Brasil,

Sustentabilidade na logística: Entenda a importância da consciência ambiental neste seguimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jussara Naves
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Felipe Marçal Cota, engenheiro de produção e CEO da Transcota - logística e transporte

A adoção de práticas sustentáveis que garantam a preservação dos recursos naturais é essencial para garantir o crescimento de qualquer negócio a longo prazo, especialmente em tempos nos quais a consciência ambiental tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade.

No segmento de logística, a prática de atitudes sustentáveis transformou a realidade de diversas empresas. Um dos principais pontos de atenção é o descarte correto de produtos e a respectiva reutilização dos mesmos. Essa reintegração do produto à cadeia produtiva após atingir o fim de sua vida útil, pode ser chamada de logística reversa.

Ao atuar de forma sustentável, é possível promover não só a conscientização para a educação ambiental, mas também eliminar ou reduzir os impactos no meio ambiente - o que contribui para o aumento da qualidade de vida da população.

Dentro de uma organização, um planejamento sustentável deve partir do princípio de que é possível obter resultados financeiros sem prejudicar o meio ambiente. Para isso, a criação de políticas socioambientais deve estar inserida de forma objetiva no planejamento estratégico e integrada na raiz da cultura organizacional. Podemos citar como exemplo, algumas das iniciativas desenvolvidas em nossa empresa. Implantamos em nossa unidade localizada na cidade de Parauapebas (PA), um projeto piloto 100% autossustentável em energia, com a neutralização de dióxido de carbono e o aproveitamento de água da chuva. Essa sede integra o conjunto de empresas privadas participantes do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), que procura consolidar e aplicar conhecimentos para reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, e assim elevar o potencial de eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil.

A nossa empresa acabou de incluir veículos elétricos em seus serviços de transportação de cargas. Recentemente adquirimos um automóvel 100% elétrico para alocar em nossas operações, a van BYD-T3. Com a capacidade para 700Kg, ela possui um custo seis vezes maior do que o de um similar da categoria movido a combustível fóssil. Ela será abastecida pelas placas fotovoltaicas em nossa unidade sustentável no Pará, sendo necessárias somente duas horas para garantir uma autonomia de 300 quilômetros, sem prejuízos ao meio ambiente. Estes veículos são financeiramente mais econômicos. Com isso, as operações ficam menos dispendiosas, o que acaba viabilizando as suas aquisições. É importante lembrar que a sustentabilidade não implica essencialmente em aumento de gastos. Muito pelo contrário.

Algumas das maneiras possíveis de se colocar a visão sustentável em prática no setor logístico seria por meio da implementação de atitudes assertivas, como a análise do ciclo de vida dos produtos e a determinação do impacto ambiental causado por cada um deles; a adoção do consumo consciente de energia e água; a prática da coleta seletiva; e o reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Além disso, podemos equipar as frotas com veículos elétricos ou movidos a biocombustível e, adotar o uso de embalagens biodegradáveis, entre outras medidas.

Ao orientar todos os processos gerenciais e operacionais, segundo os princípios da logística sustentável, as empresas garantem a sobrevivência de seus negócios no mercado e agregam valor competitivo e econômico aos mesmos.

É preciso também, investir em campanhas e elaborar políticas de devolução e troca bem claras, sem custos para o cliente, para que os resultados se tornem cada vez mais expressivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar