Logo
Imprimir esta página

Empresária brasileira está entre as finalistas de prêmio da ONU para mulheres empreendedoras

Com apoio do Sebrae, a proprietária de oficina mecânica no DF, Agda Oliver, está na disputa ao lado de empreendedoras de nove países

A empresária Agda Oliver, proprietária da oficina Meu Mecânico, localizada em Ceilândia (DF), é uma das dez finalistas do Prêmio Empretec para Mulheres Empresárias. A premiação, organizada a cada dois anos pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), reconhece o empenho e a dedicação de mulheres empreendedoras que aplicaram os conhecimentos adquiridos para transformar suas comunidades depois de participarem do Empretec, metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e executada com exclusividade no Brasil pelo Sebrae.

Em sua 7ª edição, a cerimônia de premiação está prevista para ser realizado em dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a depender da confirmação dos organizadores. Além do Brasil, outros nove países estarão representados na disputa que ainda não teve brasileiras vencedoras em edições anteriores “Estou em êxtase e muito emocionada por estar entre as finalistas. Sei que o fato de estar lá já é bastante positivo, mas eu quero ganhar. Quero muito trazer essa premiação internacional para o Brasil”, contou Agda.

A empresária foi selecionada dentre 40 empreendedoras de todo o Brasil pela coordenação nacional do Empretec, que indicou outras cinco mulheres empreendedoras em Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Tocantins. Os nomes foram repassados para um grupo de especialistas da UNCTAD que analisou e escolheu quais seriam as dez finalistas dessa nova edição do prêmio que reúne mulheres de 40 países, que assim como o Brasil, promovem o Empretec.

O Sebrae tem acompanhado a participação da empresária brasileira e com o apoio da unidade regional do DF, ela está preparando sua apresentação com fotos e vídeos que contam um pouco a rotina do seu pequeno negócio e o impacto gerado pelo Empretec no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “O Sebrae, mais uma vez, está pegando na minha mão e agora me colocando em condições de representar o Brasil”, reforçou.

Trajetória de sucesso

Natural de Arinos, município localizado no Noroeste de Minas Gerais, a 280 quilômetros de Brasília, Agda Oliver veio para a capital federal no início dos anos 2000 quando trabalhou em áreas dominadas pela presença masculina, como postos de combustíveis, hipermercados e instituições bancárias.

A vontade de ter seu próprio negócio sempre a acompanhou, mas ganhou força quando ela passou pela experiência de ser enganada em uma oficina mecânica. A partir do episódio, Agda começou a estudar conceitos de mecânica e a pesquisar mais sobre o próprio carro por meio da internet e manual de fábrica. Atraída pelo setor automotivo, ela decidiu montar uma oficina mecânica e procurou para buscar orientações e concretizar o negócio. Ao participar do Empretec, ela reuniu conhecimento e desenvolveu habilidades para tornar seu empreendimento viável.

A oficina foi aberta na região de Ceilândia Sul e aos poucos a marca cresceu e conquistou clientes tanto no DF como em Goiás, tornando-se uma referência, principalmente para o público feminino que representa cerca de 70% da clientela. Por mês, são em média 300 clientes na oficina. Ela reconhece que o sucesso ao longo dos anos teve a participação do Sebrae. Segundo a empreendedora, a instituição traz credibilidade para o negócio. “Eles me ensinaram a ouvir o cliente, que é quem de fato determina o sucesso de um empreendimento”, declarou.

Em 2012, a empresária tornou-se a primeira empreendedora do DF a vencer o Prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócio. A iniciativa reconhece a atuação de mulheres empreendedoras em todo o país, cuja história de vida pode ser exemplo para aquelas que têm o mesmo propósito. Conheça mais sobre a atuação do Sebrae no empreendedorismo feminino ao clicar aqui.

“O Sebrae está na torcida para que os jurados se sensibilizem e que essa possibilidade de vitória se torne real. A Agda conseguiu aprimorar ainda mais suas características ao participar do Empretec. Com resiliência, paixão e muito trabalho duro tem mostrado o que uma empreendedora precisa fazer para se sair bem nos dias atuais. As mulheres querem ser protagonistas de suas trajetórias e o Sebrae estará sempre ao lado dessas guerreiras. Nós acreditamos na força da mulher e reforçamos, constantemente, a cada uma delas a consciência sobre suas capacidades”, analisa a diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha.

O Empretec

A solução é uma metodologia chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovida em cerca de 40 países. No Brasil, é desenvolvida com exclusividade pelo Sebrae em todo o território brasileiro com o objetivo de desenvolver o potencial empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios. Em todo o país, já foram realizadas mais de 12 mil turmas com 286 mil participantes, representando 60% do público em todo no mundo.

Para quem já participou do Empretec ou sonha em participar, já estão abertas as inscrições para o Empretec Summit Brasil 2020, que este ano será totalmente online. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de agosto. Serão três dias de palestras e painéis com grandes nomes do mercado, mentorias e muita interação em ambiente digital gamificado com espaços para discussão de tendências e rodadas de negócios. As inscrições podem ser feitas no endereço: https://lets.events/e/empretec-summit-2020/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto