Brasil,

Aromaterapia para os cabelos: Descubra os seus benefícios!

Depressão, ansiedade, estresse, insônia, acne, dermatites, disfunções menstruais, dores no corpo, desconforto digestivo e fungos nas unhas são alguns dos muitos problemas que podem ser tratados ou amenizados com a adoção da aromaterapia. No entanto, vem ganhando destaque, principalmente, por proporcionar diversos benefícios a saúde e beleza dos cabelos.

De acordo com hairstylist, visagista e proprietária do salão Maison Rocha, Rosângela Rocha, a aromaterapia pode ser definida como um conjunto de práticas terapêuticas que utiliza as propriedades cicatrizantes, antivirais, antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e relaxantes dos odores liberados pelos óleos essenciais, para o tratamento de distúrbios físicos e mentais. “As pessoas podem fazer o uso dos óleos em saunas, pingar algumas gotas da substância junto a água utilizada em difusores e ainda deixar o recipiente com a substância aberto para que o cheiro se espalhe pelo local. Para a resolução de dores musculares, problemas dermatológicos e de origem capilar, os óleos devem ser aplicados na pele ou couro cabeludo. Cada tipo de óleo essencial tem uma função especifica. Então, a forma com que a terapia será empregada, irá depender de cada caso”, ressalta.

Rosângela explica que os óleos essenciais são obtidos por meio da prensagem a frio e destilação. “Eles podem ser extraídos de folhas, sementes, frutos, raízes, flores e troncos de plantas. Uma gota de óleo essencial equivale a 24 xícaras de chá de uma mesma planta, por exemplo. Por isso, os benefícios são tão expressivos”, destaca.

Segundo Rosângela, a mistura destes óleos com máscaras capilares, condicionadores, shampoos neutros e óleos vegetais pode fortalecer os cabelos, dar mais brilho aos fios e contribuir para a saúde do couro cabeludo. “Os óleos são ótimos para repor a umidade e os nutrientes dos fios, já que penetram na fibra capilar, nutrindo-a de dentro para fora. Além disso, alguns deles ajudam a diminuir a oleosidade dos fios. Ainda existem tipos de óleos que possuem ácidos graxos e vitaminas que auxiliam na reconstrução da superfície do cabelo danificado e reforçam a proteção contra danos futuros”, comenta.

Conforme a hairstylist, as melhores opções para o tratamento capilar são os óleos essenciais de alecrim, cedro, hortelã, ylang-ylang, rosa mosqueta, lavanda, melaleuca, manjerona, sálvia, tomilho e limão. “O óleo de alecrim é rico em antioxidantes, que contribuem na eliminação de radicais livres, fortalecem os cabelos e impulsionam o crescimento dos fios. Também pode ser utilizado no tratamento da caspa, coceira, irritação do couro cabeludo e controle do sebo. Já o cedro ajuda a regular a oleosidade ou ressecamento do couro cabeludo e ainda equilibra o seu pH. O óleo de hortelã possui minerais, ácidos graxos e nutrientes, que estimulam o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, promovem o crescimento e impedem a queda capilar. A melaleuca é ideal para o controle do processo de descamação do couro cabeludo e também colabora no controle da oleosidade da área”, cita.

Por fim, Rosângela enfatiza que antes de utilizar qualquer um dos óleos essenciais é preciso que as pessoas conheçam as características de seus cabelos e identifiquem as suas principais necessidades. “Estes óleos são bastante concentrados, por isso é muito importante ficar atento ao uso dos mesmos. Eles não podem ser aplicados sozinhos nos fios, precisam ser diluídos e associados a outros produtos capilares. Ainda é essencial evitar o uso destes óleos antes de submeter os cabelos a chapinha, babyliss e secador, pois as altas temperaturas aliadas a estes óleos podem danificar os fios. Levando em conta estas informações, as pessoas poder partir para o tratamento mais indicado para os seus tipos capilares e curtir os resultados”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS