Logo
Imprimir esta página

89 anos de história: livro "Pelos Caminhos da História da Associação Comercial e Empresarial de Nova Lima" registra gerações de comerciantes da cidade

O que os empreendedores de quase 100 anos atrás da cidade de Campos de Congonhas, hoje Nova Lima, podem ensinar aos empresários modernos? São muitas as lições registradas no Livro “Pelos Caminhos da História da Associação Comercial e Empresarial de Nova Lima”, que relata experiências de lideranças que passaram pela entidade de 1931 até 2020. Nas páginas, os relatos de empreendedorismo numa cidade de interior com um potencial gigante de mercado em função da mineração, e que sempre atraiu olhares do mundo todo. O livro apresenta a experiência dos gestores que administraram a entidade ao longo de 89 anos. A iniciativa é da empresária Tatiane Ribeiro, primeira mulher a presidir a associação e que ficou à frente dos trabalhos nos últimos seis anos. “São tantas as histórias incríveis ao longo dessas décadas que sentimos a necessidade de registrar tanta informação preciosa. O livro é uma homenagem aos comerciantes antigos, mas, sobretudo, uma oportunidade de aprendizado aos jovens empreendedores” afirma.

Fundada em 1931, a história da ACE Nova Lima se confunde mesmo com a da cidade. O trabalho de pesquisa foi elaborado pela jornalista nova-limense Juliana Ferreira Silva Rocha e é resultado de horas de entrevista e incontáveis conversas com os comerciantes e seus familiares. “Agora a cidade tem um importante registro de seu passado comercial compilada em um livro, que não deixa de ser um legado importante e uma celebração de tantas conquistas”, avalia.

Pandemia

Com mais de 90 mil habitantes, e muito próxima da capital mineira, Nova Lima é cenário de roteiros turístico, gastronômico, cervejeiro, esportivo e cultural. Hoje, são 319 anos contando a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais e 129 anos de emancipação político-administrativa. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o comércio da cidade tem buscado superar o momento de isolamento social. “Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis desde a fundação da ACE Nova Lima. Mas não é o primeiro que enfrentamos. Por isso estamos otimistas e sei que vamos superar esta fase com boas histórias que certamente renderiam mais um livro”, enfatiza Tatiane Ribeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto