Logo
Imprimir esta página

Cozinhar com os seus filhos durante a quarentena pode criar memórias positivas em família

Fotos de: Reprodução / MF Press Global Fotos de: Reprodução / MF Press Global

A terapeuta familiar Evelyn Stam revela que ter um momento com os seus filhos na cozinha pode estimular a parte cognitiva do desenvolvimento dos seus filhos e criar memórias positivas.

A quarentena e todo o esforço para conter o avanço da covid-19 tem exigido bastante das famílias com filhos em idade escolar. Muitos pais estão divididos entre as funções de pais e professores, acumuladas devido ao homeschooling. O impacto gerado por essa divisão de tarefas já pode ser sentido depois do primeiro período da quarentena e muitos pais têm sentido o cansaço e o esgotamento mental na pele.

A terapeuta familiar e especialista em educação infantil, Evelyn Stam, ressalta que acompanhar, ensinar e tomar a responsabilidade pelo ensino das nossas crianças veio com um preço alto para muitas famílias:"Aumentou-se a cobrança e agora existe menos espaço para o afeto e os momentos agradáveis em família. Isto é um preço muito alto a ser pago que tornou a convivência em casa durante a quarentena pesarosa para muitas famílias.”

Cozinhar para criar memórias positivas na quarentena

Evelyn Stam aponta que existem métodos para tornar a quarentena melhor para as famílias e isto pode passar pela cozinha: “Felizmente existem maneiras de estimular a parte cognitiva do desenvolvimento dos nossos filhos enquanto dividimos momentos e criamos memórias positivas com eles e uma das nossas maiores aliadas nessa tarefa é a cozinha. Crianças pequenas podem aprender cores, formas e contagem simples com essa receita. Crianças um pouco maiores podem trabalhar operações matemáticas simples e estudar o relógio. Crianças mais velhas podem usar essa receita para aprender peso, medidas, fração e a dobrar ou reduzir uma receita pela metade. Você ainda pode utilizar o ensino de ciências para todas as idades com o crescimento da massa, mudança na textura ao acrescentar os ingredientes. As possibilidades são infinitas.”

Receita caseira de biscoitos para fazer com os seus filhos

A terapeuta ensina uma receita fácil de fazer que pode ser adaptada para crianças de várias idades: “você pode adaptar o aprendizado para a sua realidade ou interesse da sua criança. Vamos começar com uma receita de biscoitos que podem ser modelados. Assim podemos trabalhar formas com as crianças pequenas também.”

Biscoitos amanteigados (rende 36 biscoitos)

Ingredientes:

1 xícara de manteiga com sal
1 xícara de açúcar granulado
2 colheres de sopa de baunilha
2 ovos grandes
2 1/2 a 2 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 de colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal

Como fazer:

Primeiro separe os ingredientes e deixe todos preparados, em temperatura ambiente.

Em uma batedeira comum, misture a manteiga com o açúcar até formar um creme.

Adicione os dois ovos e a baunilha e bata novamente.

Adicione os ingredientes secos e volte a bater, mas agora em velocidade bem baixa.

Aumente a velocidade até obter uma massa lisa. Não se preocupe se a massa não estiver firme o suficiente. Ela endurece após descansar na geladeira.

Se a sua massa ficar pegajosa acrescente uma colher de farinha a mais por vez e teste novamente até obter uma massa lisa.

Separe a massa em duas partes iguais. Modele para formar dois discos de massa, envolva em papel filme e leve para descansar na geladeira por no mínimo duas horas (hora das crianças aprenderem a usar o relógio)

Após duas horas retire um disco de massa da geladeira.

Abra a massa com um rolo até a espessura de um dedo

Corte no formato desejado e leve para assar em uma forma forrada com papel manteiga em forno pré aquecido a 180 graus até que as bordas dos biscoitos comecem a ficar douradas (entre 8 e 12 minutos, a depender do seu forno).

Repita o processo com a outra metade da massa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto