Logo
Imprimir esta página

Dia de Cooperar apresenta o poder do cooperativismo

Dia de Cooperar apresenta o poder do cooperativismo

Cooperativas Ailos reúnem depoimentos que inspiram a cooperar para transformar o mundo em um lugar melhor

Para que mais pessoas conheçam o cooperativismo, surgiu o Dia C, Dia de Cooperar, celebrando o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado todos os anos no primeiro sábado de julho. O Dia C é uma iniciativa das cooperativas brasileiras para promover e estimular ações voluntárias e reforçar o potencial transformador do cooperativismo. Normalmente são realizadas ações ao longo do ano, voltadas à comunidade no âmbito cultural, educacional, ligados à saúde, responsabilidade socioambiental, esporte, lazer, etc. A novidade deste ano é que as ações de celebração serão feitas de maneira on-line.

Pensando neste novo formato, as cooperativas Ailos lançaram um convite a cooperados e colaboradores para enviarem um vídeo compartilhando boas notícias e mostrando como cooperam para um mundo melhor. Estes vídeos serão postados em uma playlist no Youtube. “Passamos por dias totalmente diferentes, e entendemos que ações cooperativistas podem ajudar diretamente a fazer um mundo melhor e a inspirar pessoas a fazerem o mesmo. Toda vez que cooperamos, estamos cuidando uns dos outros e é isso que realmente precisamos neste momento, de empatia, solidariedade e cooperação”, comenta Sulana Mara da Silva Wan-zuit, coordenadora de Educação Cooperativista e Relacionamento com o Cooperado da Central Ailos.

Em meio ao isolamento social e crise, histórias inspiradoras ganham um brilho ainda mais especial. O incentivo de pessoas que lutaram e conquistaram seus sonhos faz a diferença no dia a dia e dá um gás a mais para quem ainda está iniciando seus projetos ou pensando em tirar do papel aquela ideia. Em Florianópolis, a cooperativa vem fazendo parte do dia a dia de Jean Carlo Bardança, proprietário da Floricultura Dona Flor, no bairro Trindade há 17 anos. Através do crédito com a cooperativa, Jean conseguiu realizar o sonho de expandir seus negócios e há dois anos inaugurou a floricultura Flores da Ilha, no bairro Itacorubi. “Falar da cooperativa é muito bom, porque foi através dela que consegui realizar alguns sonhos. Quando eu quis financiar o valor para comprar a segunda loja, o tratamento foi totalmente diferenciado, o gerente foi até o local, viu que realmente seria uma boa localidade para abrir uma floricultura, tive muito apoio”, comenta Jean que agora realizou mais um grande sonho, de construir uma casa de frente para a praia, utilizando o crédito da cooperativa.

A história do Emanuel Rocka, proprietário do Assados Guanabara, de Joinville é mais uma prova de que o cooperativismo é um aliado em quem tem como desejo empreender e tornar o sonho real por meio do cooperativismo. Seu negócio chega a comercializar cerca de 2,5 a 3 toneladas de carne por mês e é conhecido por ter o melhor cupim da cidade! Emanuel já era acostumado a lidar com bancos tradicionais e não conhecia o funcionamento das cooperativas, mas a partir do momento que se tornou um cooperado viu seus negócios crescerem. “Eu não entendia muito sobre cooperativismo. Conheci o sistema Ailos em 2011 e comecei a participar das assembleias, das palestras, e comecei a entender mais sobre cooperativismo e a partir daí vi minha vida deslanchar, tanto profissionalmente, quanto na vida pessoal. Esse lado humano da cooperativa que me chamou atenção”, comenta.

Em meio a dificuldades, nascem projetos de empreendedorismo como a pizzaria Costa’s Pizza, do Humberto Costa que é consultor financeiro e durante a pandemia sentiu a crise bater à porta. Então decidiu ir na contramão e empreender durante o período de isolamento social. “Sempre gostei muito da área da alimentação, e foi quando tive a ideia de abrir a pizzaria durante a pandemia. Precisava de fluxo de caixa para abrir esse empreendimento, então procurei a minha cooperativa. Sou cooperado há quase dois anos e quando apresentei o projeto eles foram muito receptivos e me auxiliaram na realização desse sonho”, pontua Humberto. Hoje a pizzaria atende no balcão, mas tem uma grande demanda delivery, aproveitando a crise para inovar e empreender.

O cooperativismo tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente em um mundo em que as pessoas estão parando mais para dar atenção ao próximo, entendendo que, quando cooperamos, ajudamos alguém, mas também somos ajudados. A economia colaborativa tem se mostrado cada vez mais eficiente para a sustentabilidade financeira e o cooperativismo tem essa essência em seu DNA.

Ações de Cooperativismo o ano todo

A celebração do Dia C acontece em julho, mas as ações cooperativistas são realizadas ao longo de todo ano. As cooperativas Ailos entendem a importância e o impacto positivo de suas ações nas comunidades em que estão inseridas.

Em Francisco Beltrão, no Paraná, a Evolua Cooperativa de Crédito criou o projeto Evolua + Saúde, que tem como objetivo a conscientização sobre hábitos saudáveis, principalmente durante este momento. Em cada posto de atendimento tem um profissional de saúde à disposição para orientar os cooperados sobre os tipos de gripes, imunidade e a importância de fazer um check-up periodicamente. Na oportunidade foram entregues um kit com máscara e álcool em gel.

A Evolua também está fazendo uma campanha de arrecadação de roupas de Inverno, calçados e cobertores que serão doados a famílias carentes de Realeza. As doações podem ser feitas até o dia 31/8 nos postos de atendimento da cooperativa nas cidades de Realeza, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Dois Vizinhos, Pato Branco e Guarapuava. Em parceria com outras cooperativas, a Evolua também está fazendo a campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem doados em instituições de apoio da cidade de Pato Branco.

Um dos projetos desenvolvidos também é o Palavra Mágica, que tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela leitura e tornar os dias de quarentena mais divertidos para as crianças carentes. Em parceria com os cooperados da Papelaria Oceano, serão entregues 150 kits de atividades pedagógicas contendo livro de leitura, desenho e pintura; lápis de cor; tinta guache; canetinhas; cola colorida; pintura a dedo; adesivo e cola branca para estimular a cultura e momentos mais leves para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 850 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 9 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3,4 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto