Logo
Imprimir esta página

Pandemia antecipa inovação em condomínios com assembleias virtuais

Pandemia antecipa inovação em condomínios com assembleias virtuais

Especialista explica o que se aplica em caráter provisório e o que moradores e síndicos precisam se atentar na nova lei

Acaba de ser sancionada a Lei n. 14.010, de 2020, que institui normas de caráter provisório para instituições privadas. Em virtude da pandemia da COVID-19, passam a ser regularizadas as assembleias virtuais em condomínios.

De acordo com o empresário e diretor da Informma Síndicos Profissionais, Maicon Guedes, a mudança traz inovação em condomínios, com a realização de assembleias virtual ou remota. “Já estávamos nos preparando com assembleias mistas, com parte de debates e temas antecipados por videoconferência, votação eletrônicas e urnas físicas, porém, as listas sempre foram presenciais”, explica. As medidas valem a partir de 12 de junho até dia 30 de outubro de 2020.

Segundo Guedes, a transparência passa a ser ainda mais importante neste momento. “Todas as medidas estão sendo tomadas para evitar que o vírus se prolifere, porém, é preciso ser muito transparente e claro com os moradores. Nas assembleias, que podemos prestar contas de forma legal, além de projetos, planejamento financeiros e até eleições de síndico e conselhos que estavam com mandatos vencidos, agora podem ser realizados com segurança para os moradores”, explica.

A inovação tende a ficar, segundo Guedes. "Nas experiências que tivemos com assembleias mistas, tivemos um incremento muito grande na participação de condôminos, muitas vezes mais que dobrando número de votantes. Agora, com assembleia totalmente remota, sem necessidade de listas ou votos presenciais, a tendência é termos cada vez mais participação, pois debates e votações podem ser estendidos, sem falar da comodidade de fazer tudo por vídeo conferências e votações digitais diretamente do conforto do lar ou de qualquer lugar. É uma facilidade e democracia que tende a permanecer mesmo após a pandemia."


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto