Logo
Imprimir esta página

Dados do Bem aponta que o coronavírus segue se disseminando na Baixada Fluminense

Dados do Bem aponta que o coronavírus segue se disseminando na Baixada Fluminense

Pela terceira semana consecutiva, números na região ainda são altos. Zona Norte do Rio também segue com elevação dos casos

Pela terceira semana seguida, a análise realizada pelo “Dados do Bem” até esta quinta-feira, dia 9/07, aponta que a Baixada Fluminense continua sendo o local com maior percentual de positivos entre as pessoas que foram testadas dentro da plataforma. Liderado pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox, o projeto combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos.

A Baixada Fluminense segue com alto índice de positivos entre aqueles que foram testados e a Zona Norte carioca também apresenta números relevantes de contaminação. Os bairros com o maiores percentuais de indivíduos infectado são: Periquitos (Duque de Caxias) - 60,87%; Lote XV (Belford Roxo) – 58,82%; Mangueira (Zona Central) – 57,89%; Tomazinho (São João de Meriti) – 55,56%; Barros Filho (Zona Norte) – 50,89%); Grama (Nova Iguaçu) – 50%; Nova Piam (Belford Roxo) – 50%; Parque Columbia – 46,67&; Engenheiro Leal (Zona Norte) – 46,15% e Jardim Sumaré – 44% .

Já entre os municípios do Estado, os que estão com percentual mais elevados de positividade entre os testados são: Belford Roxo (29,65), Duque de Caxias (27,97%); São João de Meriti (25,71%); Queimados (25%); Nilópolis (21,58%); Magé (21,54%); São Gonçalo (19,14%); São João da Barra (18,75%) e Itaguaí (18,18%).

Em operação no Rio de Janeiro desde o dia 28 de abril, “Dados do Bem” já conta com mais 260 mil downloads apenas no município do Rio. Desses, 263.407 pessoas fizeram a autoavaliação respondendo perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. De todas que preencheram o questionário, 48.672 foram testadas até a data de corte do estudo e, dessas, 14% (6.780) receberam o resultado positivo para o coronavírus.

Importante ressaltar que o “Dados do Bem” não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificados pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público.

O ponto de partida do “Dados do Bem” é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid—19 poderá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos.

Evolução dos números da plataforma “Dados do Bem” ao longo das semanas

De 25/06 a 2/07

Bairros com maior percentual de contaminados dentre aquelas que realizaram o exame no “Dados do Bem”.

Tomazinho (São João de Meriti) - 62,50%

Lote XV (Belford Roxo) - 58,82%;

Mangueira (Zona Central) – 58,33%;

Periquitos (Duque de Caxias) - 57,89%;

Barros Filho (Zona Norte) – 51,06%;

Nova Piam (Belford Roxo) – 50%;

Engenheiro Leal (Zona Norte) – 45,45%;

Jardim Sumaré – 43,48%;

Santa Crus da Serra (Duque de Caxias) – 42,86%

Centro de Olinda (Nilópolis) – 41,67%

Municípios com maior percentual de contaminados dentre aquelas que realizaram o exame no “Dados do Bem”.

Queimados - 31,58%

Belford Roxo - 31,06

Teresópolis - 30%

Duque de Caxias -27,68

São João de Meriti - 26,27%

Nilópolis -24,18%

Magé - 24,14%

São Gonçalo - 22,54%

Itaguaí - 18,75%

Mesquita - 18,35%

De 18/06 a 25/06

Bairros com maior percentual de contaminados dentre aquelas que realizaram o exame no “Dados do Bem”.

Lote XV (Belford Roxo) - 58,82%

Tomazinho (São João de Meriti) - 58,33%

Periquitos (Duque de Caxias) - 57,14%

Santa Cruz da Serra (Duque de Caxias) – 54,55%

Barros Filho (Zona Norte) – 51,11%

Centro de Olinda (Nilópolis) – 50%

Morro do Estado (Niterói) – 50%

Engenheiro Leal (Zona Norte) - 45,45

Vila São José - (Duque de Caxias) - 42,11%

Parque Fluminense (Duque de Caxias) – 41,30%

Municípios com maior percentual de contaminados dentre aquelas que realizaram o exame no “Dados do Bem”.

Belford Roxo - 34,06%

Queimados - 33,33%

São Gonçalo - 26,09%

Nilópolis - 26,06%

Duque de Caxias - 25,95%

Magé - 25,93%

São João de Meriti - 25%

Nova Iguaçu - 22,82%

Itaguai - 20%

Mesquita - 20%

Sobre a iniciativa DADOS DO BEM

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, DADOS DO BEM (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. DADOS DO BEM faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência IDOR Contra a COVID”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.

Sobre o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Fundado em 2010, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o avanço científico, qualificação, disseminação do saber e a inovação na área de saúde.

O IDOR vem desenvolvendo pesquisas de fronteira voltadas tanto para ciência aplicada, ou seja, com impacto clínico direto a curto prazo, quanto para a ciência fundamental, que busca o conhecimento mais profundo sobre os mecanismos biológicos, fisiológicos e patológicos.

A importância de aproximar a ciência básica da clínica foi evidenciada nas pesquisas envolvendo o vírus Zika, nas quais os pesquisadores do IDOR desempenharam um papel fundamental na comprovação da relação entre o vírus e a microcefalia. Os resultados tiveram grande alcance internacional e foram publicados na Science, uma das mais conceituadas revistas científicas da atualidade.

Sobre a Zoox

Fundada em 2010 e presente em seis países, a Zoox é uma empresa de tecnologia na aplicação de soluções integradas de Analytics, Big Data e Geo Localização que interage, captura, enriquece e entende o comportamento de pessoas, respeitando a privacidade, em espaços físicos, gerando inteligência sobre os dados coletados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto