Logo
Imprimir esta página

Mantenha o alto astral e tenha uma mente saudável

Período de confinamento fez com que problemas de saúde, como estresse e angústia, disparassem no país. O bom humor e sentimentos como alegria são fundamentais para encarar as adversidades, diz especialistas

O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 aumentou os casos de depressão e da ansiedade no dia a dia dos brasileiros. Segundo levantamento feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com 1.460 pessoas de 23 estados, o número de casos de depressão aumentaram 90% e as crises de ansiedade aumentaram em 71%. Neste dia da alegria, celebrado em 8 de julho, especialistas recomendam o bom humor para o enfrentamento das situações de instabilidade.

Segundo a psicóloga e neuropsicóloga Valéria Andraus Georges, que possui um consultório no centro clínico do Órion Complex, a sensação de ficar confinados e não ter o controle sobre sair de casa afetou profundamente as pessoas. “A incerteza de não saber quando a quarentena irá acabar e sobre a situação econômica nos próximos meses pode ser um gatilho para o descontrole e deixar as pessoas mais angustiadas”, explica Valéria.

A psicóloga Daniela Dias Barros Schmidt, que também atende no Órion Complex, acredita também que os impactos psicológicos na população são resultados de uma mudança repentina que exigiu uma rápida adaptação de todos. “As pessoas foram pegas de surpresa e aumentou uma sensação de prisão como se o direito de ir e vir fosse retirado delas. Além disso, o isolamento contribuiu para o aumento de casos de insônia, depressão e crise de pânico”, ressalta a psicóloga.

Para combater o estresse é importante estimular a produção de endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, considerados os hormônios da felicidade. Todos eles são produzidos pelo organismo e liberados em situações específicas, como a prática esportiva e meditação. Por isso, o autocuidado é uma das recomendações de Valéria: “É necessário ter um carinho consigo mesmo, um cuidado com a aparência para aumentar a alegria durante o período de isolamento social. Mesmo que a pessoa não possa sair de casa, é algo que qualquer um pode fazer para se valorizar. Levantar, se vestir e procurar atividades que te deixem bem”, indica a psicóloga, que também chama a atenção para uma alimentação saudável. “Muitas pessoas começaram a comer mais açúcar e carboidratos durante o período de isolamento social e essa desregulação pode causar doenças e afetar diretamente as emoções”.

Para Daniela Schmidt é importante manter uma rotina nos seus horários e atividades. “Ter horários definidos para trabalhar, conversar com outras pessoas, se divertir e se exercitar pode contribuir para diminuir os sintomas de ansiedade, por exemplo”, destaca a psicóloga. “Nossa rotina foi quebrada e modificada. O sair de casa foi completamente afetado. Por isso, é importante criar atividades em casa para se manter ativo, mesmo as pessoas que moram sozinhas”, destaca Daniela que recomenda o uso da tecnologia para manter o mínimo de contato social. “É possível demonstrar amor e carinho através de uma videochamada ou de uma ligação de maneira fácil e barata, algo que seria difícil em outras épocas”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto