Logo
Imprimir esta página

Empreendedorismo Feminino: Como Manter O Negócio Em Tempos De Crise Com A Alta Demanda De Tarefas

MCM Brand Group, liderada pela CEO Mônica Schimenes, comenta as mudanças feitas em tempos de crise e dá dicas de como conciliar todas as tarefas do dia a dia

Todo empreendedor que busca se estabelecer no mercado precisa se questionar diariamente quais passos seguir para não perder o foco. Mediante a crise econômica instalada no Brasil e no mundo, diversas empresas precisaram buscar alternativas para não fecharem as portas. Só neste ano, de acordo com uma pesquisa do SEBRAE, 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos. Diante disso, num olhar das empreendedoras femininas que conseguiram manter suas empresas funcionando, como é que elas estão passando por esse cenário?

No caso da MCM Brand Group, Mônica Schimenes, CEO do grupo, comenta que precisaram passar por diversas mudanças, uma alteração sensível no faturamento previsto para o ano, eventos cancelados, clientes em gestão de crise e com verbas totalmente congeladas. "Esse cenário foi assustador, mas fiz tudo ao meu alcance para reduzir os custos para não impactar tanto a vida dos meus colaboradores. Eu poderia ter fechado a agência, mas preferi preservar meu time e seguir acreditando que vai dar certo", comenta.

Schimenes também afirma que o diálogo foi o principal aliado para esse momento de mudança. "Foi preciso entender junto do time a situação para que pudéssemos nos adaptar. Estudamos, conversamos muito com nossos clientes e buscamos olhar para nossas demandas com outra perspectiva. Dessa forma, encontramos soluções e retomamos para nossa visão positiva diante de tudo", finaliza.

Mas a partir disso, como é que as mulheres empreendedoras têm passado por esse desafio?

Segundo pesquisas do IBGE, antes da pandemia, mulheres gastavam, em média, o dobro de horas semanais que homens em atividades de cuidados com pessoas e com a casa. Já com a pandemia, a tendência é que esse abismo tenha se agravado muito mais. Mas, tudo começa pela educação, é imprescindível que seja ensinado aos filhos a compartilhar e a se conscientizar sobre o equilíbrio das atividades da casa e dos compromissos familiares, de acordo com a individualidade de cada um.

"Nós como líderes precisamos assumir a postura e cuidado com a nossa empresa e todas as pessoas que fazem parte dela. Incentivar o diálogo aberto, transparente e sem julgamentos pode ajudar na modificação dos vieses que já estão arraigados em nossa cultura. Esse processo não é fácil, mas precisa ser iniciado e virar uma constante. Nós não somos árvores, seres estáticos, por isso usemos nossas atitudes como força de mudança", cita Mônica Schimenes.

Segundo Schimenes, é possível destacar algumas dicas para que essa variante seja leve e mais facilmente inclusa no dia a dia. Confira abaixo:

• Que a vontade de ser empreendedora seja sempre maior que os próprios medos.

• Mulheres são fortes e precisam ter consciência do próprio poder. Além disso, não podem se esquecer que nunca estão sozinhas e estão vivendo sempre em uma constante variável.

• Multiplique seus conhecimentos, busquem redes de apoio, grupos de descompressão, mentorias. Viver em tempos sombrios merecem atenção e dedicação.

Sobre a MCM Brand Group

Fundada em 1997, a MCM Brand Group é um grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com diversidade e inclusão, que possui qualificação para atender grandes corporações em suas metas de compliance. Atualmente, a empresa conta com um amplo portfólio, que mescla eventos corporativos ou de marketing, ativações, campanhas digitais, social media, entre diversos outros serviços. Algumas das empresas atendidas são IBM, BASF, Dell, Stefanini, Nextel, Dell, Red Hat, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto