Logo
Imprimir esta página

Baker Tilly propõe alternativa para geração de caixa em época de crise

Estratégia envolve alguns dos segmentos mais afetados pelos efeitos da pandemia, como bares, restaurantes e hotéis

Os efeitos da pandemia são muitos e as estimativas para recuperação não são otimistas. Mas, em meio a esse cenário, alguns tipos de negócios podem encontrar saídas para geração de caixa e manutenção da sobrevivência. É o que propõe a Baker Tilly, empresa de auditoria e consultoria Top 10 entre as gigantes globais.

Esses setores, dentre os quais incluem-se também farmácias, perfumarias, lojas de conveniência e padarias, além de concessionárias de veículos e revendas de autopeças, movimentam produtos cuja tributação é concentrada. Isso quer dizer que parcela dos tributos da cadeia, notadamente as contribuições PIS, COFINS e o ICMS, é integralmente paga na aquisição, devendo, portanto, ser excluída da base de apuração mensal para evitar pagamentos em duplicidade.

A tributação concentrada abrange produtos como bebidas frias (cervejas, chope, refrigerante e água mineral), além de cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal e até autopeças. “Uma revisão do processo de apuração pode revelar tais pagamentos a maior e que se convertem em crédito a favor da empresa e pode ser utilizado para a quitação de tributos vencidos e vincendos”, destaca o auditor Guilherme Machado Júnior, um dos sócios da Baker Tilly em Vitória.

O procedimento de compensação está previsto na legislação tributária e permite que as empresas apurem créditos em retrospectiva de até cinco anos, devidamente corrigidos pela Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Todo o processo é ágil e está regulamentado e instrumentalizado pela Receita Federal, podendo ser resolvido inteiramente nas instâncias administrativas, cumprindo às empresas que apurarem créditos retificarem as declarações apresentadas, informando ao Fisco que realizou pagamentos a maior.

A crise obriga que os processos internos sejam revisados para lhes conferir maior racionalidade, eliminar gargalos e custos desnecessários. Isso vale para os processos de apuração de tributos. De acordo com Wesley Marques, sócio de tributos da Baker Tilly, a situação é mais comum em negócios que trabalham com volume elevado de itens, abrangendo produtos que têm a tributação concentrada e aqueles que não possuem esse regime, o que pode favorecer a ocorrência de erros que levam ao pagamento em duplicidade.

“A compensação pode ser uma alternativa importante para o alívio financeiro das empresas dos segmentos mais afetados pela crise causada pelo isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19 e merece ser considerada pelos empresários”, explica Marques.

A Baker Tilly tem apoiado os pequenos e médios empresários, realizando o diagnóstico gratuito para avaliar a possibilidade de geração de créditos que possam ser compensados. “Após assinatura de um termo de confidencialidade e sigilo, fazemos uma análise de uma amostra de seis meses das notas fiscais em sistema elaborado para essa finalidade, avaliando a viabilidade de adoção do procedimento pelas empresas interessadas”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto