Logo
Imprimir esta página

Automação de serviços é trunfo para excelência operacional

A adoção de ferramentas tecnológicas pode servir como porta de entrada para uma ampla transformação nas atividades internas de uma empresa

Geralmente, a discussão acerca da transformação digital e suas contribuições para o cotidiano empresarial é conduzida sob o pretexto do impacto técnico e as mudanças no método de trabalho. Claro, a simplificação de tarefas padronizadas representa uma vertente tecnológica indispensável, simbolizando o poderio da máquina em otimizar processos e facilitar a vida dos profissionais. No entanto, a abrangência do tema nos dias atuais não se limita ao aprimoramento de práticas antiquadas. Para entender a importância de se implementar o suporte de plataformas de automação, é necessário ir além, principalmente por parte de figuras de liderança, responsáveis pelas tomadas de decisão.

Como as operações internas de uma organização se interligam? A tecnologia é capaz de abordar todos os departamentos? Em termos estratégicos, ela é decisiva? Utilizando esses questionamentos como referenciais, proponho uma breve reflexão sobre o papel da automação de serviços quanto à potencialização de procedimentos operacionais.

Liderança deve simbolizar mentalidade inovadora

Toda mudança começa por cima. No âmbito das empresas, essa frase se mostra extremamente válida. O gestor, como o grande catalisador de uma comunicação interna, precisa abraçar com veemência a chegada de novas possibilidades. Em outras palavras, se comportar de forma omissa durante a transição para um sistema de trabalho totalmente novo não é uma alternativa aconselhável, por mais óbvio que possa parecer. Muitas companhias sofrem com a falta de assimilação da transformação digital pela fragilidade na comunicação escolhida.

Fomentar uma cultura orientada à capacitação de profissionais, facilitando o alinhamento entre as partes interessadas, inclusive colaboradores, deve ser a base estrutural para a consolidação de uma gestão capaz de extrair o que há de mais vantajoso na presença da máquina. O protagonismo estratégico ainda repousa no material humano, e inserir esse conceito é missão de qualquer liderança. Isso nos leva ao próximo tópico.

Automação é válvula de escape para os profissionais

Deixar que soluções de tecnologia se encarreguem de atividades padronizadas e de caráter exaustivo não é sinônimo de abdicar da presença humana como fator preponderante para a continuidade dos processos, bem como os resultados retirados dos mesmos. Validações manuais, armazenamentos físicos de informações delicadas a rigor da lei, são características incompatíveis com o que se espera das organizações, tanto por parte do mercado, reconhecidamente caótico e em evolução constante, quanto pelo público-consumidor, maior interessado nos serviços e produtos oferecidos.

Com a máquina preenchendo lacunas e funções básicas, as pessoas, componentes de valor inquestionável, terão tempo hábil e disposição para conduzir tarefas mais estratégicas, que exigem a subjetividade encontrada na percepção humana. A automação cumpre a finalidade de servir aos profissionais e não os ofuscar. A troca é mútua e o maior beneficiado é o próprio negócio.

Flexibilidade no planejamento através da aliança tecnológica

Estruturar o ambiente de TI não é um movimento secundário ou de peso menor. Uma das maiores lições herdadas pelo período conturbado nos últimos meses foi que sem o suporte da tecnologia, estratégias em resposta à crise simplesmente não se sustentam. Seja para assegurar a integridade dos dados, proporcionar análises preditivas confiáveis ou contribuir para o crescimento da empresa em sua totalidade, a transformação digital é uma tendência que se justifica quando colocada em execução. Mas para que ela ocorra de forma gradual e maximizada, pilares organizacionais devem ser levantados. Sem exceções.

Em resumo, volto a enfatizar a relevância de se repensar a concepção que o cenário empresarial possui sobre a tecnologia. Se a inércia operacional quanto a métodos de trabalho ineficazes e antigos é algo minimamente questionável, a ingressão à era tecnológica deve ser encarada com a complexidade que o assunto exige. Aprendizados rotineiros, particularidades comportamentais, influência direta na comunicação interna, as variáveis são numerosas e fundamentam a utilização de uma abordagem flexível por conta do gestor, refletindo na elaboração de um planejamento estratégico igualmente inovador.

Qual é a sua opinião quanto à automação de serviços e os benefícios sentidos na prática? Participe do debate e faça essa reflexão!

*Everton Moreira é CEO da Avanter. Tecnologia aliada ao crescimento das companhias, a Avanter é mais que um parceiro tecnológico. Com sólidos conhecimentos e experiência em operações de missão crítica, a empresa participa tanto do lado da sustentação tecnológica quanto do planejamento estratégico de seus clientes, levando a tecnologia como ferramenta de evolução. Atua com quatro frentes: Infraestrutura, Telecom, E-commerce e Aplicativos, além disso mantém uma matriz em São Paulo e filial em Florianópolis, um dos polos tecnológicos do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto