Logo
Imprimir esta página

Conheça os cuidados com animais de estimação no inverno

Conheça os cuidados com animais de estimação no inverno - banco de imagens - freepik Conheça os cuidados com animais de estimação no inverno - banco de imagens - freepik

Médica veterinária dá orientações sobre como cuidar dos pets durante a época mais fria do ano

Chegou o inverno e, com ele, as temperaturas baixas que devem fazer parte da nossa rotina pelos próximos três meses. Assim como nós, os animais de estimação também merecem cuidados especiais neste período. Os tutores precisam ficar atentos para cuidados e precauções simples, mas importantes e que podem evitar problemas sérios na saúde dos nossos cães e gatos.

A Médica Veterinária Tatiane Manzano, responsável técnica da Animed Hospital Veterinário, dá dicas para garantirmos a qualidade de vida e mantermos nossos pets saudáveis na estação mais fria do ano.

Durante o período de afastamento social, como manter os animais de estimação ativos no inverno? Que tipos de brinquedos e brincadeiras são mais indicadas?

As caminhadas podem ser feitas normalmente, desde que se respeite alguns cuidados como: evitar horários e lugares que possam ter aglomeração de pessoas, sempre que chegar em casa realizar a higiene das patas com água e sabão e depois secar com secador. Prefira fazer caminhadas mais curtas, mais vezes ao dia.

Atualmente, temos uma diversidade muito grande de brinquedos para manter os pets ativos. Existem diversos tipos de ossinhos e também brinquedos em que é possível colocar petisco dentro, o que faz com que o animal demore mais tempo para conseguir comer. Especificamente para gatos, existem os arranhadores e camas tipo ocas, entre outras opções.

Quais os principais cuidados devemos ter com os pets no inverno?

Os cuidados variam bastante. No caso dos animais animais que têm pelo curto, é importante que fiquem em ambientes secos e sem vento. Para manter os pets aquecidos é possível utilizar caminhas estilo iglu, almofadas, cobertas, edredons ou até mesmo colocar algum tipo de isolante térmico no chão, como papelão.

Quais as doenças mais comuns nos pets no inverno?

As doenças mais comuns nos animais de estimação durante o inverno são as respiratórias (rinotraqueites nos felinos e gripe canina nos cães), além de doenças osteoarticulares como as artrites e as artroses.

Os cães e gatos idosos merecem atenção especial neste período?

É necessário dar mais atenção tanto aos filhotes como aos pets idosos. Estes últimos são os mais prejudicados, por apresentarem mais problemas articulares, terem pelos mais ralos e metabolismo mais lento.

As roupinhas para pets são indicadas? Como escolher a mais adequada?

As roupas são indicadas desde que cão ou gato não fiquem estressados com elas. Geralmente indicamos as roupinhas para os pets que possuem pelo curto. A mais confortáveis possíveis, roupas de soft são bem confortáveis. Mas atenção, evite colocar roupas nos animais com pelos longo, pois além de sentirem menos frio, o uso de roupa pode causar nós nos pelos.

A alimentação dos animais de estimação deve ser alterada no período mais frio do ano?

Se o animal já se alimenta com uma ração de qualidade ou comida natural apropriada, as quantidades de nutrientes já são suficientes. Caso o tutor queira dar um agrado, pode oferecer algumas frutas (maçã, mamão, banana) e legumes (cenoura, brocoli, chuchu).

As rotinas de banho e tosa devem ser alteradas?

Se o animal toma banho em pet shop, não há necessidade de alterar essa, pois em locais apropriados sempre são utilizados água morna, secadores, além de ser um ambiente que acaba sendo mais aquecido. Se o pet toma banho em casa, preferir um horário mais quente do dia, como o final da manhã e começo da tarde, obrigatoriamente com água morna e secar com secador. As tosas devem ser evitadas na época do inverno.

Animed Hospital Veterinário

A Animed Hospital Veterinário (Rodovia MG 30, nº 1.851, km 17 - Bairro Ipê - Nova Lima / MG), oferece vários serviços especializados para pequenos animais, com atendimento 24 horas. É o maior hospital veterinário do Estado em estrutura, com 1.200 m², divididos em quatro andares, seis consultórios, dois blocos cirúrgicos com equipamentos de ponta, sala de visita, espaços exclusivos para felinos, estacionamento e hotel.

O hospital, localizado na MG-030, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, conta ainda com uma loja e também faz a entrega de ração e medicamentos para os pets. Os pedidos podem ser feitos das 8 às 20 horas pelo telefone (3581-8030) ou WhatsApp (9.8530-8030).

A maior parte da demanda da Animed Hospital Veterinário é composta por cães (55%), seguido por gatos (35%), os outros 10% são provenientes de outras espécies. O hospital oferece atendimento especializado para animais silvestres, que é feito com agendamento prévio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto