Logo
Imprimir esta página

Como o ganho de eficiência ajudará a indústria a superar a crise

Entenda como essa prática pode identificar prioridades e entregar cronogramas com base em previsões precisas

Por Ricardo Hayashi, responsável por produtos para Conexões Inteligentes da Atec

A implantação de conceitos como ganho de eficiência e melhoria contínua certamente serão fundamentais para enfrentar os principais desafios da indústria na retomada da economia após a crise da pandemia do novo coronavírus, como melhoria de processos e aumento da produtividade.

Para realmente impulsionar o ganho de eficiência é preciso aumentar a qualidade dos produtos e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo e o custo da produção para atrair novos clientes, melhorar o lucro e manter a competitividade. Uma eficiente gestão de ativos e uma linha de produção enxuta são estratégias que vão permitir à empresa ganhar mais produtividade e desperdiçar menos tempo e recursos.

Pilares estratégicos

Eficiência e conectividade serão os pilares estratégicos para superar a crise. Embora inicialmente pareçam não ter relação entre si, o ganho de eficiência em toda a empresa certamente depende da conectividade para dar mais inteligência à gestão administrativa, da produção e da gestão de ativos, a partir da coleta, análise e entrega de dados assertivos e contextualizados que impulsionarão a melhoria contínua e, consequentemente, levarão a maior produtividade e redução de custos.

Sem dados confiáveis e sem planejamento, tarefas de manutenção resultam principalmente em perda de tempo e de recursos, podendo até mesmo não garantir a confiabilidade do ativo. Toda atividade de manutenção precisa ter o objetivo de gerar "valor" para os ativos, agindo de forma preditiva e proativa, o que vai permitir que a linha de produção volte a funcionar com toda a sua capacidade.

Uma inovadora solução de gestão de ativos deve ter a capacidade de entregar relatórios baseados na coleta de dados dos sensores embarcados em toda a supply chain, através de ferramentas integradas de Big Data e Analytics, conectadas a qualquer outra aplicação.

Essa capacidade de integrar e analisar dados enviados por soluções inteligentes de conexão em uma plataforma única de gestão de ativos, aliada a ações de melhoria contínua e de ganho de eficiência, são fundamentais para a implantação de estratégias de manutenção prescritiva ou preditiva, capazes de evitar desperdícios com paradas não programadas, estoque de peças desnecessário e outros problemas ocasionados pela necessidade de uma manutenção corretiva. E essas são situações que não podem acontecer no momento da retomada da produção.

A integração entre a gestão de ativos e a produção têm influência direta na qualidade, na otimização dos processos produtivos e nos resultados operacionais e financeiros do negócio. Um eficiente planejamento de gestão de ativos é que vai manter a planta em condições ideais para a retomada da produção, garantindo a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e, consequentemente, contribuir para a otimização dos processos produtivos em toda a cadeia e assegurar a qualidade dos produtos finais.

O ideal é observar pontos fortes e pontos fracos da sua linha de produção, avaliar os produtos, analisar dados, funções, históricos, a condição dos ativos, para então pensar em maneiras de otimizar os processos e garantir o ganho de eficiência, fundamental para manter a competitividade no cenário de crise.

Sobre a Atech

Reconhecida como uma "System House" brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto