Logo
Imprimir esta página

Commodities De Marcas Próprias Cresceram 32,6% Em Abril Com Relação Ao Mesmo Período De 2019, Aponta Nielsen

Pesquisa, em parceria com Abmapro, mostra crescimento durante a pandemia; Marcas Próprias ampliam participação no total de bens de grande consumo (FMCG)

O impacto da crise gerada pela COVID-19 tem feito as pessoas se adaptarem a novos padrões de consumo. No varejo, os consumidores brasileiros apostaram no abastecimento de suas despensas, mas pensando em escolhas com melhor relação custo-benefício e adequadas ao período, o que alterou a dinâmica do mercado. Uma dessas mudanças, como mostra a pesquisa da Nielsen, em parceria com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), foi o aumento da procura por produtos de Marcas Próprias. Em abril deste ano, as vendas de Commodities de MP no Autosserviço cresceram 32,6%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Variação acima da média do segmento, que cresceu 10% no mesmo intervalo.

Essa adaptação no comportamento do consumidor na hora das compras resultou no aumento da importância dos itens de MP no total do segmento de Commodities. Em abril, esses produtos responderam por 8,8% dessa cesta no Autosserviço, com faturamento de R$ 91 milhões.

Além das restrições sociais, alguns brasileiros convivem atualmente com as reduções salariais ou mesmo a perda de postos de trabalho, o que leva a decisões mais pensadas na hora de desembolsar. Diante deste cenário, as vendas totais de produtos de Marcas Próprias de bens de grande consumo (FMCG) no Autosserviço aumentaram 8,1% em abril, em relação à 2019, alta superior à registrada no total de FMCG para o período, que foi de 3,5%. Esse aumento ocorreu tanto em redes de Autosserviços regionais como em varejistas que atuam nacionalmente. Dados que reforçam o ganho de mercado para os produtos de MP no mês de abril no total das cestas.

De acordo com Neide Montesano, presidente da ABMAPRO, “o crescimento já era esperado, já que a crise econômica fez com que muitas famílias se reorganizassem financeiramente, optando pelas MP, que chegam a custar até 30% menos”. A expectativa da entidade é que o setor cresça entre 12% e 15% até o final de 2020.

Segundo Roberto Butragueño, diretor de Atendimento do Varejo e e-commerce da Nielsen, “os consumidores mudaram seus hábitos de consumo em meio à pandemia, adaptando a nova realidade ao bolso, que está mais comprometido, e fazendo uma melhor equação entre custo e benefício. Frente às restrições e um comportamento cauteloso, as Marcas Próprias dos varejistas podem ganhar uma maior representatividade no mercado, principalmente com a venda de produtos básicos para abastecimento dos lares”.

Com um faturamento de R$ 40 milhões em abril deste ano, o Leite Asséptico foi a categoria com maior contribuição para o crescimento do segmento de Commodities e das compras de MP em geral pelos consumidores. Uma alta de 73,7% no mês em relação ao ano passado, chegando a 10% do total de vendas da categoria no Autosserviço.

Sobre a ABMAPRO

Fundada em novembro de 2006, a ABMAPRO é a única associação que representa as marcas próprias no Brasil e na América Latina. A principal missão da entidade é unir os três pontos principais do setor: fornecedores, donos de marcas e o consumidor final. Com esse tripé, é possível levar a família brasileira produtos de qualidade e que garantem uma economia de até 30%. A marca própria é a principal maneira de democratizar o consumo e permitir que as pessoas tenham acesso a diferentes produtos.

Sobre a NIELSEN

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e com em o agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto