Brasil,

Conheça os Sinais de Que o Seu Cachorro Precisa de Um Adestrador

Conheça os Sinais de Que o Seu Cachorro Precisa de Um Adestrador

Agressividade, latidos excessivos e comportamentos destrutivos são alguns dos sinais que o seu pet precisa da ajuda de um especialista

Sentar, deitar, dar a pata e fingir de morto são alguns dos truques mais lembrados quando se pensa em adestramento de cães, mas o trabalho de adestramento vai muito além disso, é o que afirma o Adestrador Bruno Moreno. “Mais do que exercícios para ensinar truques simpáticos para fazer com os cachorros, o adestramento visa principalmente a educação do cão e do seu tutor. Do mesmo jeito que crianças precisam aprender a respeitar e obedecer aos seus pais, os cães também devem passar por esse processo de aprendizagem” – garante.

De acordo com o adestrador, os cães possuem somente dois tipos de relação com os humanos, a de dominante e a de dominado, por isso é necessário mostrar a hierarquia dessa relação desde a infância do pet. “O ideal é que o adestramento comece com o cão ainda filhote, pois é a fase de construção dos hábitos do animal, de modo que qualquer comportamento equivocado que o cachorro venha ter já seja corrigido antes dele entra na fase adulta” – alerta Bruno Moreno.

Felizmente, os comportamentos errados podem ser corrigidos em qualquer idade, a diferença é que com o passar dos anos, o trabalho exigirá mais dedicação. A dica chave do adestrador é sempre usar petiscos como recompensa para quando o cachorro fizer algo certo e ignorar o errado. “A repetição é a grande chave do adestramento. Não adianta brigar, gritar, bater!”- finaliza.

Quer saber se o pet realmente precisa de um adestramento? Para ajudar os donos, o adestrador separou algumas dicas.

É importante lembrar que o adestramento não inclui: agressão, nem sugestões de castigo, como prendê-lo na maior parte do tempo, deixa-lo sozinho ou longe de contato com todas as pessoas da casa, provocar o cão ou gritar e se exaltar com ele. “O pet precisa ter contato com todos os moradores da casa, para sempre reconhecê-los e respeitá-los. Além disso, o tutor precisa entender que se o cão precisa de um treinador, isso não significa que ele falhou como dono. Simplesmente significa que ele se importa o suficiente com o seu cão para obter a ajuda que ele precisa”- finaliza Bruno Moreno.

ROSNAR E BELISCAR:

Rosnar e beliscar são alguns dos primeiros sinais de agressão em cachorros. As mordidas mais graves vêm de cães que começaram com rosnados de advertência muito leves e beliscões que se transformaram em ataques completos. Não importa porque ou quando seu cão rosnou ou beliscou alguém, eles precisam aprender que o comportamento é inaceitável. Contrate um instrutor para te ajudar e seja honesto consigo mesmo sobre o perigo que isso pode representar.

PERSEGUIR O PRÓPRIO RABO:

Por mais fofo que isso possa parecer, um cachorro perseguindo o próprio rabo significa que há algum problema reprimido que precisa ser resolvido. Esse comportamento pode significar que o cachorro está com tédio e sendo pouco estimulado pelos donos.

AGRESSIVIDADE:

Se o cachorro demonstra animosidade com pessoas, outros animais ou ambos, esse problema é sério. Se o seu cão morde ou ataca alguém as consequências podem ser desastrosas. Por isso, se houver problemas para impedir ou controlar o comportamento agressivo de um cachorro é necessário pedir ajuda de um adestrador com urgência.

COMPORTAMENTO DESTRUTIVO:

Se o cachorro mastiga móveis, destrói sapatos ou exibe qualquer outro tipo de comportamento destrutivo quando é deixado sozinho, pode ser necessário pedir ajuda a um adestrador, pois isso pode indicar algum problema maior. O comportamento destrutivo é comum em cães que sofrem de ansiedade de separação, não fazem exercícios suficientes ou não passeiam na frequência que precisam. Embora a solução possa ser simples - como adicionar a caminhada à sua rotina diária - também pode ser necessário trabalhar para estabelecer limites com o seu cão. Um treinador pode ajudá-lo a ensinar seu pet a canalizar sua energia de maneira saudável. Se isso não ajudar, converse com seu veterinário para descartar qualquer problema de saúde física ou mental.

LATIDOS EXECESSIVOS:

Os cães latem por várias razões, como para pedir atenção ou fazer a guarda de seu território. Latir é saudável e natural para os cachorros. É a maneira deles de usar a voz e se comunicar com o ambiente. No entanto, alguns donos podem acabar tendo problemas quando os latidos se tornam incessantes ou excessivos, o que pode ser um sinal de outros problemas, como agressão, compulsão ou medo. Para ajudar os donos, é possível treinar os cães para latir menos, embora isso leve tempo, esforço e planejamento. Quanto mais velho o cachorro é e já possui esse comportamento, mais tempo será necessário para a correção dos latidos. Entrar em contato - com um adestrador para aprender estratégias específicas para lidar com latidos pode ajudar a alcançar o sucesso.

PUXANDO A GUIA:

Esse pode até parecer um comportamento normal do cão. No entanto, toda vez que seu pet puxa a guia durante o passeio e você não o corrige, ele acha que é um comportamento aceitável. Isso pode tornar as caminhadas desconfortáveis ​​para tanto para os cachorros quanto para os donos. Ensinar seu cão a andar bem com a guia solta pode ser um desafio, mas é muito mais fácil com a ajuda de um treinador experiente, especialmente se você não sabe muito bem por onde começar.

PULAR:

Pular é uma maneira de os cachorros mostrarem seu amor e carinho, porém essa pode ser uma atitude bem chata. As pessoas podem acabar arranhadas ou até mesmo derrubadas pelo pet e mesmo que não seja essa a intenção do cachorro é necessário garantir que eles aprendam a não pular. O dono precisa ensinar ao pet outras maneiras de demonstrar afeto que não assustam ou machucam ninguém.

PROTEGER OBJETOS:

Mesmo que seja o osso favorito do seu cachorro, ele nunca deve rosnar ou morder alguém tentando tirá-lo. A proteção de objetos é um problema muito sério e deve ser tratado imediatamente por um treinador. Os cachorros podem proteger qualquer coisa - um brinquedo, comida, osso, sofá, cama, cadeira, etc. E isso basicamente significa que ele está reivindicando o item como dele e, se necessário, irá defendê-lo agressivamente.

IGNORANDO COMANDOS:

Assim como as pessoas, às vezes o cachorro pode ignorar completamente os comandos do dono. Existem várias razões pelas quais ele pode fazer isso, como distrações, inconsistências com o treinamento ou simplesmente não entender um comando. Muitas vezes, ser ignorado pelo seu cão é mais inconveniente do que qualquer outra coisa, mas em certas situações, ser incapaz de controlar o seu cão coloca todos em volta de você, incluindo seu pet, em perigo. O treinamento formal de obediência pode ajudá-lo a aprender a se comunicar efetivamente com o cachorro, para que ele sempre saiba o que fazer quando você emitir um comando.

Saiba mais sobre Bruno Moreno

Campeão Mundial de Agility e adestrador com mais de 17 anos de experiência, Bruno Moreno atende de maneira presencial e online solucionando desde os problemas mais comuns enfrentados pelos tutores, como: animal que puxa a coleira durante os passeios, implora por atenção, rouba comida, faz xixi fora do local indicado, não responde aos comandos básicos, morde ou late em excesso; até comportamentos mais complexos como reatividade, depressão e ansiedade. Bruno também lidera uma equipe de passeadores, administra um hotel para cães com serviço de day care e treina animais para competições e comerciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo