Brasil,

Com o aumento de atividades remotas, novo livro da Accenture aponta caminhos para o desenvolvimento das casas hiperconectadas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Obra de especialistas da consultoria indica que empresas do setor de comunicações devem assumir liderança do mercado para atender demandas crescentes no cenário global

Novo livro lançado pela Accenture examina como empresas provedoras de serviços de comunicação, incluindo operadoras de redes sem fio, companhias de telecomunicações, internet a cabo e provedores de serviços de Internet, passam a ter papel central no desenvolvimento do ecossistema necessário para alcançar o nível esperado de serviços digitais integrados e sob medida para as casas do futuro. Com edição em idioma original (inglês), a obra The Future Home in the 5G Era: Next Generation Strategies and Business Models for Hyper-Connected Living - dos especialistas Jefferson Wang e Boris Maurer, da Accenture - foi escrita antes da pandemia da Covid-19, mas detalha o conceito de casas do futuro desenvolvido a partir das necessidades humanas, que ganharam ainda mais importância com os desdobramentos da crise global.

O livro traça um panorama sobre os lares hiperconectados, que oferecem serviços personalizados para trabalho e estudo remoto, cuidados com a saúde, telemedicina, comunicação, entretenimento imersivo, relações com a comunidade, cuidados com crianças e com idosos. O histórico de relacionamento de consumidores com o setor de telecomunicações e suas capacidades tecnológicas, especificamente a tecnologia 5G, possibilitarão a essas companhias criar novos modelos de negócios que impulsionem a inovação baseada em plataforma e, assim, reinventar as experiências dentro de casa e até mesmo em espaços públicos.

"Os recentes desafios impostos pela pandemia global da Covid-19 aumentaram a importância do lar. Grande parte da população mundial passou a trabalhar remotamente, educar seus filhos, dedicar mais tempo a games e entretenimento indoor e até mesmo trouxe suas consultas médicas para dentro de casa. Isso transformou completamente o significado de lar, e o setor precisa se mexer para se adaptar a essas mudanças e assumir um papel central de apoio a consumidores, empresas e governos nessa dinâmica da casa do futuro", explica Jefferson Wang, co-líder da prática global de 5G e diretor da prática de Estratégia de Tecnologia e Consultoria na Accenture.

Se por um lado a pandemia global irá forçar uma mudança na implantação de redes 5G, por outro ainda são necessários alguns anos para alcançar a conectividade à tecnologia 5G sem fio em larga escala - assim como ocorre com a curva de adoção de qualquer nova tecnologia. Todavia, à medida que a adesão ganhe força, o estilo de vida dos consumidores será fortemente impactado por tecnologias digitais inteligentes facilitadas pelo 5G, fazendo com que a casa do futuro represente uma mudança radical de paradigma em comparação com os padrões atuais de sofisticação digital, com a oferta de novos serviços digitais de alta qualidade.

O ecossistema da casa do futuro deverá incluir tanto sistemas tecnológicos de fabricantes de dispositivos, fornecedores de plataformas digitais e desenvolvedores de aplicativos quanto serviços de empresas conectadas às necessidades dos consumidores em setores como de cuidados com a saúde e bens de consumo. O livro ainda analisa a melhor forma de colaboração para o desenvolvimento e proteção da casa do futuro. Neste caso, agentes desse mercado de telecomunicações ocupam uma posição central como facilitadores de um ecossistema diversificado.

"A tendência rumo à integração entre lar, trabalho, cuidado, entretenimento e outras necessidades sob um mesmo teto aumenta ainda mais a demanda pela casa do futuro, assim como cresce a necessidade de manter a segurança da sua estrutura e de seus moradores", explica Boris Maurer, líder da prática de Comunicação e Mídia para Europa na Accenture. "Precisamos de um ecossistema muito amplo não só para reinventar, formatar e desenvolver produtos e serviços para a casa do futuro, mas para entregar, gerir e armazenar essas soluções de forma confiável. É fundamental que todos os parceiros tenham a nuvem, a privacidade de dados e a segurança no centro de suas estratégias".

Para que os provedores de serviços de comunicação assumam essa nova posição de liderança na orquestração desse ecossistema, o livro destaca os principais passos para a transformação da estrutura e da cultura dos seus negócios. Para tanto, será fundamental fortalecer a agilidade competitiva paralelamente às ações relacionadas com crescimento, lucratividade, sustentabilidade e confiança. Isso inclui:

• Reinventar digitalmente o front office a fim de criar uma experiência proativa e em tempo real, dando aos consumidores uma sensação de controle sobre a casa do futuro.

• Renovar o back office, deixando-o mais enxuto e ágil, capaz de suportar os modelos de negócios inovadores e dinâmicos necessários e a alta frequência de interações com clientes.

• Treinar as equipes nas novas habilidades necessárias para operar de forma eficiente nesse novo mundo de serviços.

• Adotar o desenvolvimento rápido de produtos a fim de acompanhar o ritmo das constantes mudanças na demanda dos usuários na casa do futuro.

• Construir plataformas com tecnologia ágil e flexíveis capazes de acomodar ecossistemas com uma ampla variedade de parceiros.

• Ativar uma camada de conectividade que una o 5G aos demais elementos a fim de proporcionar a conectividade onipresente necessária para ativar a casa do futuro.

"Ao posicionar as necessidades humanas no centro da estratégia, as empresas desse setor podem se tornar os dirigentes desse ecossistema para que essa perspectiva de futuro comece a tomar forma ainda hoje. São companhias que ocupam um papel-chave na transformação da infraestrutura digital hoje fragmentada nas casas, uma vez que podem fornecer a integração necessária para atender às crescentes necessidades das residências e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento duradouro dos negócios", acrescenta Wang.

O livro The Future Home in the 5G Era foi publicado pela Kogan Page em abril de 2020 com contribuições de George Nazi e Amol Phadke, especialistas no setor de Google Cloud.

Sobre a Accenture

A Accenture (NYSE: ACN) é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas - e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo - a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com 513 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha. Visite http://www.accenture.com.br .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar