Logo
Imprimir esta página

Concremat investe na start-up Stant e reforça estratégia de inovação

Com tecnologia, a gestão das obras poderá ser feita em plataforma mobile

Prestes a completar 70 anos e líder na área de engenharia consultiva, a Concremat está experimentando uma nova transformação em sua história. Avançando com uma cultura de inovação que visa combinar aumento de valor agregado com ganhos de produtividade, a companhia começa a colher os resultados de seu primeiro movimento de corporate venture capital com a aquisição de 30% da start-up Stant, desenvolvedora de uma plataforma mobile de gestão de obras.

O investimento é fruto de uma jornada de inovação iniciada dentro da empresa e que abriu as portas da companhia para a inovação aberta. No processo, a Concremat se tornou parceira da ACE, uma das maiores aceleradoras da América Latina, que a conectou à Stant. A entrada da Concremat como acionista da start-up acontece dois anos depois de a plataforma começar a ser adotada pela companhia em sua Unidade de Negócio Multisites para o gerenciamento de centenas de obras simultâneas de agências bancárias no Brasil inteiro.

Embora inovação pareça ser a palavra de ordem no mundo corporativo, a aposta da Concremat não encontra muitos pares no seu mercado. De acordo com estudo feito pela Harvard Business Review, a construção civil é um dos ramos que menos investe em pesquisa e desenvolvimento. Na área específica de infratechs, onde a companhia se posiciona, o volume é ainda menor.

No Brasil, o Mapa de Statups 2020 da Terracotta Ventures, empresa de investimentos em inovação nos setores de construção civil e mercado imobiliário, revela que 65% das start-ups na área são concentradas em soluções ligadas ao mercado imobiliário e de propriedades em uso. “De forma geral, empresas que já definiram uma estratégia digital e concluíram investimentos efetivos ligados à inovação saíram na frente de quem teve que acelerar a digitalização por conta da pandemia”, diz Bruno Loretto, cofundador da Terracotta.

De fato, a utilização da Stant acabou se revelando estratégica no contexto atual de restrições impostas pelo combate à Covid-19. “As soluções digitais ficaram ainda mais presentes no dia a dia de trabalho das pessoas neste momento. E essa nova intensidade de uso das ferramentas digitais, como a Stant, será um legado e irá auxiliar numa mudança permanente na forma com que trabalhamos”, avalia Arthur Sousa, vice-presidente de Engenharia da Concremat.

“Nossos esforços de inovação são orientados em gerar mais valor aos clientes. Em engenharia, estamos desenvolvendo projetos com a metodologia BIM, de maturidade alta. E, nas atividades de gerenciamento, supervisão e fiscalização, encontramos na Stant uma nova forma digital de operação que une inteligência de dados - capturados com simplicidade na gestão e resolução de problemas na ponta - e ganhos de produtividade”, destaca Arthur.

No caso da Concremat, com a mudança de parceira para acionista, a ideia é levar a plataforma para todos os clientes de gerenciamento, supervisão e fiscalização já a partir do segundo semestre deste ano - o que deve mais do que dobrar o número de usuários, que hoje gira em torno de 400. Atualmente a ferramenta já está em testes em contratos das áreas de Mineração e Petróleo & Gás.

“Agora como acionistas da Stant, que também tem outros clientes, pretendemos apoiar os esforços de estratégia e governança e contribuir para o crescimento da empresa”, destaca Mauro Viegas Neto, presidente executivo da Concremat.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto