Logo
Imprimir esta página

A importância do planejamento estratégico no ramo da gastronomia em momentos de crise

A importância do planejamento estratégico no ramo da gastronomia em momentos de crise

Diversificar os negócios, ainda que dentro do mesmo segmento, pode ser uma grande estratégica de crescimento no ramo da alimentação

O planejamento estratégico se tornou uma ferramenta de considerável valor agregado para as empresas no cenário econômico atual. Entender as possibilidades futuras de seus negócios, mapeando riscos e fomentando oportunidades de crescimento, tem sido o grande desafio dos empreendedores que buscam sobreviver em seus mercados em um período de crise global. Neste viés, alguns empresários têm se destacado mesmo em meio à crise com sua capacidade de organizar, planejar e construir modelos de planejamento estratégico além do senso comum.

“O planejamento estratégico equaliza as vertentes da criação multinegócios dentro de uma mesma expertise, considerando que uma das premissas do empreendedorismo é o investidor não se arriscar em mercados desconhecidos por ele e seus sócios”, explica Jamerson Moreira, professor de Estratégia Empresarial no ISAE Escola Negócios. “Desta forma, para aqueles empreendedores que já possuem know how em determinados segmentos, a fórmula secreta é a investigação de oportunidades dentro das áreas já conhecidas, pois já se tem informações sobre riscos, necessidades, comportamentos, vulnerabilidades e afins”, complementa o especialista.

Este é o caso do empreendedor José Araújo Netto, responsável por diversos empreendimento gastronômicos, entre eles as redes Mr. Hoppy e Porks – Porco & Chope, além do Bar Quermesse e do Bar do Açougueiro. Araújo Netto aproveitou as oportunidades geradas pelo ambiente econômico do país para diversificar seus negócios e atuar em subsegmentos específicos, oferecendo opções aos clientes focadas em várias vertentes da gastronomia, como carne de porco, churrasco gaúcho, comida de boteco e chope artesanal. “Nós vendemos produtos de desejo a um preço acessível, para chamar a atenção de todos os públicos, sejam trabalhadores da região, famílias curitibanas ou jovens em busca de lazer”, comenta o empresário.

Para Jamerson Moreira, o planejamento estratégico não se restringe à diversificação no "mix" de produtos e serviços, por exemplo. “Quando existe a oportunidade de diversificar o modelo do negócio dentro do segmento, diversas oportunidades são construídas, como o atendimento diferenciado por faixa etária, acessibilidade a produtos com relevância na diversidade das classes sociais, geração do desejo de consumo ou ainda adaptação para restrições alimentares e tratamentos medicinais alternativos”, observa o especialista. “Cada um dos meus negócios tem uma linguagem e um público alvo diferente, além de histórias e características bem peculiares. Conseguir essa diversificação é um dos segredos do nosso sucesso”, completa Araújo Netto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto