Brasil,

Saiba como adaptar os produtos brasileiros para a exportação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Abracomex
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Saiba como adaptar os produtos brasileiros para a exportação

O Brasil é um grande exportador de mercadorias e commodities para todo o mundo, o sucesso não fica somente no setor do agronegócio, e outros insumos, já conquistaram o gosto dos estrangeiros.

Mas para começar a exportar para outros países, não basta apenas identificar potenciais compradores e dominar técnicas de negociação, os produtos, principalmente, precisam passar por intensas adaptações, e alguns fatores devem ser levados em consideração antes de começar o seu planejamento de internacionalização.

Se você está pensando em internacionalizar os seus produtos e não sabe por onde começar, o professor da Abracomex João Alfredo Nyegray, que atua há mais de 10 anos neste setor, vai contar um pouco mais sobre a internacionalização de produtos brasileiros. Confira.

O que quer dizer adaptar um produto para internacionalização?

Quer dizer modificar o produto original para atender as necessidades do mercado de destino. Essas necessidades de adaptação podem ser tanto coisas mais simples, quanto o idioma da caixa, embalagem ou manual; ou mais complexas envolvendo cores, símbolos ou ingredientes.

Qual tipo de adaptação é mais importante?

Depende muito do gênero do produto. Por exemplo, o Brasil vende muita proteína animal para países muçulmanos. Para conseguir entrar naqueles mercados, foi necessária a adaptação do abate dos animais, para seguir os preceitos religiosos do Islã. De outro lado, existe a adaptação de nome e marca. Aquilo que tem um significado em português brasileiro, pode ter um significado completamente distinto no português de Portugal. O mesmo vale para as centenas de outros idiomas distintos. Nesse ponto, é essencial o auxílio de profissionais ou de uma consultoria local.

O que os países estrangeiros mais levam em consideração na hora de importar produtos brasileiros?

Novamente, depende do gênero. Em algumas situações, nosso preço é imbatível, como no caso dos produtos primários (açúcar, soja, carne). Em outros, a brasilidade fala mais alto. É uma das explicações para o sucesso dos cosméticos, roupas e têxteis brasileiros no exterior.

Quais tipos de produtos são menos burocráticos para serem exportados?

Tradicionalmente, os manufaturados, pois não necessitam de tantas certificações quanto os produtos in natura.

Qual mercado internacional tem melhor aceitação aos produtos brasileiros?

As carnes brasileiras são muito aceitas nos países árabes, como mencionei. De outro lado, os cosméticos daqui ou com ingredientes e elementos que remetem a nosso país são bem aceitos na Europa e América do Norte, mas tudo depende.

Qual empresa brasileira fez sucesso lá fora ao adaptar seus produtos?

A Miolo Wine Group, produtora de vinhos da Serra Gaúcha, criou uma linha especial de vinhos para o Reino Unido em 2009. Esses produtos diferenciam-se pelos rótulos e pelo nome: Alísios. Deu tão certo que em 2012 os vinhos da vinícola foram escolhidos como os oficiais das olimpíadas de Londres.

E você leitor, se interessou sobre a internacionalização de produtos e quer saber por onde começar para ter clientes fora do Brasil também? A Abracomex está oferecendo esta aula sobre Análise do Ambiente Internacional de Negócios, 100% gratuita para os leitores deste veículo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar