Logo
Imprimir esta página

Como viver bem com o seu parceiro

*Por Dr. Leonard Verea

Dificuldade de diálogo, divergências de opiniões, maneiras agressivas de comunicação, dificuldades de demonstrar afeto e admiração podem ser uma das dificuldades que o casal evidencia quando está em conflito. Geralmente o casal pode demonstrar suas mágoas e ressentimentos, mas também pode retrair-se e guardar para si toda sua tristeza e desesperança.

Algumas emoções são comuns durante períodos de crise como: dor, raiva, frustação, solidão, sentimento de rejeição, entre outras. As atitudes geralmente evidenciam negatividade, desânimo, frustação, desesperança, agressividade etc. As ações entre os casais são destrutivas, palavras ásperas, silêncio e até violência.

O clima no relacionamento fica bastante frio, áspero, amargo, possui dificuldades de discutir as diferenças, conversas se transformam em discussões ou afastamento. Não há sentimento de cumplicidade e parecem viver de maneira isolada e distante.

Porém é importante que o casal perceba se esses eventos são pontuais, fazem parte de uma crise ou faz parte da forma como sempre se relacionaram, isso pode indicar o quanto é possível batalhar diante da crise para superar tal fase, mas se é um padrão de relacionamento e uma forma única que eles sabem se relacionar isso indica que o conflito é mais profundo pode traduzir imaturidade e conflitos de ambos como casal, mas também de seus estilos individuais que trazem de suas histórias pessoais.

É importante que o casal consiga se reorganizar diante dessa crise com flexibilidade, novos equilíbrios, as vezes novos papéis e mudanças nos padrões de afetos (interação). Caso seja um momento de grande dificuldade e o casal perceba sua incapacidade de resolver sozinho seus conflitos é importante que busquem ajuda de Psicoterapia de Casal ou de Família para superar a crise. A crise pode ser benéfica se for passageira e não cristalizar papeis e relações patológicas.

Diálogo, bom senso, ânimos calmos, conversar em momentos mais tranquilos e apropriados pode ser um bom começo para buscar soluções para crises e conflitos conjugais. Brigas recorrentes e de longo tempo pode indicar conflitos antigos e padrões de relacionamentos disfuncionais já cristalizados geralmente requer mais motivação e as vezes busca de ajuda como Psicoterapia de casal para superar.

Exercitar a flexibilidade e saber a hora de ceder são bons conselhos na teoria, mas, na prática, é importante que os cônjuges se percebam em suas competências e fragilidades aonde cada um possa ‘superar’ carências, excesso de expectativas e necessidades imaturas. Em uma relação é importante que ambos tenham comportamentos afetivos, cordiais como:

- Praticar palavras de incentivo

- Apoiar diante de diferentes situações

- Demonstrar respeito sempre (evitando palavras e ofensas)

- Expressar verbalmente o apreço pelo seu cônjuge

- Escutar e dar atenção ao cônjuge

- Não exagerar nas críticas

- Escolher o momento para falar de assuntos mais delicados

- Elogiar constantemente

- Valorizar pequenas mudanças e aspectos positivos de seu cônjuge

-Demonstrar empatia frente as necessidades e sentimentos de seu parceiro.

*Dr. Leonard F. Verea é médico, formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália. Especialista em psiquiatria, atua no Brasil desde 1985. Possui especialidade em Psicossomática e Hipnose Clínica e atua como Médico do Trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto