos 100% em BIM.

Benefícios

A Blossom vem conquistando novos e grandes clientes em diferentes ramos da indústria. Para Jannotti, essas conquistas são fruto da reputação construída pela empresa. No entanto, a continuidade e a ampliação de contratos dependem do uso eficiente das ferramentas. "A assertividade, clareza, conectividade e transparência que conseguimos aportar aos projetos por meio do uso que fazemos destes softwares foram fundamentais. A tecnologia Autodesk, associada à capacidade técnica da Blossom, é aplicada desde um projeto de revisão de conceito de um restaurante até um grande desafio de engenharia industrial".

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone, ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.

Para mais informações, visite autodesk.com ou siga @autodesk.

Sobre a Blossom Consult

A Blossom Consult é uma empresa de engenharia focada na Gestão de Projetos Industriais, atuando desde estudos conceituais até o startup e suporte a projetos de todos os tamanhos no Brasil e no exterior. Com um variado portfólio de serviços, que inclui gestão de empreendimentos industriais, engenharia multidisciplinar, consultoria técnica em engenharia e consultoria de negócios industriais, a empresa atua em diferentes ramos da indústria. Entre eles, destacam-se Mineração, Metalurgia/Siderurgia, Óleo e Gás e Infraestrutura. A Blossom Consult possui uma equipe experiente e integrada, somada por parceiros de negócios de classe mundial, além de metodologia e ferramentas para apoiar o desenvolvimento dos serviços oferecidos aos clientes, ajudando-os a crescer e a gerenciar de maneira apropriada os seus projetos – novos e de expansão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto