Logo
Imprimir esta página

Brasil tem o maior número de finalistas em desafio internacional de sustentabilidade promovido pela PepsiCo e a Young Americas Business Trust

Com propostas sustentáveis para o melhor uso e a redução do descarte do plástico no meio ambiente, as três equipes brasileiras finalistas do Eco-Desafio concorrem, agora, ao prêmio de US$ 5.000

Promovido pela PepsiCo, em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), a 11ª edição do Eco-Desafio chega a sua etapa final com 10 equipes finalistas que apresentaram soluções sustentáveis para a redução de desperdício do lixo. Três times de jovens brasileiros fazem parte desta lista: Tropical Packing e Eco Panplas, na categoria "Além da Garrafa e da Bolsa", e Bio 8, na categoria "Reciclagem e uso pós-consumo do BOPP" .

Pela primeira vez, em suas onze edições, o Brasil foi o país da América Latina com o maior número de inscritos, representando quase 20% do total de projetos registrados, além de também ser o país com maior número de projetos finalistas.

O Eco-Desafio tem como objetivo promover o empreendedorismo por meio do empoderamento dos jovens, capazes de contribuir com soluções criativas e de alto impacto para a proteção ambiental. De acordo com Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo, para chegar a uma economia realmente circular, incentivar projetos que estimulem novas abordagens de desenvolvimento econômico, aliados à visão sustentável, é fundamental. "Estamos comprometidos em fazer a nossa parte para criar um impacto positivo no planeta. Ao promover desafios como este, estamos em sinergia com nossos ideais enquanto companhia. Como uma das empresas líderes em alimentos e bebidas, reconhecemos o papel significativo que podemos ter ao trabalhar para mudar a maneira como a sociedade produz, usa e descarta seus resíduos", afirma a executiva.

Segundo Luis A. Viguria, CEO da Young Americas Business Trust (YABT), conectar uma líder global do setor privado com jovens empreendedores inovadores nas Américas, que estão desenvolvendo soluções concretas para questões ambientais atuais, é um instrumento poderoso. "No decorrer de onze anos, PepsiCo, a YABT e a OEA têm testemunhado a inovação e o compromisso dos jovens nesta região e temos recebido a inspiração das soluções por eles desenvolvidas. Antecipamos com satisfação o apoio contínuo a eles também na fase de implementação . "

Rumo à final

Mantendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de prevenção à Covid-19, as finais acontecerão em formato virtual com a inclusão de atividades interativas no decorrer da semana em que ocorrem as finais, entre os dias 26 de junho e 2 de julho.

O programa está em vigor desde 2009 e, ao longo de suas dez edições, já recebeu mais de 17 mil propostas de negócios entregues por aproximadamente 23 mil jovens, em mais de 33 países. A iniciativa oferece treinamento e mentoria gratuitos a todos os participantes, prêmios de US﹩ 5.000 para os vencedores de cada categoria, visibilidade internacional durante às finais, entre outros benefícios. Mais informações: http://www.ticamericas.net e http://www.yabt.net.

Em destaque: conheça os finalistas brasileiros

Tropical Packing

Cibele Ramos Cantuária, 33 anos, Minas Gerais, é a idealizadora da equipe Tropical Packing. O projeto propõe formas alternativas para as embalagens convencionais, utilizando materiais mais sustentáveis e visando a redução do uso do plástico. Para isso, a equipe propôs aliar dois componentes: as fibras de coco e o bioplástico (Ecobrás). A fibra de coco promove resistência mantendo o bom acondicionamento do produto aos fatores externos. Já o Ecobrás é um biofilme que garante a proteção do produto contra degradação física e biológica. "O grande diferencial do nosso projeto está na matéria-prima. O coco é um fruto abundante em países tropicais, e o seu resíduo, que dá origem às fibras, é considerado um problema ambiental, devido às cascas ocuparem um grande volume quando descartadas. Com isso, a utilização desse material como matéria-prima é uma forma de promover uma destinação nobre ao resíduo, minimizando o impacto ambiental", aponta Cibele.

Eco Panplas

O finalista brasileiro, CEO e fundador da Eco Panplas, Felipe Cardoso, 34 anos, São Paulo, projetou um sistema produtivo inovador para a descontaminação e a reciclagem a seco de embalagens plásticas contaminadas, sem utilização de água ou geração de resíduos. Destina-se, principalmente, a embalagens plásticas contaminadas com produtos que não podem ser facilmente lavados com água, como óleos e tintas. As principais características do processo são a geração de matéria-prima plástica de excelente qualidade e a capacidade de recuperar tanto o plástico quanto o contaminante. "O desenvolvimento de novas tecnologias depende de recursos e visibilidade, que só são possíveis por meio do apoio de grandes corporações como a PepsiCo. Além disso, a ligação de marcas importantes com soluções inovadoras estimula essa prática, fazendo com que mais brand owners se interessem pelo assunto e apoiem iniciativas como esta", observa Felipe .

BIO8

A otimização do sistema de reciclagem, por meio de um clube de vantagens, com posterior valorização de resíduos de BOPP de embalagens flexíveis pós-consumo é o proposta do projeto desenvolvido por Heitor Aiquel Campana, 34 anos, Rio Grande do Sul, da equipe BIO8. Os grandes diferenciais desta proposta são a possibilidade de solução em escala, a fácil implantação/operação e a sua fácil replicabilidade. "O apoio de empresas é fundamental para alavancar ações sustentáveis como esta. Seja pela projeção, pela troca de experiências ou pelo acesso a investidores e a investimentos. O suporte é fundamental para transformar ideias em verdadeiras soluções", comenta Heitor .

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia, por consumidores de mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2019, a companhia gerou cerca de US﹩ 67 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio variado de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas. Guiada pela visão de ser líder global no segmento de alimentos e bebidas convenientes, ao "Vencer com Propósito", a PepsiCo declara sua motivação de atuar no mercado de forma sustentável em todos os aspectos relacionados ao seu negócio. No Brasil desde 1953, a empresa conta com marcas reconhecidas como QUAKER®, TODDY®, TODDYNHO®, ELMA CHIPS®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®, EQLIBRI®, GATORADE®, KERO COCO®, H2OH!® e PEPSI® entre outras.

Sobre a YABT

É uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos que trabalha em cooperação com a Organização dos Estados Americanos (OEA) para promover o desenvolvimento social e econômico dos jovens em todo o mundo. Por meio de treinamento em empreendedorismo e criação de oportunidades para futuros líderes, a comunidade YABT contribui para a realização de objetivos globais, bem como para fortalecer iniciativas de desenvolvimento sustentável lideradas por jovens.

Os programas YABT têm um impacto positivo em aspectos da vida dos jovens. Desde a sua criação, a YABT já beneficiou mais de 100.000 jovens em 75 países por meio de programas e atividades que permitem que os jovens sejam membros produtivos de suas comunidades, abrindo um espaço para que eles possam atuar como parceiros contribuintes para o desenvolvimento de seus países e da região.

Sobre a Organização dos Estados Americanos

A Organização dos Estados Americanos é a organização regional mais antiga do mundo, que remonta à Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890.

A Organização foi estabelecida para alcançar entre seus Estados Membros uma ordem de paz e justiça, promover sua solidariedade, fortalecer sua colaboração e defender sua soberania, integridade territorial e independência.

Hoje, a OEA reúne os 35 estados independentes das Américas e constitui o principal fórum político, jurídico e social do governo no Hemisfério. Além disso, concedeu o status de observador permanente a 69 estados, bem como à União Europeia (UE).

A Organização utiliza um foco em quatro frentes para implementar efetivamente seus objetivos essenciais, com base em seus principais pilares: democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento.

Hoje, a OEA reúne os 35 estados independentes das Américas e constitui o principal fórum político, jurídico e social do governo no Hemisfério. Além disso, concedeu o status de observador permanente a 69 estados, bem como à União Europeia (UE).

A Organização utiliza um foco em quatro frentes para implementar efetivamente seus objetivos essenciais, com base em seus principais pilares: democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto