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Conteúdos sobre pandemia da Covid-19 podem ser monetizados

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Seguindo as regras do Youtube, é possível ganhar dinheiro com conteúdos sérios e relevantes sobre a disseminação do novo coronavírus

A pandemia da covid-19 trouxe grandes perdas para todo mundo.

Porém, em alguns casos, a situação é ainda mais complicada porque envolve perda de dinheiro, emprego e também clientela.

O que pouca gente sabe é que dá para fazer desse limão uma limonada sem sair de casa.

A internet, esse território tão rico, está repleta de oportunidades para ganhar dinheiro, inclusive, abordando o assunto da vez: o novo coronavírus.

O Google AdSense, braço publicitário do Google, está monetizando os conteúdos relacionados à pandemia postados em canais no Youtube, o filão da vez quando se fala em ganhar dinheiro na internet.

Quem usa a internet mais ativamente já percebeu o alcance dos vídeos que parecem brotar em massa em todas as redes sociais, especialmente, nessas semanas de confinamento.

Por serem relativamente simples de fazer e chegarem a um número maior de pessoas do que os textos, os vídeos de Youtube são sucesso absoluto.

De acordo com a neurociência, o cérebro humano processa as informações audiovisuais 60 mil vezes mais rápido do que em palavras.

Tudo isso aliado ao fato de que com a popularização dos celulares inteligentes e tablets, os vídeos podem ser vistos a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um fone de ouvido e um clique.

Quem tem know how em áreas relacionadas à covid-19, como profissionais de saúde física e mental, por exemplo, pode se aproveitar dessa característica dessa mídia para ganhar dinheiro usando o Google AdSense. Mas é bom ficar atento porque a plataforma tem regras.

O que é o Google AdSense?

Como já foi dito, o AdSense é uma plataforma desenvolvida pelo Google a fim de gerar receita com publicidade. Para isso, ele se utiliza da popularidade e relevância de sites, blogs e canais para veicular os anúncios.

Funciona assim: a pessoa cadastra o seu site, blog ou canal como parceiro e o Google se responsabiliza por enviar a peça publicitária que melhor se encaixa naquele nicho específico.

Cada vez que um usuário clica no anúncio, o dono da página ou canal recebe uma porcentagem do que o anunciante pagou ao Google. Um jeito simples de gerar receita com publicidade sem precisar prospectar clientes.

Parece fácil - e é -, mas tem protocolos a serem seguidos, não só pelo AdSense, como pelos próprios canais, ou seja, as plataformas para a criação de blogs e o Youtube.

Este último, inclusive, criou regras específicas para os conteúdos relacionados à covid-19. Medida necessária para minimizar a propagação das fake news, notícias forjadas para tentar manipular a audiência.

Produção de conteúdo

Quando a pessoa se dispõe a produzir conteúdo para a internet, além do total domínio do assunto que vai ser abordado, é preciso um conhecimento mínimo de marketing de conteúdo para se obter algum sucesso nessa empreitada.

O primeiro passo é aprender sobre Search Engine Optimization, o tão falado SEO. Trata-se de uma estratégia fundamental para que o conteúdo produzido tenha destaque no universo digital.

A internet está repleta de cursos e informações sobre SEO que são bastante úteis para conseguir um bom rankeamento e, consequentemente, ganhar mais dinheiro com o AdSense.

Os conteúdos são muito importantes. É preciso que respondam alguma dúvida, atendam a uma importante demanda do usuário.

E a pessoa só vai saber fazer isso se conhecer a fundo sua audiência, caso contrário vai produzir vídeos que não terão acesso e o esforço terá sido em vão.

No caso específico dos vídeos sobre a pandemia da covid-19, é preciso seriedade na produção porque eles podem afetar a saúde e colocar a vida das pessoas em risco.

Regras do Youtube para a pandemia

Para evitar problemas desse tipo, provocado excesso de informações falsas sobre a pandemia o Youtube criou regras específicas para a publicação desse tipo de material.

Assim, a plataforma não permite o envio de conteúdo que dissemine informações médicas que contrariem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou as informações médicas das autoridades locais de saúde sobre a doença provocada pelo novo coronavírus sobre: tratamento, prevenção, diagnóstico e transmissão.

No caso de um conteúdo ferir essas regras, o dono do canal será notificado. Com três notificações do mesmo tipo, o canal será banido da plataforma.

O Youtube criou ainda a aba “Explorar”, que leva os usuários aos conteúdos de produtores que aderiram à campanha #FiqueEmCasa #Comigo, oferecendo opções de entretenimento, aprendizado e interação por meio de vídeos.

Outras medidas estão disponíveis na página da plataforma na internet.

Monetização de conteúdos sobre a pandemia

Para ser monetizado, é preciso que o conteúdo sobre a pandemia siga não só as regras próprias vistas acima, como aquelas já definidas pelo Youtube.

Isso significa que os vídeos devem trazer uma linguagem apropriada, não devem trazer cenas de violência, sexo, nudez, atitudes perigosas ou nocivas, além de incitação ao ódio, como temáticas racistas, xenofóbicas, homofóbicas ou de alguma forma preconceituosas.

Também não atraem publicidade conteúdos relacionados a armas de fogo, drogas, tabaco e assuntos polêmicos ou eventos delicados.

Regras do AdSense

Embora pareça uma máquina automática de fazer dinheiro, a produção de vídeos para o Youtube precisa seguir um passo a passo bem detalhado e criterioso para se encaixar às exigências do Google AdSense e conquistar uma receita significativa.

Importante ter em mente que esse é um trabalho que leva tempo e, para conseguir ganhar dinheiro com esse conteúdo, é preciso que o canal já exista há algum tempo e a abordagem seja coerente com o que já foi produzido até aqui.

O Google AdSense não distribui anúncios aleatoriamente. É preciso seguir algumas regras e uma delas é o tráfego gerado.

Para o Youtube, é preciso ter no mínimo mil inscritos, pelo menos quatro mil horas de conteúdos assistidos nos últimos 12 meses, terem bom engajamento e conteúdo adequado (não ofensivo) para os anunciantes, além é claro, de possuir direitos autorais do que é postado.

Portanto, além de saber para quem se fala conhecer as estratégias de SEO e produzir conteúdos relevantes, é preciso ainda gerar tráfego, isto é, trazer cliques para o canal.

Para isso, use a divulgação nas redes sociais, lembrando sempre das estratégias de SEO.


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