Logo
Imprimir esta página

Após a pandemia: nutricionista dá dicas para comer bem e manter a higienização da marmita na volta à rotina

Crédito: alimento foto criado por freepik - br.freepik.com Crédito: alimento foto criado por freepik - br.freepik.com

Especialista da Dietbox explica como fazer as refeições fora de casa de forma saudável e segura

Após meses de isolamento social por conta do novo coronavírus, alguns setores da economia já estão, aos poucos, retomando suas atividades. Diante disso, os cuidados com a saúde dos funcionários e a higienização deles no ambiente corporativo ganham papel de destaque, especialmente no momento das refeições. Levar a própria comida, por exemplo, é uma opção não apenas mais econômica, como também mais saudável e segura para evitar que as pessoas se exponham além do necessário para comer.

Apesar dessas vantagens, é preciso atenção na hora de preparar a marmita. Para manter uma dieta equilibrada, o ideal é ter o acompanhamento do nutricionista. O profissional vai levar em conta o seu perfil e as necessidades do seu corpo para indicar quais alimentos devem ser consumidos. E para te ajudar e dar aquele empurrãozinho nessa volta à rotina, a Júlia Canabarro, nutricionista e consultora da Dietbox - startup responsável pelo software de nutrição mais utilizado no Brasil - , dá 4 dicas para deixar a marmita mais nutritiva e saudável. E ainda explica quais cuidados tomar ao preparar as refeições que serão consumidas fora de casa.

Escolha um cardápio colorido:

Quando se trata de marmita, o recomendável é que ela seja sempre balanceada. Numa refeição ideal, ½ dela deve ser composta por verduras e legumes (crus ou cozidos) e ¼ por carboidratos como arroz e batata. Já as proteínas completam o restante do prato e podem ser de origem vegetal ou animal, desde que sejam magras e, de preferência, grelhadas. O recomendado é deixar a marmita bem colorida, optando sempre por alimentos frescos e naturais. Isso ajuda a garantir variedade de nutrientes. Vale lembrar que isso vai depender dos objetivos individuais e indicações do nutricionista.

Prepare e higienize corretamente os alimentos:

Depois de montar um menu balanceado, a higienização é fundamental para preparar a marmita. Além de lavar os alimentos em água corrente, cozinhá-los bem, acima dos 70°C, torna os alimentos mais seguros à saúde e prolonga a durabilidade da refeição. O cozimento correto garante não apenas um sabor melhor, como uma maior segurança principalmente em relação aos ovos, peixes e carnes.

Já em relação à higienização, é importante realizar a limpeza e a desinfecção de legumes, frutas e vegetais folhosos. Primeiro, lave em água corrente retirando todas as sujidades visíveis. A desinfecção pode ser feita com hipoclorito de sódio ou água sanitária - 1 colher de sopa para 1 litro de água, ou conforme as instruções do fabricante presentes na embalagem. Os alimentos devem ficar de molho por 15 minutos e depois lavados em água corrente. Por fim, devem secar naturalmente.

Armazene a marmita e as refeições do dia de forma correta:

Recipientes de vidro são mais indicados por serem livres do Bisfenol, substância nociva à saúde presente no plástico. Além disso, podem ir direto ao microondas e não deixam cheiro e nem gosto. Investir em uma bolsa térmica ajuda a armazenar a marmita e as refeições do dia de forma correta. Para esterilizar esses utensílios que tiveram contato com diversas superfícies, utilize hipoclorito de sódio diluído em água ou solução de álcool 70%.

Tenha atenção na hora de comer:

Depois de seguir todas essas dicas, não esqueça que atitudes simples fazem toda a diferença na hora das refeições. Entre elas, lavar as mãos ou usar álcool em gel 70%, evitar sentar muito próximo aos demais colegas de trabalho e não compartilhar talheres e copos, que são de uso individual e não coletivo. Cada um precisa fazer sua parte para garantir o bem-estar de todos.

Sobre a Dietbox

Fundada em 2013, a Dietbox é a empresa responsável pelo software online de nutrição mais utilizado por profissionais da área, que oferece aos nutricionistas uma ferramenta de aproximação e fidelização de pacientes. A startup conta com mais de 160 mil profissionais e estudantes no sistema, mais de 2 milhões e meio de pacientes cadastrados e está presente em 14 países. Em 2019, a companhia deu início ao seu processo de internacionalização e personalizou o software para o mercado chileno. A Dietbox ocupa posição de líder de mercado no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto