Logo
Imprimir esta página

Chocolate com frutas: conheça combinações cheias de sabor

Chocolate com frutas: conheça combinações cheias de sabor

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, sugere as melhores misturas para os amantes do doce. A profissional também informa o passo a passo de duas receitas práticas e deliciosas com o alimento para celebrar o Dia Mundial do Chocolate, comemorado na próxima terça-feira (7)

Em 2019, o Brasil produziu cerca de 277 mil toneladas de chocolates no primeiro trimestre do ano. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o volume foi 2,5% superior ao mesmo período do ano anterior. Na época, o país ocupava o sexto lugar no ranking global de vendas no varejo.

Popular em diversos países, o produto já possui até data comemorativa! Por ser tão querido nos quatro cantos do mundo, anualmente é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, no dia 7 de julho. Esse carinho pelo doce pode ser explicado pelo seu excesso de sabor e, também, por trazer a sensação de bem-estar por conta da sua composição que possui feniletilamina, substância responsável por ativar a liberação de dopamina no cérebro.

Além de ser delicioso e, como citado anteriormente, trazer benefícios para a mente, o chocolate é extremamente versátil, pois permite a sua mistura com diferentes alimentos. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, informa que as frutas são as combinações ideais, pois agregam fibras, vitaminas e também aumentam a saciedade na hora da ingestão.

"O interessante nessa mistura é que o sabor adocicado rende mais por estar ‘diluído’ nas frutas. Além disso, o azedo contrasta muito bem com o chocolate, inclusive nas versões mais amargas”, complementa.

Entre as sugestões da nutricionista, morangos, uvas e kiwis são indicados para serem banhados em chocolate derretido. Lascas de coco seco e rodelas de banana nanica também entram como apostas interessantes na hora de fazer as misturas.

Para os dias de inverno, a profissional indica maçã e pera fatiadas para serem aquecidas no microondas e combinadas com chocolate ao leite. Já os que preferem frutas secas podem unir damascos e oleaginosas, como as castanhas do Pará, com o chocolate derretido.

Guirau informa que é possível inserir o chocolate em uma dieta equilibrada, entretanto, frisa a importância de estar atento à quantidade e à qualidade na hora do consumo. Chocolates mais amargos, por exemplo, possuem mais cacau e menos açúcar, portanto, são indicados para o dia a dia. Ainda assim, é importante estar atento às porções.

"O excesso de qualquer tipo de chocolate é prejudicial à saúde, mas é possível manter o contexto de uma alimentação equilibrada com o consumo entre 10g e 20g por dia. Outra sugestão é optar pelo alimento na forma de sobremesa, após almoço ou jantar. Isso ajuda a reduzir a carga glicêmica que, por sua vez, fica maior quando ingerimos açúcar", explica.

Versões saudáveis

De acordo com a revisão científica apresentada no Reviews in Cardiovacular Medicine, em 2018, os efeitos do cacau nos nossos organismos mostram que os flavonoides presentes no cacau, conhecidos como compostos bioativos, possuem ação antioxidante e ajudam a reduzir marcadores de inflamação. Isso significa que alguns fatores de risco para doenças cardiovasculares podem ser minimizados com o consumo de fontes de cacau.

"Versões acima de 85% de cacau já apresentam uma quantidade mais baixa de açúcar e mais alta de cacau e seus compostos antioxidantes. Apostar em chocolates com versões adoçadas com produtos naturais também são boas opções", informa Guirau.

Além disso, a profissional informa que, na hora da escolha do alimento, é indicado optar por produtos com menos ingredientes na composição.

Agora que você já tem todas as dicas sobre o consumo do chocolate, confira duas receitas deliciosas para desfrutar o alimento com frutas maduras:

CREME DE COCO COM CHOCOLATE
2 xícaras de polpa de coco verde batida no mixer
1 xícara de chocolate meio amargo
Preparo: Derreta o chocolate em banho maria e misture com o coco batido. Coloque em taças e leve para gelar.

PICOLÉ DE MARACUJÁ COM COBERTURA DE CHOCOLATE
Polpa de 1 maracujá
2 col de sopa de açúcar
200 mL de água
100g de chocolate ao leite
1 col de sopa de óleo de coco

Preparo:
1)Faça um suco com o maracujá, a água e o açúcar.
2) Coloque em forminhas de picolé e leve ao freezer.
3) Derreta o chocolate em banho maria e misture com o óleo de coco, formando uma calda.
4) Desenforme os picolés e cubra com a calda de chocolate. Leve novamente ao freezer por pelo menos 1 hora antes de servir.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto