Logo
Imprimir esta página

Documenta Pantanal Disponibiliza Série De Aulas On-Line Do Professor Sandro Menezes Silva Sobre Fauna E Flora Da Região

Conteúdo hospedado no site da iniciativa reúne vídeos e indicações de leitura sobre temas relacionados ao bioma pantaneiro

A iniciativa ‘Documenta Pantanal’, antenada às possibilidades de dar prosseguimento à sua proposta de ampliar o alcance das fontes de conhecimento sobre a região e seu ecossistema mesmo em tempos de pandemia, concentra forças na produção de conteúdo para suas ‘Aulas Pantaneiras’. Trata-se de um projeto de educação à distância que tem à frente o professor-doutor em Ciências Biológicas Sandro Menezes Silva. Iniciado em 2019, a iniciativa volta a disponibilizar novos conteúdos a partir de junho, no site http://documentapantanal.com.br/.

As aulas consistem em pequenos vídeos – que variam entre um e dois minutos de duração –, os quais são lançados na plataforma digital com suporte de texto acompanhados das fontes das pesquisas utilizadas. Com linguagem simples, Menezes introduz assuntos pertinentes à região a partir da premissa de que a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, que desde o ano passado, mobiliza a atenção do público por meio de mostras fotográficas, filmes, vídeos e apoios e produção de livros para a urgência em se conhecer e preservar este patrimônio natural.

De acordo com o especialista, “no atual contexto de isolamento social gerado pela pandemia da Covid-19 temos notado que várias escolas têm dado continuidade a suas atividades a partir de ferramentas de educação à distância, inclusive demandando pesquisas em diversos campos aos seus alunos. Desta forma, as ‘Aulas Pantaneiras’ podem assumir uma função importante enquanto fonte para estes estudos e, para além do ambiente escolar, a ferramenta pode servir outros setores da sociedade, como jornalistas e demais geradores de conteúdo”.

Entre outras utilidades, Menezes e o time do Documenta Pantanal buscam extinguir a crença popular de que a região consiste apenas numa ‘grande área alagada’, mostrando que esta porção do território brasileiro pode oferecer uma grande oportunidade de aproveitamento econômico responsável por meio do turismo de qualidade, a partir de suas ricas flora e fauna, além de características bastante peculiares com relação à hidrografia e ao relevo. “A fauna do Pantanal destaca-se pelas populações expressivas de algumas espécies ameaçadas de extinção quando comparada a outras regiões da América do Sul e do mundo. Exemplificam esse fato espécies como o cervo-do-Pantanal, a onça-pintada, a ariranha e a arara-azul. Se nos atermos somente às aves, estão listadas entre seus habitantes mais de 550 espécies, dependendo do tipo de registro e a abrangência dos estudos considerados (planície, planalto ou ambos) ”.

Com acesso gratuito às aulas, os episódios gravados em 2019 e 2020 já estão disponíveis para visualização e consultas. Os temas já abordados até o momento são “O Pantanal e suas Regiões”, “Planície e Pantanal”, “Serra da Bodoquena” e “Regime de Inundação”.

Sobre Documenta Pantanal

Registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza pantaneiras por meio da promoção de atividades em prol da difusão do conhecimento e da preservação. A partir dessa proposta, a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, após um ano de atuação, reafirma seu papel de contribuir para o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros, vídeos e documentários, por exemplo) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio da Humanidade. Ao apoiar pesquisas, compartilhar conhecimentos científicos e manifestações tradicionais da cultura do Pantanal, o Documenta busca contribuir para a adoção e a valorização de uma visão de desenvolvimento sustentável na agricultura, na pecuária e no turismo de qualidade. A iniciativa reúne estudiosos, empresários, artistas e produtores para, em conjunto, alertar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.

http://documentapantanal.com.br/

https://www.instagram.com/documentapantanal/

https://www.facebook.com/documentapantanal/

Sobre Sandro Menezes Silva

Professor de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados, Sandro Menezes Silva esteve pela primeira vez no Pantanal em 1984, quando ainda era estudante de Ciências Biológicas. Desde 2005 passou a trabalhar na região, fator que permitiu que passasse a conhecê-la melhor por meio de expedições e pesquisas.

Participantes do ‘Documenta Pantanal’

Organização: João Farkas – Mônica Guimarães – Sandro Menezes Silva e Teresa Cristina Ralston Bracher

Acaia Pantanal – Associação Onçafari – Agrotools – Araquém Alcântara – Bichos de Pantanal – Cenap – ICMbio – Chef Paulo Machado – Editora Vento Leste – Embrapa Pantanal – Fazenda Barraco Alto – Aquidauana /MS – Fazenda Fazendinha – Aquidauana/MS – Fazenda Figueiral – Corumbá/MS – Fazenda Santa Tereza – Corumbá/MS – Fazenda São Camilo – Corumbá/MS – Fazenda São Francisco do Perigara – Barão de Melgaço/MT – Fazenda Vera Lúcia – Aquidauana/MS – Instituto Agwa – Instituto Arara Azul – Instituto Delta do Salobra – Instituto Homem Pantaneiro – Jorge Bodanzky – Lawrence Wahba – Lucia Barbosa Machado – Luciano Candisani – Márcia Hirota – Marina Klink – Marina Lutz – Maurício Copetti – Miguel Milano – Moinho Cultural de Corumbá – Onças do Rio Negro – Panthera Brasil – Porto São Pedro – Corumbá/MS – Raquel Machado – Rede Nacional Pro Unidades de Conservação – Refúgio Ecológico Caiman – Miranda/MS – RPCSA – Rede do Amolar – Silas Ismael – Sindicato Rural de Corumbá – SOS Pantanal – SOS Taquari


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto