Logo
Imprimir esta página

DIA DO COMERCIANTE: Especialista compartilha dicas para comerciantes durante o cenário de incerteza causado pela pandemia

Aproveitando o Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho, docente da Anhanguera Taboão da Serra, compartilha dicas e orientações para micro e pequenos empresários

Na América Latina, a pandemia de covid-19 pode ocasionar o fechamento de 2,7 milhões de empresas formais, dentre as quais 2,6 milhões de microempresas. Além disso, cerca de 8,5 milhões de empregos devem ser perdidos. Os dados foram divulgados no início do mês pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e, segundo o relatório, a crise gerará mudanças no interior das empresas e na organização das cadeias produtivas, enquanto as novas tecnologias serão fundamentais no modelo de funcionamento das organizações.

Os números, embora alarmantes, não devem ofuscar as oportunidades, principalmente no ambiente online, como argumenta a coordenadora de Administração de Empresas da Anhanguera Taboão da Serra, Ariana Araújo. Aproveitando o Dia do Comerciante, celebrado em 16 julho, professora Ariana afirma que saber lidar com os obstáculos gerados pelo coronavírus é uma questão essencial para a sobrevivência de micro e pequenas empresas.

"Um dos principais problemas enfrentados pelos empresários de micro e pequenas empresas é a adaptação a um modelo tecnológico que facilite a operacionalização para a venda de seus produtos, mercadorias e serviços. Neste momento de pandemia estamos vendo como o ambiente online tem sido um fator importante para a sobrevivência dos negócios. Outro fator é a questão da adaptação do horário de funcionamento, das atividades essenciais, além do regime de trabalho home-office. Os recursos financeiros disponíveis para momentos de caráter de contingência, justamente por prever situações inesperadas e evitar perdas de mercadorias, insumos ou matérias-primas também é um ponto que merece destaque", explica a coordenadora.

Entre as mudanças vividas pelo mercado de trabalho durante a pandemia, é possível observar empresas sendo abertas e outras crescendo, mesmo em meio a esse contexto econômico delicado. Este cenário, segundo Ariana, contribui com a geração de emprego e renda, além de movimentar e aquecer a economia do País. "Torna-se, portanto, ainda mais essencial a figura de especialistas para a manutenção das atividades, o que contribui para a contratação de profissionais para os serviços de Recursos Humanos, Contabilidade, Folha de Pagamento, Tributários e Fiscais, por exemplo", argumenta.

"É preciso dedicação do empresário individual ou dos sócios. Ter um planejamento das ações de captação de clientes para ofertar seus produtos, mercadorias e serviços, com auxílio de um especialista na elaboração de um plano de negócio, antes e durante o processo de formalização da constituição da empresa, poderá gerar uma estabilidade de sobrevivência no mercado por longo período", completa.

Por fim, aos que desejam se manter funcionando nessa época de incertezas, professora Ariana lista algumas recomendações:

• Manter a carteira de clientes: As empresas que têm esse hábito terão melhores resultados, pois esses contatos ajudarão a passar por esta fase sem grandes prejuízos;

• Site, blog ou redes sociais: Um contato via ambiente virtual da empresa, pode aproximar a relação de oferta e procura do público que já conhece a marca, além de disponibilizar infinitas possibilidades para a captação de novos clientes. Portanto, intensificar vendas à distância, com possibilidade de entrega dos produtos na casa dos clientes, é um importante diferencial;

• Renegociar dívidas de curto, médio e longo com prazo com instituições financeiras: O objetivo é encontrar taxas de juros mais atrativas e carência durante o período de crise, pois o Governo, por meio do Banco Central do Brasil, anunciou em junho um conjunto de medidas para ampliar a oferta e o acesso ao crédito aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas. Mas, para melhor entender esse ponto, procure ajuda de especialistas;

• Redução de custos e despesas desnecessários.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto