Logo
Imprimir esta página

Designer explica como a iluminação pode transformar um ambiente

Designer explica como a iluminação pode transformar um ambiente

Um projeto luminotécnico pode influenciar no comportamento e nas sensações em determinado espaço.

A iluminação é parte fundamental do projeto de interiores, mas muitas vezes ela é vista com muita simplicidade, apenas com sua função utilitária. Quando bem aplicada, a luz adquire outras qualidades, causar sensações boas, dar mais personalidade e vida ao ambiente, além de otimizar as atividades naquele espaço.

A designer de interiores Marli Assis explica que projetar a iluminação é muito mais do que evitar cantos escuros ou excesso de luz em uma área, o planejamento adequado pode trazer muitas vantagens. “Criar variações em um mesmo ambiente é muito eficiente na economia de energia. Além disso ela amplia o leque de sensações possíveis nesse espaço, divertido, dramático, intimista e etc. A iluminação é essencial para criarmos uma ambientação consistente na decoração, valorizando a mesma”, afirma a especialista.

A versatilidade da iluminação também cria diferentes cenários. “A ideia principal é que a iluminação atenda especificamente à necessidade em vários contextos de usos diversos no mesmo espaço, podemos pensar em um pendente que leve a atenção para a mesa na hora das refeições ou luzes que deixam prevalecer o escuro durante o filme e utilizar somente a iluminação essencial e direcionada para a mesa em momentos de estudo ou trabalho, o que aumenta o foco”, exemplifica Marli.

A iluminação também afeta diretamente o comportamento e as emoções dos moradores, nesse sentido uma dinâmica maior a partir das luzes pode gerar um estilo de vida mais ativo, além de propor mais alegria. Marli relata um caso em que essa transformação ocorreu em um de seus projetos. “Atendi uma família onde a mãe sofria de depressão. Conseguimos criar uma atmosfera mais para cima e dinâmica com iluminação e cores, ela passou a caminhar mais pela casa e conviver mais com a família. Essa é a função do design de interiores no geral, causar melhoria no cotidiano das pessoas com os projetos e a iluminação é um ponto chave para isso”, ressalta a designer.

Marli diz que o estudo das sensações criadas é a princípio intuitivo, mas que avança e se confirma através de estudos. “A iluminação sempre foi uma prioridade em meus projetos. Agora, nos aprimoramos na área da Neuroarquitetura para entender como influenciar os sentidos, sentimentos e o humor das pessoas que vão compartilhar o espaço projetado”, encerra a profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto