Brasil,

Aplicativo Chama faz contratações online e aumenta em 25% seu quadro de colaboradores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Mimoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Para atender ao seu desafio de crescimento, aplicativo que conecta revendedores de botijão de gás a consumidores, promove contratação online para aumentar seu time e cumprir a demanda mesmo durante o período de isolamento social

A pandemia da Covid-19 sacudiu a vida das empresas em todo o mundo. Muitas delas hoje se veem à frente do desafio de cortar custos com uma faca bem afiada, frear planos de expansão e demitir boa parte de seus colaboradores. No entanto, algumas delas estão nadando contra essa maré e aumentando seus times, como é o caso do Chama, aplicativo que conecta revendedores de botijão de gás a consumidores.

Com um plano agressivo de crescimento, o Chama se viu diante do desafio de aumentar o seu time por meio de um processo de recrutamento e onboarding onlines, já que, durante o período de distanciamento, a empresa cresceu o seu quadro de funcionários em 25%, com contratações feitas totalmente online.

Para garantir o sucesso, a empresa investiu na revisão de seu processo e preparação dos gestores das novas vagas.

O processo de seleção, que já era composto por algumas etapas online, passou a contar com uma ferramenta que digitalizou todas as fases - candidatura, filtragem de currículos, análise, testes cognitivos e de personalidade, além do agendamento de realização das entrevistas. Estas últimas, passaram também a ser otimizadas, garantindo que um maior número de pessoas pudessem participar da avaliação 360 do candidato.

Após a seleção, outras etapas foram virtualizadas: aprovação do candidato, carta-oferta, contratação e, até, o onboarding do novo colaborador.

Segundo Lucas Cravo, Head de Finanças e Pessoas, a necessidade de fazer todo o processo de contratação online fez com que o Chama se preocupasse ainda mais com as boas-vindas dos candidatos. "Afinal, não é apenas seguir com as burocracias contratuais e apresentar a cultura da empresa, eles viram a necessidade de fazer os candidatos se sentirem bem-vindos e se sentirem acolhidos, uma vez que o novo colaborador passou a iniciar o seu trabalho já em home office", diz.

Este foi o grande desafio da coordenadora de RH, Joana Maffi. "Já no primeiro dia de trabalho, o novo funcionário possui uma agenda com reuniões virtuais para conhecer seu time e colegas de outras áreas. Nosso sistema envia um e-mail em formato de entrevista, apresentando o novo colega, desta forma todos ficam alinhados com as funções e área de trabalho do novo Chamoso (apelido carinhoso dos funcionários Chama). Estimulamos sempre o envio de boas vindas, passando nossa energia e cultura".

Para alegria dos gestores e do time de Recursos Humanos, os retornos dos colaboradores quanto ao onboarding virtual têm sido positivos. "Mesmo sabendo que as coisas chegariam na minha casa, fiquei surpresa quando vi o carinho com que tudo foi preparado. Me senti muito acolhida, principalmente com as mensagens de boas-vindas do time", diz Bruna Munhoz, especialista de Estratégia de Marketing.

"Me senti muito bem recebida desde o início, seja com os cuidados e mimos no envio das ferramentas de trabalho até a minha casa, até as integrações virtuais durante a minha primeira semana na empresa. Mesmo longe fisicamente, consegui ser acolhida com carinho", afirma Fernanda Zettler, coordenadora de Marca e Comunicação.

"Começar um emprego novo já tem seus desafios, ainda mais durante os tempos de quarentena e incertezas; por outro lado, a experiência de ver os colegas de trabalho nos seus lares, faz com que se crie um ambiente positivo e que se transfere na hora do trabalho", completa Gabriela Leal, Analista Sênior de Estratégia & BI.

Sheynna Hakim Rossignol, Presidente do Chama no Brasil, afirma que fazer um movimento de contratação enquanto quase a totalidade das empresas no país está reduzindo o número de pessoas de suas equipes é um privilégio. "Felizmente, nosso negócio está inserido no mercado de produtos essenciais, além disso, temos um plano sólido de crescimento, o que nos dá condição de expandir na contra-mão do mercado. Estamos trazendo grandes talentos para posições chave da empresa, fazendo contratações valiosas, de uma maneira virtual. Teremos novas lições a aplicar depois de que tudo isso passar".

Sobre o Chama

Disponível no Google Play e na App Store, o Chama é um marketplace que conecta revendedores de botijões de gás a clientes. Lançada em dezembro de 2016, a empresa reúne em um único ambiente mais de 2.000 revendedores regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em apenas alguns cliques o usuário pode solicitar o serviço oferecido pela empresa e escolher o fornecedor que mais lhe agradar - selecionando informações como: valor cobrado, tempo de entrega e marca do produto. O serviço está presente em São Paulo, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar