Logo
Imprimir esta página

Por que o vidro é a melhor embalagem para a cerveja?

Garrafas de vidro têm maior resistência à pressão e podem receber mais CO₂, o que faz com que o gosto da cerveja seja levemente mais acentuado - Divulgação Garrafas de vidro têm maior resistência à pressão e podem receber mais CO₂, o que faz com que o gosto da cerveja seja levemente mais acentuado - Divulgação

O envase da cerveja em garrafas de vidro é a escolha predominante nas cervejarias nacionais. Isso acontece tanto por questões estéticas quanto pela visibilidade mercadológica, já que a cerveja na garrafa de vidro acaba ganhando maior destaque nas gôndolas dos supermercados e trazendo maior rentabilidade às marcas. Sobretudo quando se trata de cerveja artesanal, a embalagem ter um design diferenciado ou uma tecnologia avançada pode influenciar diretamente a escolha do consumidor.

Devido a sua maior resistência e durabilidade, o vidro permite ousadia no design, no tamanho e no peso das embalagens, respeitando, é claro, as especificações técnicas exigidas para envase e manuseio. “Por conta disso, as garrafas podem trazer designs específicos, por exemplo, de algumas escolas de cerveja, como Inglesa, Alemã, Belga, Trapistas, Cervejas de guarda etc. Podem também ser fabricadas em cores diferentes, rotuladas em papel ou autoadesivo e decoradas (serigrafias, pinturas, jateamento) ao gosto do cliente”, exemplifica Riccardo Mosconi, gerente de contas da Verallia, fabricante de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Além disso, as garrafas contam com modelos de diferentes tipos de fechamento, como coroa, twist off, pull off, clip-lock e até rolha.

Além das possibilidades no visual, há inúmeros fatores técnicos que demonstram as vantagens do uso do vidro no mercado cervejeiro. “É importante destacar que a embalagem em que a cerveja é consumida pode influenciar o sabor. O processo de pasteurização e envase muda de acordo com o material escolhido, e a cerveja pode receber mais ou menos CO₂ para garantir sua qualidade de acordo com o tipo de embalagem”, explica Mosconi.

Como sabemos, a cerveja precisa ter uma carbonatação adequada. Nesse sentido, as garrafas de vidro têm maior resistência à pressão e podem receber mais CO₂, o que faz com que o gosto seja levemente mais acentuado. Quando a carbonatação é perdida, o resultado não é bom, pois a entrada de ar, que normalmente provoca oxidação da cerveja, é prejudicial ao produto.

“O vidro é 100% impermeável, o que impede a entrada de oxigênio e dióxido de carbono, evitando reações químicas e, consequentemente, mantendo a carbonatação e a vida útil da cerveja. Além disso, a garrafa de vidro é completamente inerte, ou seja, não interfere na cerveja, o que evita qualquer alteração no sabor e no aroma”, acrescenta o gerente de contas da Verallia.

O vidro também é um mal condutor térmico e elétrico em relação ao alumínio. A cerveja envasada em garrafas pode demorar mais para gelar, mas também é certo que a bebida vai manter-se gelada por muito mais tempo, tornando o consumo mais agradável e evitando o desperdício.

É fato que as diferenças entre os diversos tipos de embalagens têm ficado cada vez menores, considerando a evolução das tecnologias de envase. A garrafa de vidro, entretanto, ainda é uma preferência nacional entre o público consumidor de cerveja. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL), a produção de garrafas de cerveja no país supera dois milhões de unidades, embalando mais da metade do que chega à mesa do consumidor. Isso mostra que existe um apelo cultural muito forte sobre ela.

Por fim, mas não menos importante que os aspectos visuais, técnicos e mercadológicos, um argumento em defesa do planeta: o vidro é um produto 100% reciclável infinitamente, sendo uma ótima alternativa de sustentabilidade. “Muitos modelos de garrafas são retornáveis, ou seja, podem ser reutilizadas para um novo envase. Uma garrafa retornável, em média, suporta 30 giros de utilização. E isso significa menos lixo nas cidades, menos poluição nos rios e nos mares, mais economia de recursos naturais. O que precisa mais para você fazer a sua escolha?”, conclui Mosconi.

Sobre a Verallia

A Verallia é a líder europeia e a terceira maior produtora global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, e oferece soluções inovadoras, personalizadas e ecológicas. O Grupo registrou receita de 2,6 bilhões de euros e produziu 16 bilhões de garrafas e potes em 2019. A Verallia emprega cerca de 10 mil pessoas e tem 32 fábricas de embalagem de vidro em 11 países. A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA - ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos.

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto