Brasil,

Na quarentena, leitores buscam apoio e otimismo em livros que fazem refletir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marco ASA
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cansados de tragédias, notícias tristes e tensas, leitores de todas as idades buscam tornar-se pessoas melhores no “novo normal”

A pandemia pegou o mundo de surpresa. De uma hora para outra, nos vimos obrigados a ficar em casa, sem saber ao certo o que aconteceria e experimentando, ao mesmo tempo, o isolamento e o convívio constante com as pessoas que moram na mesma casa, mas que antes pouco víamos. O “bombardeio” de informações também nos afeta. Agora, passados três meses da quarentena, muitos têm buscado nos livros apoio e dicas de autoanálise para sair dessa realidade melhores do que quando entraram.

Mais do que autoajuda, os leitores buscam análises consistentes, de especialistas, sobre as relações e sentimentos que nos afetam (principalmente em uma pandemia), como o medo, a ansiedade, a relação com o tempo e a convivência.

“Compreender o que se passa em nosso interior, no entanto, não é algo fácil, e os sintomas podem mascarar mecanismos de compensação ou ganhos secundários que nem sempre a medicina detecta”, diz Carlos Afonso Schmitt, no livro “O poder da superação – Como recuperar a saúde e viver de bem com a vida” (Paulinas). Schmitt é filósofo, pedagogo, teólogo, terapeuta e autor de uma série de livros relevantes para o momento em que vivemos. Além de “O poder da superação”, lançou também “Viver sem pressa”, sobre o desafio de administrar nossa ansiedade, um mal constante em nossa vida em tempos de pandemia.

Schmitt discorre também sobre a fé, tão importante em momentos de incerteza e (por que não?) de agradecimento. Mas existe a fé e existe a crença. Schmitt lembra que, às vezes, ficamos presos a velhas crenças que podem atrapalhar nosso desenvolvimento pessoal. No livro “O fascinante poder de suas crenças”, o autor fala sobre a importância do “crer” sem que isso “amarre” a nossa vida.

Outro sentimento que, com certeza, perturba as pessoas na quarentena é o medo. Medo de ficar doente, de que alguém conhecido adoeça, de perder o emprego... “Quando um pensamento de medo toma conta de nós, nosso corpo cai em desequilíbrio psicofísico. Sentimo-nos fracos, vulneráveis, impotentes, divididos”, diz o sociólogo italiano Michele Moiso, autor do livro “Livres do medo – Cortando o mal pela raiz para uma verdadeira cura” (Paulinas).

Buscar esse tipo de leitura pode não valer por uma terapia, mas, com certeza, nos ajuda nas reflexões diárias. Outras formas de pensar, principalmente de especialistas em comportamento humano, nos ajudam a encontrar, em nós mesmos, soluções que nos fazem ver a vida com mais otimismo, sendo “um homem, uma mulher, um jovem ou uma criança que escolheram criar, aqui mesmo na Terra, o céu por antecipação. E isso é muito bom! Escolha experimentá-lo!”, como disse Carlos Afonso Schmitt.

Sobre os autores das obras citadas:

CARLOS AFONSO SCHMITT, escritor e terapeuta holístico, dedica sua vida em busca da Verdade e da Luz para ser mensageiro das bênçãos de Deus para os homens. Após cursar três faculdades, direcionou seus estudos para a Terapia Holística a fim de ajudar a promover a saúde integral do Ser humano.

Livros: “O fascinante poder de suas crenças”, “Viver sem pressa”, “O poder da superação”, “O implacável poder de suas escolhas” (lançamento).

MICHELE MOISO nasceu em Turim (Itália). Formado em Sociologia, Economia e Mercado e mestre em Finanças Empresariais, possui doutorado em Psicologia Indovética. É psicanalista, jornalista e ensaísta.

Livro: “Livres do medo – Cortando o mal pela raiz para uma verdadeira cura”.

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar