Logo
Imprimir esta página

Covid-19: como restaurantes podem manter vendas durante pandemia? Especialista dá 4 dicas

Organizar vendas e entregas por meio de app e redes sociais e apostar em processo de Cook and Chill, que diminui desperdício de alimentos, podem ser algumas das soluções

A pandemia mudou de forma radical a vida dos brasileiros. Desde a implantação da quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus, muitos profissionais trabalham em casa e apenas áreas essenciais podem funcionar. Além de unidades de saúde e mercados, outra área que não pode parar é o setor gastronômico, no qual 65% dos restaurantes, padarias e lanchonetes já registraram queda de faturamento de 70% em relação ao mês de março, segundo a Associação Nacional de Restaurantes.

Segundo Guilherme Satoru, chef e fundador da Satoru Food Service Consulting, empresa que propõe aumentar a produtividade nas cozinhas e evitar desperdícios de alimentos, acredita que muitos restaurantes poderão não resistir ao período de isolamento e o pós-quarentena. “É inegável que haverá um retrocesso na área gastronômica e que afetará principalmente os pequenos empresários”, explica. Para ele, os restaurantes que sobreviverem terão que enfrentar outra crise, na volta, quando seus faturamentos terão caído mais pela metade nos primeiros meses.

Entretanto, Satoru acredita que os restaurantes ainda podem amenizar os prejuízos causados pela crise, organizando suas vendas e entregas por meio de aplicativos e redes sociais e apostar em processos que diminuam o desperdício de alimento e aumente a produtividade na cozinha. Confira algumas dicas:

Diversificar opções de entrega e venda

O que muitos restaurantes já tem feito é de se cadastrar em aplicativos de entrega, como iFood e Uber Eats. Estas empresas podem ajudar na entrega, como também ampliam os canais de venda, mas não são as únicas opções. Os estabelecimentos também podem estreitar as relações com os clientes pelas redes sociais, pelo Whatsapp e até mesmo por um aplicativo próprio do restaurante. Para os conteúdos que serão divulgados nas redes sociais, quanto menos texto melhor. E você pode organizar essas informações de forma visual, para facilitar o entendimento de potenciais clientes e um aplicativo chamado Canva tem uma versão gratuita que pode ajudar.

Produza conteúdo para engajar seu público nas redes sociais

Garanta que seu público-alvo saiba que seus negócios continuam operando. A ideia aqui é ser lembrado mesmo de portas fechadas e como levar a experiência do seu restaurante para dentro das casas dos clientes. Se o seu restaurante sabe fazer risotos deliciosos, por exemplo, dê dicas para o seu público de como pode fazer isso em casa. Use Instagram, Youtube, e-mail, etc, para difundir esta mensagem e ser lembrado.

Não desperdice alimentos e aumente produtividade da equipe

Em um momento que o faturamento está prejudicado por conta da pandemia, é fundamental que os restaurantes possam aproveitar o máximo dos alimentos que tem em seu estoque. Um processo usado na Satoru Consultoria que pode ajudar a cozinha dos estabelecimentos é o Cook and Chill, que significa literalmente “cozinhar e resfriar” e evita desperdícios e quebra de vitrine, que é a falta do produto anunciado. Esse sistema não só permite uma operação com mais rendimento, produtividade de mais de 60% e redução de desperdício em 80%, como também aumenta a flexibilidade, reduz a mão de obra em até 15% da mão de obra e diminui o estresse da equipe.

Redobre os cuidados com higiene

Não tem período mais oportuno que ampliar a atenção com as questões de higiene no preparo e embalagem dos alimentos. Saber conduzir todo o processo de venda, preparo do alimento e a entrega seguindo as recomendações sanitárias é fundamental para as vendas e aumentar a confiança do cliente. Entre as medidas, estão a correta higienização das mãos antes e depois da entrega, em média de 30 a 30 minutos, e também da máquina e do cartão após o uso. Outra forma é permitir a entrada controlada de um cliente por vez ou até mesmo criar serviços de drive thru para estabelecimentos com mais espaço, no qual clientes não precisam nem descer do carro para pegar sua encomenda.

Sobre a Satoru Food Service Consulting

A Satoru Food Service Consulting é uma empresa especializada em restaurantes e empreendimentos de food-service. O objetivo é ajudar as cozinhas de estabelecimentos a evitar desperdícios de alimentos com o sistema Cook and Chill e a “quebra de vitrine”, que é a falta do produto anunciado para o cliente. Por meio destes serviços, a Satoru Consultoria permite uma operação de gastronomia com mais rendimento, com cerca de 60% maior produtividade, redução de 80% nos gastos com alimentos e 15% da mão de obra, o que diminui também o estresse da equipe de cozinha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto