Logo
Imprimir esta página

Camicado Lança Coleção Mestras Do Barro

Camicado Lança Coleção Mestras Do Barro

Junto com um coletivo de artesãs do Vale do Jequitinhonha (MG), a marca desenvolveu uma linha exclusiva de itens para decorar e servir

A Camicado e o coletivo de artesãs do Vale do Jequitinhonha (MG) desenvolveram juntos a Coleção Mestras do Barro. O projeto contou com a colaboração ativa da Paiol, loja especializada na curadoria de artesanato brasileiro, que acompanhou de perto todo o processo nas comunidades Coqueiro Campo e Campo Alegre, em Turmalina (MG). A linha exclusiva reúne 25 peças de cerâmica, entre itens utilitários e de decoração, como filtro de água, jarra, moringa, travessas, prato para bolo, caçarola, minicolher, açucareiro, farinheira, manteigueira, tábua de servir, porta copos, molheira, comedouro de passarinho, cachepô, móbile de flor e prato decorativo. "A linha enaltece o artesanato ao mesmo tempo em que provoca o resgate da cultura e da arte popular brasileira e, principalmente, contribui para o fortalecimento da economia regional", explica o gerente sênior de marketing da Camicado, Vinicius Rodrigues.

Fabricação artesanal - Da argila colhida na região à peça pronta, o trabalho envolve o processo criativo de cada item e a transformação da matéria-prima: amassar o barro, modelar, raspar os excessos no acabamento, alisar com um pano, secar ao sol, fazer o oleio (pinceladas de argila em estado líquido), a pintura e a queima no forno à lenha por até 12 horas. Cada detalhe carrega memórias e materializa uma história riquíssima, transmitida por gerações de mulheres. As trajetórias delas, conectadas a partir de sua técnica e de um elemento tão fundante como a terra, estão vivas nestes trabalhos - assim como as sempre-vivas que florescem no Vale do Jequitinhonha e brotam nos relevos de cada peça, que é única. Neste lançamento especial, com tiragem limitada, a inspiração da Camicado é que as pessoas possam ter em casa um pouco da história da arte popular brasileira e do respeito à tradição da cerâmica do Vale do Jequitinhonha. "É uma forma de aproximar nossos clientes deste universo tradicional do fazer manual, unidos pela força e a delicadeza dessas mulheres na Coleção Mestras do Barro", fala Vinicius.

Técnica exclusiva - A cor branca é o que torna a Coleção Mestras do Barro única, valorizando uma característica singular e pouco conhecida da cerâmica do Vale do Jequitinhonha. O tom vem da pintura branca sobre o oleio branco, dois processos que utilizam apenas a argila da região. Uma técnica que revela os saberes geracionais das artesãs, que deixam seus nomes assinados em cada peça. A coleção estará disponível no site www.camicado.com.br, no aplicativo e canal de televendas.

Sobre a Camicado

Com mais de 115 lojas pelo Brasil, a rede de lojas especializada em casa e decoração oferece um mix de produtos como utensílios de cozinha, mesa, cama, banho, organização, eletroportáteis e itens licenciados. Com o objetivo de proporcionar total facilidade ao cliente, a Camicado oferece uma experiência personalizada que alia excelência no atendimento a um ambiente agradável e diferenciado.

A marca é referência no mercado no serviço de listas de presentes, para noivas e noivos que procuram soluções completas para todos os ambientes da casa, com qualidade e estilo. A Camicado está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins, Alagoas, Paraíba, Bahia, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto