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De pontes a roupas: como a Authen aplica design thinking e engenharia avançada para melhorar performance de corredoras

Fundador da marca brasileira, o engenheiro americano Christopher Spikes trouxe o setor de technical activewear para país ao desenvolver uma marca com propósito

A Authen, primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, nasceu da união entre a engenharia americana e alma da mulher brasileira. Dessa forma, o engenheiro Christopher Spikes, fundador e CEO da marca, ao lado de Vanessa Kotters, Diretora de Produtos da Authen, estudou como desenvolver uma linha de roupas para corrida de rua que tivesse a modelagem das brasileiras.

Com o propósito de aprimorar o desempenho das corredoras a inovação da marca se dá por meio da junção de tecidos tecnológicos - que oferecem, por exemplo, alta compressão e prevenção à flacidez dos seios - e a aplicação da metodologia do design thinking em cada produto. Para o design thinking ser aplicado no desenvolvimento das roupas esportivas, o processo de elaboração adotado pela marca é pensado a partir do mapeamento das necessidades das corredoras, para então passar para a criação de soluções que a nova peça trará. Dessa forma, todo produto da Authen possui um propósito e passa por três etapas de elaboração: imersão, criação e a fase de testes.

Por meio de um exercício de empatia e definição, a primeira etapa é uma imersão para identificar as necessidades das corredoras. "A Authen não cria nada do zero, o que fazemos é traduzir a necessidade das corredoras em produto", afirma Vanessa. Para conseguir se colocar no lugar das corredoras e entender quais produtos precisam ser desenvolvidos, a Authen conta com um time de esportistas - são mais de 30 corredoras amadoras e profissionais - que opinam e falam das suas dores e o que buscam para melhorar seu desempenho no esporte.

Além disso, o trabalho de mapeamento se estende para o campo dos consumidores. Por meio dos 400 lojistas parceiros a marca entende o que está sendo mais consumido e o que está faltando no mercado. Ainda, a Authen está presente nos maiores eventos de corrida do Brasil, montando pop-up stores e conversando diretamente com mais de 100 mil corredoras. Por fim, o relacionamento com o cliente é de extrema importância, qualquer sugestão - seja um feedback negativo ou positivo por meio do SAC ou das redes sociais - logo é atendida, estudada e trabalhada pelo time de produto da marca. "Levamos todos os feedbacks muito a sério, pois cada um é a semente de uma dor que podemos resolver", comenta Spikes.

A segunda etapa é o momento de colocar em prática o que foi observado e transformar as dificuldades, dores e desejos das corredoras em um novo produto. Para isso, a Authen cria um protótipo com o layout e a modelagem específica para o corpo das brasileiras, colocando em prática seus diferenciais tecnológicos e conhecimentos da engenharia americana. Após desenvolvido, o produto passa para a fase de testes, na qual o time de esportistas da Authen prova e aprova o produto, não só quanto ao aspecto visual, como também na prática efetiva de corrida. Para Spikes, um dos segredos da Authen é testar: "Impossível ser uma marca de performance sem essa etapa. Testamos rigorosamente nossos produtos até chegar às consumidoras. com o comprometimento de entregar o que prometemos".

Esse processo é demorado por possuir longas etapas de experimentação e feedbacks, por isso, uma peça pode demorar até 13 meses para ser concluída e disponibilizada para vendas, como é o caso do Top Preserve, que será lançado em agosto. A bermuda mais vendida da Authen, a Grit, que já está em sua oitava versão, passando por ajustes conforme as sugestões e buscando sempre o aprimoramento a partir das impressões do público. Isso demonstra que a marca continua buscando a melhor versão de seus equipamentos.

Outro exemplo do uso de design thinking é o Top esportivo Signature Power, essencial para seus treinos diários de quilometragem base, entre 10km e 21km. "Mulheres com seios grandes, muitas vezes, usam dois tops para correr. Isso não só pode gerar flacidez nos seios e lesões, como diminui a performance durante a corrida", explica Vanessa. Pensando nisso, eles criaram esse top duplo, que mistura o top reto com o nadador, dando firmeza ao ter quatro pontos de apoio e distribuindo o peso de forma correta ao ombros. Assim esse sistema Firmness Control® junto a uma compressão extra, faz com que a corredora deixe de sentir os incômodos provocados pelo balanço dos seios durante as corridas.

Exemplo mais recente do design thinking, é o Top Valorize, produto que pertence à linha Women's Needs, desenvolvida para as necessidades do corpo feminino, nesse caso foi pensado para corredoras com seios pequenos. Por contar com um bojo bolha sport, diferenciando-o dos tops comuns, ele se adequa perfeitamente aos seios menores, preenchendo a base do top e valorizando-os. Neste top, os seios não ficam soltos enquanto você corre, problema comum mapeado entre as esportistas, já que elas só tinham duas opções: um top de compressão que achata os seios ou um top com bojo grande em que deixa os seios sem segurança. Para uma adaptação ainda maior ao corpo, as alças são ajustáveis, podendo escolher entre costas retas ou cruzadas.

Sobre a Authen:

Criada em 2015 pelo norte-americano Christopher Spikes, a Authen é a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, tornando a marca referência em inovação no seu setor. Ao unir engenharia americana, design thinking e a alma da mulher brasileira, a marca desenvolve produtos que atendem as necessidades das brasileiras, sejam iniciantes ou profissionais. Além de oferecer uma ampla diversidade de medidas, a Authen desenvolve linhas específicas como a Woman’s Needs e o Ciclo da Maratonista, em que cada produto cumpre um propósito, seja evitar desgaste e lesões ou dar sustentação e segurança, entre outras funções.


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